Diretora técnica num Lar Online: Sandra Nascimento

Por Sónia Domingues , 19 de Setembro de 2023 Profissionais

A Lares Online tem orgulho em trabalhar com profissionais que reúnem os atributos necessários para crescer na área social. São profissionais sérios, responsáveis e têm uma capacidade humana e de comunicação digna de nota. Os nossos profissionais possuem as habilitações técnicas  e competências  humanas indispensáveis, para promover nos lares e residências sénior todas as condições imprescindíveis para os idosos se sentirem verdadeiramente em casa. 


​As diretoras técnicas dos parceiros da rede de qualidade da Lares Online unem a empatia à experiência profissional e fazem a diferença


As Diretoras Técnicas contam com o apoio da Lares Online, para caminhar em direção ao sucesso num setor cada vez mais competitivo. A prosperidade dos parceiros da Lares Online depende não apenas da aptidão dos proprietários, mas também de quem as dirige: as diretoras técnicas. Hoje, o foco está apontado para a Sandra Nascimento!


Diretora técnica na Residência Sénior Ser em Nós


Desde que se lembra, esta diretora técnica sempre teve gosto pela ação social. Sandra Nascimento seguiu a sua vocação e decidiu formar-se em Serviço Social pela Universidade Católica de Lisboa. Dedicou vários anos da sua profissão à infância, mas, por circunstâncias da vida pessoal, decidiu enveredar por outro setor e assim entrou no mundo da terceira idade. Na Residência Sénior Ser em Nós distribui boas energias, simpatia e muito profissionalismo a todos os que a rodeiam.



Quais são as principais Soft Skills necessárias para uma diretora técnica trabalhar em lar ou residência sénior?

Sandra Nascimento- Temos que ser pessoas com bom senso e ser empáticas, para conseguirmos chegar rapidamente ao outro. Acho que também é fundamental ser boa ouvinte, porque temos de perceber o que o idoso nos quer transmitir e o que as famílias pretendem. Uma diretora técnica deve também ser mentalmente forte, porque há momentos difíceis a gerir.


Uma diretora técnica tem que ter uma postura ética, ser empática, boa ouvinte e resiliente, porque este é um trabalho que exige muito de nós.



O que faz para encantar as famílias no 1º contacto?

Sandra Nascimento- Desde o primeiro momento, procuro falar com as famílias e fazer as questões mais pertinentes para ficar a conhecer melhor o caso em específico.  Não exploro as situações, mas quero saber como o idoso está do ponto de vista clínico, as suas rotinas ou hábitos que tenha. Se o primeiro contacto for presencial, procuro apresentar o espaço às famílias, para que percebam a dinâmica da residência, como são os funcionários  a interagir com os residentes e verificar com os seus próprios olhos que os nossos residentes caminham livremente pelo lar.

Eu sou muito clara e procuro abrir as nossas portas à família, aliás, eu acho engraçado que muitos familiares se admirem por estarem todas as portas abertas, até as portas dos quartos, não há aqui proibições de não poderem ir para um ou outro espaço, salvaguardando, claro, o direito à privacidade dos residentes.


Procuro ser muito empática e responder-lhes a todas as questões que possam ter. Queremos tranquilizá-los e assegurar-lhes o bem estar dos idosos.



Qual a história mais bonita que ouviu na residência sénior?

Sandra Nascimento- Esta residência sénior ainda é muito recente, de 2022, mas lembro-me de uma história que me marcou anteriormente. Foi um casal que ao final de 52 anos se voltou a juntar. Eles namoraram, mas por situações da vida acabaram por se separar. A vida seguiu, casaram com outras pessoas e tiveram filhos. Mais tarde, sem saberem, acabaram por se encontrar no lar de idosos. Já estavam ambos viúvos e foi o despertar de um amor que ficou para trás há muitos e muitos anos. Foi uma coisa surreal.

​Como é que, sem se saber, tantos anos depois, as pessoas numa situação diferente acabam por se encontrar, já com muita muita idade? Ao fim de tanto tempo, aperceberam-se que se conheciam e regressou o sentimento. Os filhos da idosa e do idoso foram muito acessíveis e ficaram sensibilizados com a situação. Naquele momento, não tínhamos disponíveis quartos de casal, mas ao fim de dois ou três meses conseguimos colocá-los no mesmo quarto. Foi muito gratificante!


