Diretora técnica num Lar Online: Carla Freitas

Por Sónia Domingues , 12 de Junho de 2023 Profissionais

A Lares Online orgulha-se em associar-se a residências sénior e profissionais que têm brio nas suas funções sociais. São profissionais distintos, empáticos e com comunicadores natos. Os nossos parceiros profissionais têm o conhecimento científico e técnico, que são fundamentais para criarem nos lares e residências sénior que trabalham um espaço de bem-estar, conforto e dignidade, para que os idosos se sintam estimados e valorizados.


​As diretoras técnicas que trabalham com a Lares Online  possuem uma forte vocação social, são inclusivas e empáticas e procuram  fazer a diferença na vida das famílias e dos idosos!



Estas Diretoras Técnicas contam com toda a equipa da Lares Online, que lhes dá um apoio especializado e experiente, para que os lares de idosos onde trabalham tenham cada vez mais qualidade. O sucesso das instituições parceiras da rede isenta da Lares Online passa muito pela competência, não só de quem as detém, mas também de quem as dirige: as diretoras técnicas. Hoje é a vez de Carla Freitas brilhar!



Diretora técnica na Azeitão Sénior Care

Formou-se em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa e inicialmente trabalhou com crianças. Depois trabalhou como assistente social noutra instituição de apoio aos idosos, mas, em 2018, surgiu a oportunidade de desenvolver o seu trabalho na residência sénior Azeitão Sénior Care, após ter substituído durante um período a baixa da diretora técnica de então.  Nesta residência sénior encontrou um espaço de excelência, que proporciona aos seus residentes um ambiente de conforto, segurança e muita empatia, onde lidera a equipa com o coração.



Quais são as principais Soft Skills necessárias para uma diretora técnica trabalhar em lar ou residência sénior?


Carla Freitas- Antes de tudo, deve gostar de trabalhar com a terceira idade. Se não gostarmos de trabalhar com os idosos, muito dificilmente podemos fazer um bom trabalho numa residência sénior. Temos que compreender que é normal que nos primeiros dias em que as pessoas vêm para uma instituição destas é normal que tenham saudades da sua casa. Nós não estamos a substituir a sua casa, nem estamos a substituir a sua família, e temos que nos colocar no seu lugar, para compreendermos a situação.

Temos que ser dinâmicas, comunicativas, gostar de trabalhar em equipa e, fundamentalmente, ter a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro.



O que faz para encantar as famílias no 1º contacto?


Carla Freitas- Bem, a residência sénior onde trabalho tem muito boas condições e os olhos também comem, como se costuma dizer. Há que enaltecer as características mais positivas da instituição. Por exemplo, as famílias gostam que seja um edifício térreo e que tenha muita luz natural. Também temos uma grande zona exterior onde as pessoas podem passear e estar à vontade. Estas características  ajudam muito numa primeira visita. Depois, a função da diretora técnica consiste em explicar a forma como trabalhamos, apresentar a nossa equipa e também explicar a nossa forma de trabalhar.

Tento ser o mais clara possível logo na primeira abordagem e acredito que as pessoas conseguem perceber que realmente tentamos ir ao encontro das necessidades de cada residente na nossa residência sénior.


Qual a história mais bonita que ouviu, na residência sénior?


Carla Freitas- Recentemente, recebemos uma idosa que vivia em sua casa, mas já não tinha condições de estar sozinha, porque esquecia-se do lume aceso, ou da água aberta, enfim, já não podia ficar sozinha. A família de retaguarda tinha muitas dificuldades a nível da saúde e não podia dar o apoio que a idosa necessitava. Ela entrou na Azeitão Senior Care, e os primeiros dias foram muito complicados, apesar de dizer que todos a tratavam bem e eram muito simpáticos. Estava habituada à vida em casa e estava sempre a solicitar o telefone e ligava à família para a irem buscar.  Foi mesmo muito complicado nos primeiros dias, mas o tempo foi passando e a residente foi-se adaptando à rotina da instituição e já não faz qualquer pergunta. É uma das pessoas que dá sempre as suas voltinhas no exterior, duas a três vezes por dia, vai almoçar com a família e volta sem problemas. Ela já sente que esta é a segunda casa. Nós sentimos assim que o nosso trabalho está a ser bem feito.

