Efeito Lares Online: Villa Natura Residência Sénior

Por Rita Gomes , 03 de Outubro de 2023 Profissionais


Na serenidade de Palmela, a Villa Natura veio revolucionar o mercado local dos lares de idosos, prometendo proporcionar o mesmo conforto da casa dos seus idosos, mas com apoio médico de qualidade e atividades estimulantes. Abriu portas pela primeira vez em 2015 como uma casa de acolhimento, e devido à vontade de ajudar cada vez mais idosos realizaram obras de expansão que formam a atual residência sénior.

Numa comunidade pequena, afastada dos centros urbanos, o crescimento da instituição era limitado pelos seus recursos. Em 2021, surge uma parceria que viria a impulsionar a Villa Natura: a Lares Online. Desde a sua entrada, esta parceria gerou uma receita de 154 586,7 € para a residência sénior. 



Qualificada para integrar a rede Lares Online em 2021


​Catarina Rodrigues é co-proprietária e Diretora Técnica da Villa Natura. Com formação base em Serviço Social, desde cedo começou a interessar-se pelo negócio iniciado pela mãe, que mais tarde decidiu levar mais a sério e fazê-lo crescer, tornando-a numa residência sénior reconhecida. 

O negócio é gerido por toda a família, sendo que cada um tem o seu papel bem definido, além disso mantêm sempre a sua essência, contribuindo para um ambiente bastante familiar e de proximidade. Cultiva-se o forte contacto entre idosos e seus familiares, e também entre a residência sénior com as famílias. Facilmente identificam as necessidades e preocupações dos idosos, e proporcionam toda a atenção, carinho e companhia necessária. 

Conta atualmente com a parceria da Lares Online, que qualificou a sua instituição para integrar a maior rede de lares de qualidade em Portugal. 

A Lares Online é a única plataforma com que trabalhamos, e nós não precisamos de fazer publicidade, pois é feito todo esse trabalho de divulgação por nós.


Catarina Rodrigues, Diretora Técnica da Villa Natura, em Palmela


Resposta social mais próxima e familiar


A Villa Natura Residência Sénior é uma residência sénior de cariz lucrativo, licenciada desde 2015.  Oferece aos seus residentes idosos serviços fundamentais para o seu bem-estar, com mensalidades à data a partir dos 1400€. A dinamização do tempo dos idosos é essencial nesta residência sénior, sendo realizada todos os dias, pelo menos 4 horas, por um animador sociocultural. O serviço de enfermagem é assegurado 3 vezes por semana, e o psicólogo é um serviço incluído na mensalidade.  

​As visitas dos familiares podem ser realizadas na parte da tarde, todos os dias, entre as 15:00 e as 18:00, e há estacionamento privativo para os visitantes. Quanto às saídas dos residentes idosos que assim o desejem e estejam física e cognitivamente bem para tal, podem o fazer pela duração desejada. 


Análise à Villa Natura

​No concelho de ação e do âmbito de atuação da Villa Natura existe até bastante oferta comparativamente com outros concelhos do distrito, tornando esta região bastante competitiva. Esta residência sénior é uma das 18 respostas residenciais de cariz privado, que perfazem cerca de 86% da oferta total de serviços para a terceira idade do concelho, competindo apenas com 3 IPSS. 


Taxa de ocupação máxima atingida com a Lares Online


Sendo uma residência sénior sempre com o crescimento em mente, a Lares Online é aquela que o acompanha e permite a sustentabilidade financeira numa residência familiar. A Villa Natura é presença assídua na rede Lares Online desde Janeiro de 2021, recebendo continuamente pedidos de famílias interessadas. Com este fluxo regular de novos contactos, a taxa de ocupação da instituição estabilizou nos 100%.

Angariar clientes deixa de ser uma preocupação para a Villa Natura, desde 2021.

Média de Utentes no Villa Natura


Aumento exponencial na procura dirigida após a parceria


A parceria Lares Online em muito facilitou o trabalho diário da direção técnica da Villa Natura, filtrando e canalizando as famílias que procuravam lar na região. A maioria da procura é local, o que significa que as famílias pesquisam pela zona de residência do idoso (neste caso concelho de Palmela, distrito de Setúbal) e não diretamente pelo nome das instituições, sendo a linha de apoio Lares Online a informar as famílias sobre a sua oferta de cuidados.

Apesar disso, desde a sua entrada até ao momento, obtiveram um aumento de 103% na procura dirigida, ou seja, mais famílias interessadas nesta residência sénior em específico. Resultado de todo o conteúdo promocional criado, que aumentou o reconhecimento e notoriedade da Villa Natura.

A procura local informada na Lares Online gerou cerca de 93% das admissões, e 7,4% resultou de uma procura dirigida. 


​A qualidade da informação e a experiência da procura alavancam os resultados da Villa Natura.

Procura Dirigida à Villa Natura pela Lares Online

O tempo médio para ocupar uma vaga diminuiu 98% desde 2021


Se antes de entrar na Lares Online, o Villa Natura demorava quase 5 meses para conseguir reocupar uma vaga, em 2022 através do mercado principal do setor dos lares em Portugal, passou a demorar 1 mês e meio. Quanto mais meses uma cama está desocupada, maior é o prejuízo para a instituição. Em 2023, os pedidos encaminhados pela Lares Online demoraram, em média, 3 dias para integrarem a residência sénior, devido ao conhecimento das vagas diárias em tempo real.

O referencial de qualidade desta plataforma permitiu ao Villa Natura destacar-se da sua concorrência, diminuindo assim o seu prejuízo e estando permanentemente com a capacidade máxima. Cada vez mais a residência sénior apoiou-se na força de vendas da Lares Online, para obter resultados melhores e mais rápidos. 

O tempo médio de ocupação de vagas por parte da Lares Online em 2023 é de apenas 3 dias.

Nº de Dias para Reocupar uma Vaga na Villa Natura


A aposta no marketing especializado da Lares Online


Os mercados digitais tornaram-se progressivamente o recurso principal para a tomada de decisão das famílias em Portugal. Confiam na Lares Online para fazer a melhor escolha de cuidados para os seus familiares idosos. Em qualquer pesquisa online sobre lares ou residências para idosos, a plataforma Lares Online aparece com conteúdos relevantes e toda a informação necessária. 

Em 2021, no ano de entrada,  um terço das admissões na Villa Natura aconteciam por intermédio da Lares Online. E em média, eram encaminhados por mês 14  pedidos de admissão em lar com requisitos ajustados à oferta da residência sénior.

A Villa Natura opta por se concentrar na qualidade dos serviços prestados pela sua instituição.


Marketing especializado da Lares Online na Villa Natura​​
Hoje em dia, em cada nova admissão na Villa Natura está presente o trabalho diário de toda a equipa Lares Online. Para a entrada de um novo cliente, houve antes cerca de 379 visualizações da página da residência sénior no site da Lares Online. Destas visualizações, a equipa de atendimento recebe cerca de 51 chamadas de famílias, das quais apenas 17 resultam num pedido encaminhado para a instituição. 

Do valor que a Villa Natura investiu nos nossos serviços, recebeu um retorno de cerca de 14,8 vezes. O esforço da plataforma para manter a taxa de ocupação sempre elevada é contínuo.



Também quer uma parceria estratégica?

Registe a sua Instituição na Lares Online.

Se preferir falar connosco, ligue para o 924 059 935.

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.