Dois idosos viúvos que tinham namorado na sua juventude, encontraram-se no mesmo lar de idosos. Acabaram por ficar juntos com o apoio dos filhos!




Lares Online: O selo de qualidade que faz evoluir o setor


Sandra Nascimento é cliente desde a primeira hora da Lares Online. Viu a plataforma crescer exponencialmente e tornar-se líder no mercado. Acredita que é uma parceria muito proveitosa e sabe que a Lares Online representa para as famílias um selo de qualidade. 



Como é trabalhar com a Lares Online?

Sandra Nascimento- Eu conheço esta plataforma desde o seu início, e vejo como a Lares Online evoluiu imenso. Desde a CEO da empresa até às colegas assistentes sociais, são todas profissionais, corretas e muito atentas e nós percebemos isso nos encaminhamentos que nos são feitos. Quando recebemos a indicação de uma família,  já vem devidamente triada e é muito direcionada. Por essa razão, muitas vezes os idosos que nos são encaminhados acabam por ficar. Reconheço que não é fácil, telefonicamente, triar determinadas situações. Mas as colegas da Lares Online são profissionais são muito acessíveis e competentes, o que é ótimo para todos.

Tem sido francamente positivo devido ao elevado nível de profissionalismo da Lares Online. Por isso, a maioria dos pedidos que recebemos, resultam na admissão dos idosos.



Que serviços da Lares Online são hoje imprescindíveis para o seu trabalho?

Sandra Nascimento-  São todos, de uma maneira geral.  A Lares Online é uma plataforma já devidamente credenciada, em que as pessoas confiam. Quando a família é encaminhada já tem uma visão muito positiva de nós e isso ajuda seguramente ao nosso trabalho. Atendendo a tantas coisas negativas que têm aparecido na comunicação social associadas ao meio, sem dúvida nenhuma que é uma mais-valia ser representada pela plataforma Lares Online, que está enraizada na área e que representa um selo de confiança para as famílias. Quem procura na Internet, vai-nos encontrar efetivamente na plataforma da Lares Online.

A plataforma faz uma triagem muito profissional, o que nos poupa muito tempo. Quando as famílias chegam até nós através da Lares Online, já sabem qual é o nosso tipo de estrutura, que temos um espaço verde, um gabinete médico, fisioterapia personalizada, e outras características da nossa oferta. 



Como é estar numa rede de qualidade como a Lares Online?

Sandra Nascimento-  Fico mesmo feliz, mas mesmo muito feliz, de fazer parte desta rede. A Lares Online tem uma rede de lares de referência e fico muito feliz pela Residência Ser em Nós estar neste grupo. Para nós, sem dúvida nenhuma que é um gosto trabalhar com a Lares Online.

Temos noção que estamos integrados num grupo de referência, líder no mercado, e é aqui que queremos permanecer.



Como classifica o lançamento da plataforma Avaliarlares.pt?

Sandra Nascimento-  Eu acho é uma mais-valia tanto para o setor dos lares como para as famílias. Acredito honestamente que é muito positiva e passa a mensagem de que as famílias são cada vez mais exigentes, e bem. Eu acho que a plataforma Avaliar Lares é propícia a que os lares apostem cada vez mais na qualidade dos serviços que oferecem.  

Acredito que é uma canal independente de fácil acesso para o setor e para a comunidade, que contribui para que as famílias façam escolhas mais seguras




Portas abertas e energia positiva é fórmula de sucesso


Manter a residência sénior de portas abertas a todos os familiares garante transparência que considera fundamental para dar credibilidade ao setor. A diretora Técnica da Residência Sénior Ser em Nós acredita que esta é a chave do sucesso da instituição que carinhosamente dirige. Para Sandra Nascimento, a alegria e boa disposição, aliada à política de portas abertas, é o caminho para conquistar os idosos e as suas famílias.​



Como é chegar ao lar de manhã?