Uma senhora estava habituada a viver sozinha e não queria ficar na residência sénior. Apesar de ter dito uma adaptação difícil integrou-se rapidamente e hoje está feliz!




Lares Online: é a marca de confiança para as famílias que procuram lar

Carla Freitas aposta na parceria com a Lares Online, e neste momento, a residência sénior tem a lotação completa. Os serviços de consultoria, a prospeção de mercado, a visibilidade online que a Residência Sénior tem com a Lares Online e o facto de pertencer à rede de qualidade e o profissionalismo global da equipa Lares Online geram um valor benéfico e muito relevante para a Azeitão Sénior Care.


Como é trabalhar com a Lares Online?


Carla Freitas- Trabalhar com a Lares Online é muito vantajoso. Realmente notamos um grande aumento da procura, agora já nem conseguimos dar resposta a tantas solicitações. Sempre que há alguma dúvida ou questão, somos logo esclarecidos. Sempre que surge algum problema é logo resolvido, não existem razões de queixa! A parceria que se estabelece com os lares é muito benéfica, ao nível da promoção dos nossos serviços, do reconhecimento do nosso trabalho e no preenchimento de vagas que surgem naturalmente.


Trabalhar com a Lares Online tem sido muito bom e muito gratificante, porque reconhecem e publicitam o trabalho dos bons lares e residências sénior que existem no país.



Que serviços da Lares Online são hoje imprescindíveis para o seu trabalho?

Carla Freitas- A plataforma já é realmente muito conhecida, muitas famílias dizem-nos que, quando procuram um lar, aparece logo a página da Lares Online. Por isso, temos mais visibilidade online com informações precisas sobre a Azeitão Senior Care. As famílias deparam-se com as fotos que o fotógrafo profissional tirou, o que é uma  grande mais-valia, as fotos são muito bonitas e foram muito bem tiradas, é sempre uma vantagem para nós sermos tão bem representados online. A Lares Online faz sempre encaminhamento devido às famílias que procuram lar. Mesmo quando não temos vagas, estar nesta rede de lares de qualidade é muito benéfico para a nossa imagem.


A visibilidade da Lares Online na Internet e a qualidade da plataforma, as informações precisas e as fotos muito profissionais que, no fundo, fazem brilhar a nossa instituição.



Pertencer à rede Lares Online é benéfico para os lares e residências sénior?

Carla Freitas- Claro que sim, porque quando um lar quer fazer parte desta plataforma tem que ter licença e tem de corresponder a certas expectativas de qualidade. Uma família, quando vai à procura de um lar ou residência sénior já sabe que se está na rede da Lares Online é porque tem uma licença de funcionamento e tem determinadas características. Vindas da referenciação Lares Online, muitas famílias já viram as fotos das instalações, já sabem o que podem encontrar, os serviços que nós disponibilizamos e nós aqui consolidamos essas ideias durante a visita à instituição.


Estar na rede da Lares Online é muito benéfico para a nossa instituição, porque as famílias sabem que, se fazemos parte da Lares Online, é porque temos muita qualidade.



O que acha do lançamento da plataforma Avaliarlares.pt?

Carla Freitas- Eu acho que a Lares Online está a contribuir muito positivamente para todo o setor. Quando os lares são avaliados constantemente, têm que manter o rigor e a qualidade dos serviços, e isso é benéfico para todos.


Ao lançar a Avaliar lares, a Lares Online está a contribuir muito significativamente para que os lares tenham cada vez mais qualidade.




