Efeito Lares Online: Vita Residence

Por Susana Pedro , 22 de Julho de 2022 Profissionais


​Em Mirandela, a Vita Residence veio revolucionar o mercado local dos lares de idosos. O primeiro hotel geriátrico da região abriu portas em 2012, e desde aí tem acumulado experiência na prestação de cuidados aos seus residentes idosos.

Numa comunidade pequena, afastada dos centros urbanos, o crescimento da instituição era limitado pelos seus recursos. Em 2013, surge uma parceria que viria a impulsionar a Vita Residence: a Lares Online. Nos últimos 5 anos, esta parceria gerou uma receita de 437 777€ para o hotel geriátrico.



Qualificada para integrar a rede Lares Online em 2013


​Bruno Santos é co-proprietário e Diretor Técnico da Vita Residence. Com formação de base em informática, Bruno rapidamente percebeu que era na área do apoio à terceira idade que queria trabalhar. Organizar os serviços diários do lar aos idosos, manter contacto com famílias interessadas e coordenar o pessoal passou a ser o seu dia-a-dia. 

Este diretor técnico, com suavidade e boa disposição, aproveita em pleno cada contacto com uma família, estando desde logo focado em mostrar os pontos positivos da Vita Residence. Fez um mestrado em Gestão de Serviços de Saúde, para estar bem preparado para gerir a sua residência sénior. Mais tarde, celebrou uma parceria com a Lares Online, que qualificou a sua instituição para integrar a maior rede de lares de qualidade em Portugal. 

A parceria com a Lares Online é a alavanca necessária para a visibilidade e sucesso contínuo do nosso hotel geriátrico.
​​

Bruno Santos, sócio e Diretor Técnico da Vita Residence



Resposta pensada nas necessidades locais


A Vita Residence é uma residência sénior de cariz lucrativo, licenciada desde 2014. Oferece aos seus residentes idosos serviços fundamentais para o seu bem-estar, com mensalidades à data a partir dos 1000€. Os cuidados de saúde são essenciais neste tipo de residência, pelo que na Vita Residence o serviço de enfermagem está presente a tempo inteiro, todos os dias úteis do ano. A dinamização do tempo dos idosos também está assegurada a tempo inteiro, das 09:00 às 18:00, com um animador sociocultural. As visitas dos familiares em situação normal não têm restrições, assim como as saídas dos residentes idosos que assim o desejem e estejam física e cognitivamente bem para tal.



Análise à Vita Residence



Não existe muita oferta de residências sénior dentro do raio de ação e do âmbito de atuação da Vita Residence. Sendo uma das 5 respostas residenciais de cariz privado do concelho, a Vita Residence ainda hoje tem como concorrência direta as IPSS e lares de cariz social. Estes lares perfazem mais de 60% da oferta de serviços para a terceira idade do concelho.



Taxa de ocupação cresce 71% com a entrada na Lares Online


Numa residência acabada de abrir, ainda para mais com uma estrutura construída de raiz, a ocupação das vagas é crucial para atingir sustentabilidade financeira. A Lares Online conseguiu de forma rápida e fiável colocar a Vita Residence no mercado, direcionando de forma contínua novas famílias potencialmente interessadas. O hotel geriátrico é presença assídua na rede Lares Online desde Agosto de 2013, recebendo continuamente pedidos de famílias interessadas. Com este fluxo regular de novos contactos, a taxa de ocupação da instituição estabilizou acima dos 90% desde essa altura.

Angariar clientes deixa de ser uma preocupação para a Vita Residence, desde 2013.

Taxa de ocupação da Vita Residence desde 2012



Procura local informada na Lares Online gera 93% das admissões 


A parceria Lares Online em muito facilitou o trabalho diário da direção técnica da Vita Residence, filtrando e canalizando as famílias que procuravam lar na região. A maioria da procura é local, o que significa que as famílias pesquisam pela zona de residência do idoso (neste caso concelho de Mirandela, distrito de Bragança) e não diretamente pelo nome das instituições. De todas as admissões, poucas são as famílias que pensaram inicialmente na Vita Residence, havendo a necessidade de informá-las sobre a sua oferta de cuidados. Após a informação fornecida pela linha de apoio Lares Online, muitas das famílias acabam por escolher o hotel geriátrico para acomodar o seu familiar idoso.


A qualidade da informação e a experiência da procura alavancam os resultados da Vita Residence.

Tipo de procura dos pedidos encaminhados à Vita Residence pela Lares Online



5 vezes mais clientes alcançados através da Lares Online


Mesmo apostando num site a título particular, a Vita Residence percebeu a importância de entrar cedo na economia digital, através do mercado principal do setor dos lares em Portugal. O referencial de qualidade desta plataforma permitiu ao hotel geriátrico afirmar-se enquanto uma das instituições de referência na zona, em que as famílias mais confiam. Com o avolumar de resultados positivos ao longo dos anos, cada vez mais o hotel geriátrico se apoiou na força de vendas da Lares Online.

A Vita Residence já conta com a força de vendas da Lares Online para 80% das suas admissões.

Percentagem de admissões por intermédio Lares Online



A aposta no marketing especializado da Lares Online


Os mercados online tornaram-se gradualmente o recurso número um das famílias em Portugal. Em qualquer pesquisa online que se faça sobre lares ou residências para idosos, a plataforma Lares Online aparece com conteúdos relevantes e informação necessária para a tomada de decisão das famílias. Se em 2019 um terço das admissões na Vita Residence aconteciam por intermédio da Lares Online, em 2022 este número passou para 4 em cada 5 admissões. Em média, são encaminhados por mês 10 pedidos de admissão em lar com requisitos ajustados à oferta da Vita Residence.

A Vita Residence opta por se concentrar na qualidade dos serviços prestados pela sua instituição.

Marketing especializado da Lares Online na Vita Residence

Hoje em dia, em cada nova admissão na Vita Residence está presente o trabalho diário de toda a equipa Lares Online. Para a entrada de um novo cliente, houve antes mais de 200 visualizações da página da residência sénior no site Lares Online. Destas, a equipa de atendimento recebe cerca de 39 chamadas de famílias, das quais apenas 13 resultam em pedido encaminhado para a instituição. O esforço da plataforma para manter a taxa de ocupação da Vita Residence tão elevada é contínuo.



Também quer uma parceria estratégica?

Registe a sua Instituição na Lares Online.

Se preferir falar connosco, ligue-nos para 924 059 935.

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.