Sandra Nascimento-  Eu levanto-me muito satisfeita todos os dias, porque venho para um sítio de que gosto. Quando chego de manhã, às vezes ainda estou com a bolsa na mão, e já estou a  cumprimentar os residentes. Eles estão a tomar o pequeno almoço, que é ao lado do meu gabinete, e já começamos a interagir, a dar os bons-dias! É muito importante que eles sintam boas energias. Às vezes, as situações não são fáceis, tem de se transmitir positivismo, que estamos cá, que estamos com eles. Logo no período da manhã também fazemos um apanhado do que aconteceu no período da noite. De uma maneira geral, é um bom momento para perceber como estão, se estão bem animicamente ou se estão mais em baixo. 

De manhã, procuro conversar com os idosos, saber se está tudo bem e procuro transmitir-lhes um pouco da minha alegria, que é como eu me sinto todas as manhãs, porque trabalho com muito gosto e satisfação. 



O que distingue a instituição onde trabalha?

Sandra Nascimento- ​Da minha parte, o que eu posso dizer enquanto responsável da residência é que a preocupação com o outro é fundamental. Nós temos que ter a certeza de que eles estão bem. Porque, no fundo, quando as famílias os deixam cá, são entregues a nós. É a mesma coisa que eu deixar a minha filha na creche. Eu tenho de estar tranquila que ela vai ficar todo o dia e vai ficar tudo bem. Aqui é igual, mas com a agravante que à noite os idosos não vão para casa, eles vivem aqui. São da nossa inteira responsabilidade. E isso faz toda a diferença, porque se acontece alguma coisa menos positiva, quem dá a cara sou eu. Eu tenho de ter noção que o espaço que está a meu cargo tem que estar bem organizado. Há sempre aspetos que correm menos bem, sem dúvida, mas que somos muito atentos, somos.  Levo a minha responsabilidade com os residentes e familiares muito a sério. 

O que demarca a Residência Ser em Nós da concorrêcia é a nossa preocupação genuína com as pessoas, somos diferentes por isso. 



Conte-nos como foi o dia mais difícil que viveu na residência sénior

Sandra Nascimento-  É fácil identificar os dias que são mais difíceis, é sempre que temos alguém que parte. Porque sabemos que se criaram ligações, não há como não as criar com os residentes. É difícil anunciar às famílias, é muito doloroso dizer que aquela pessoa em questão partiu. São efetivamente os dias mais cinzentos nesta residência sénior. 

Sempre que existe uma morte, é um dia mais cinzento, como é natural em qualquer instituição, é complicado de gerir e ultrapassar o luto.



O que a trouxe ao mundo dos lares e à residência sénior onde trabalha hoje?


Sandra Nascimento- Eu tive sempre propensão para a área social, tive sempre o gosto por ajudar, por apoiar em diversas situações, e quando mais tarde surgiu a possibilidade de escolher a área pela qual queria enveredar, acabei por seguir o Serviço Social. Aprendemos que há possibilidade de ter formação, que existem métodos e formas de fazer as coisas, e foi nessa ótica que ingressei no curso de Serviço Social na Universidade Católica Portuguesa. Logo na altura fiquei a trabalhar na área da infância e da juventude, o que não tem muito a ver com esta área. Mas depois decidi mudar de área e aceitei o convite para fazer a direção técnica de um lar de idosos há quase 15 anos. Agora, já estou há um ano na residência Sénior Ser em Nós.

Surgiu um convite para fazer direção técnica de um lar e foi muito interessante perceber que me encaixava tão bem e agora sou feliz naquilo que faço. 



​A rede de lares e residências sénior da Lares Online representa um selo de qualidade e segurança para as famílias, porque  seleciona os parceiros que garantem um serviço de qualidade e empatia aos seus residentes. A nossa essência torna-nos únicos no mercado e  Sandra Nascimento sabe disso. A diretora técnica da Residência Sénior Ser em Nós confia no apoio especializado da Lares Online para assegurar a ocupação selecionada da sua residência e merecer a confiança das famílias.



​O seu lar tem uma diretora técnica que merece destaque?

Gostávamos de a conhecer: ligue 925 820 850
ou registe a sua instituição!

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.