Tratar mente, corpo e coração dos residentes abrem as portas do sucesso

Para Carla Freitas, ter uma abordagem global no cuidado aos idosos é fundamental para garantir que os residentes da sua residência sénior, localizada no concelho de Setúbal, têm qualidade de vida. Tratar da parte emocional tão bem quanto trata da parte física, é garantia de um trabalho bem feito. Carla Freitas aposta também no incentivo à autonomia dos idosos e na animação diária, que proporciona atividades estimulantes para os idosos.


Como é chegar ao lar de manhã?

Carla Freitas-  É sempre muito gratificante chegar à residência Sénior Azeitão Senior Care, a minha primeira tarefa enquanto diretora técnica é sempre cumprimentar os residentes, ver se está tudo bem. Depois são as questões técnicas, falar com a encarregada e as auxiliares, perguntar se está tudo bem, ler o livro de ocorrências e ver o que aconteceu no turno anterior. A seguir começa a batalha do dia-a-dia.


Dou os bons dias e os beijinhos aos residentes, vejo como estão, olho para as suas caras e vejo sempre o mesmo sorriso aberto!



​O que distingue a instituição onde trabalha?

Carla Freitas- Eu acho que é a nossa capacidade de responder realmente às necessidades dos nossos residentes. Não é só a necessidade física, mas é tudo o que rodeia o residente idoso. É a capacidade de dar um carinho quando necessário, é a capacidade de o médico e a enfermeira estarem disponíveis sempre que necessário. A animadora também está aqui diariamente e faz muitas atividades com os residentes, o que é algo muito necessário. Eles são muito dependentes dessa estimulação que as atividades lhes proporcionam, e também da fisioterapia. Eu acho que realmente as famílias ficam muito satisfeitas com a nossa abordagem.


Nós tentamos satisfazer as necessidades dos utentes a todos os níveis, emocional e físico, e eu acredito que isso nos faz diferentes de outros lares.



Conte-nos como foi o dia mais difícil que viveu na residência sénior

Carla Freitas- Foi no primeiro surto do Covid-19. Nos primeiros dias, faleceram alguns residentes. Por mais cuidados que tivéssemos, não conseguimos evitar essas perdas. Foi muito doloroso e muito difícil para nós lidar com o receio dos idosos e das famílias. Como diretora desta instituição, todos os residentes estão à minha responsabilidade, sempre. É esse o sentimento que tenho e a responsabilidade com que vivo todos os dias. Mas durante a Covid-19 esse sentimento parecia que era a dobrar ou a triplicar. As pessoas não podiam entrar aqui, não podiam ver os seus familiares pessoalmente, e a responsabilidade sobre mim era muito maior. Mas os familiares confiaram em nós, estiveram sempre ao nosso lado, o que nos ajudou a ultrapassar essa fase, que foi muito complicada. 


O que a trouxe ao mundo dos lares e à residência sénior onde trabalha hoje?

Carla Freitas- Inicialmente estava mais voltada para o curso de enfermagem, e antes de ir para a faculdade fui trabalhar alguns meses para o hospital como auxiliar, para observar o trabalho das enfermeiras. Mas cheguei à conclusão que queria fazer mais. O trabalho das enfermeiras é fundamental, mas eu queria ir mais além, e então candidatei-me à licenciatura em Serviço Social. 


Fiz o primeiro estágio a nível profissional num lar de idosos e foi aí que eu descobri a minha vocação, estava na minha praia, como se costuma dizer!




A Lares Online garante apoio especializado e isento às famílias e garante um serviço experiente e profissional de consultoria qualificada às instituições. Promovemos informação detalhada e atualizada sobre residências sénior e lares de idosos de norte a sul do país. A nossa rede extensa de lares e residências sénior são garantia de uma escolha segura  para as famílias e idosos que procuram as melhores soluções do mercado.



​O seu lar tem uma diretora técnica que merece destaque?

Gostávamos de a conhecer: ligue 925 820 850
ou registe a sua instituição!

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.