Conforto no lar de idosos: uma receita para conquistar as famílias

Por Sónia Domingues , 18 de Janeiro de 2024 Profissionais

Proteção, bem-estar, aconchego, comodidade, descanso, tranquilidade. Todas estas palavras podem ser descritas como componentes interligadas que expressam o sentimento de conforto. São características fundamentais que um lar de idosos de qualidade procura integrar nas instalações e no funcionamento da instituição. As famílias, cada vez mais exigentes, procuram fazer uma escolha segura de um lar que transmita conforto para o seu familiar idoso. Neste artigo, vamos enumerar alguns dos requisitos que o lar de idosos deve considerar, para que proporcione verdadeiramente conforto aos seus residentes.



Pequenas alterações podem ter um impacto muito significativo no conforto de um lar de idosos

O conforto é uma sensação agradável que ocasiona satisfação, tranquilidade e segurança e é feito de pormenores, que fazem toda a diferença. Alcançar o conforto no lar de idosos, por vezes, apenas pede pequenas alterações e algumas mudanças de atitude. Para conseguir alcançar o verdadeiro conforto para os idosos residentes e agradar às famílias mais exigentes, não será necessário despender largas somas de dinheiro. 


Adopte uma decoração aprazível 

O lar de idosos que esteja bem decorado e mobilado irá transmitir um ambiente mais agradável e de conforto não apenas aos seus residentes idosos, mas também irá criar um melhor ambiente de trabalho para os colaboradores. Cada elemento que compõe o ambiente de um espaço transmite uma sensação específica a quem entra. Uma decoração que apele ao conforto no lar de idosos elege cores quentes e suaves nos seus elementos decorativos.

​O lar de idosos é a moradia dos residentes, e não pode ser entendido apenas como um espaço funcional, que serve apenas responsabilidades muito práticas. As paredes podem ser vestidas com pinturas e quadros feitos pelos próprios residentes para criar um sentido de pertença nas famílias e nos idosos. Trocar as luzes brancas por amarelas ou branco quente também transmite a sensação de conforto e calor.


Elega cores quentes e suaves nos elementos decorativos e use materiais naturais como madeiras e tecidos de origem natural, sempre que possível.



Conforme o estilo que quer imprimir ao seu lar, a mobília pode ter linhas elegantes, contemporâneas ou mais clássicas, mas devem ser usados tons que não nos remetam para as cores frias de um hospital. De igual modo, o mobiliário necessita de ser proporcional aos espaços.

​Se o mobiliário for pequeno ou insuficiente para a sala, esta terá um aspeto despido e frio. Se, pelo contrário, os móveis forem demasiado grandes ou muitos, a sala vai ficar com ar atravancado e claustrofóbico. Se já for um lar de idosos com alguns anos, o mobiliário deve estar em boas condições de manutenção, e podem fazer-se algumas alterações aos poucos para manter o lar confortável e atualizado. Pequenas mudanças que não têm de representar gastos significativos, se forem feitas regularmente, mas que fazem toda a diferença quando as famílias procuram conforto.

Assegure uma temperatura amena e constante

O conforto térmico é um elemento fundamental para a satisfação dos residentes, colaboradores e também das famílias. Também é fundamental para a saúde dos residentes. O conforto térmico é medido pelas condições ambientais, tais como a temperatura do ar e a humidade, e pelas condições pessoais, como o vestuário e o metabolismo. 


A colocação de vidros duplos e a simples calafetagem de portas e janelas também benefíciam a sua fatura energética a longo prazo.



Sabendo-se que os idosos naturalmente sentem mais frio, o lar de idosos deve contemplar uma temperatura amena e estável ao longo de todo o ano. Existem algumas medidas que se podem tomar para evitar perdas de calor no inverno e frio no verão. Investir em vidros duplos pode representar uma despesa inicial grande, mas a médio e longo prazo irá compensar na fatura energética, uma vez que isolam do frio, do calor e também do ruído exterior. Calafetar portas e janelas, e apostar em aquecedores de baixo consumo com termóstato são apostas seguras para manter uma temperatura agradável no inverno, mantendo os gastos controlados.



Evite o ruido desnecessário

Por vezes, os ruídos produzidos pelo quotidiano habitual do lar de idosos são demasiado perturbadores para criar um ambiente de conforto aos residentes. A poluição sonora acontece quando há um excesso de ruídos que são agressivos para o ouvido humano. Quando a família exigente procura fazer uma escolha segura, pretende um lar de idosos que transmita paz, harmonia e conforto, a todos os níveis. 


Separe os espaços mais ruidosos e promova uma cultura de comunicação em tom baixo e de trabalho sem criação de rúido.


 

Adotar algumas medidas rapidamente pode fazer a diferença, tal como recomendar aos colaboradores para não elevar o tom de voz para comunicar com outros colegas, evitar televisões demasiado altas e constantes e procurar insonorizar as salas de convívio, habitualmente mais ruidosas. A separação clara dos espaços para cada atividade, por exemplo sala de refeições e sala de atividades, é essencial. Procure criar um ambiente de conforto e harmonia, colocando uma música clássica ou muito suave, como som de ambiente, sempre sem se sobrepor ao volume normal de uma conversa. 



​Deixe propagar os aromas reconfortantes

O cheiro do mar, uma chávena de café a fumegar, o perfume agradável de uma flor ou o aroma delicioso de um belo assado de domingo. Estes apenas são alguns dos exemplos da importância do olfato, não apenas no imediato, mas no poder dos aromas nos transportarem para memórias felizes de outros tempos. A família exigente hoje em dia quer fazer uma escolha segura e não leva consigo apenas o sentido da visão. O sentido do olfato pode ser negligenciado em relação aos outros quatro sentidos, no entanto, cada vez mais assume o seu lugar como motivador ou desmotivador de sensações de conforto ou desconforto.


Prime na limpeza e capriche na confeção de comida deliciosa, para que os aromas naturais dai decorrentes sejam libertados.



Todos conhecemos a sensação de conforto que nos dá uma casa limpa, arrumada e perfumada. O lar de idosos de qualidade deve primar pela higiene dos espaços e dos residentes. Ainda assim, pode apostar em produtos de limpeza que evitem deixar um cheiro a cloro e desinfetante, que se torna desagradável. Não se pretende que ao entrar no lar se tenha a sensação de entrar num hospital: estéril e vazio. Pretende-se que se sintam cheiros e aromas agradáveis, que nos transportem para o ambiente familiar, como o cheiro de um café acabado de fazer, um bolo no forno ou o cheiro de roupa lavada com o tradicional sabão rosa ou azul. 



Faça da iluminação uma ferramenta

A iluminação pode transformar um espaço cuidadosamente decorado e criar uma sensação de desconforto, frio, ou até assustador e inseguro. A forma como a luz se comporta nos espaços é fundamental para criar um ambiente no lar benédico para os idosos e para que se sintam verdadeiramente confortáveis e aconchegados.

Uma das formas de criar instantaneamente um ambiente mais aconchegante é substituir as luzes brancas e dar preferência às luzes amarelas ou branco quente que transmitem a sensação de conforto e calor e, por outro lado, regular a intensidade da luz. As modernas e económicas lâmpadas LED já têm essa especificação na embalagem.  


Dê preferência às luzes amarelas, aposte em pontos de luz indireta e intensifique a luz natural.



​Se por um lado o lar não quer causar riscos de quedas por não ter iluminação suficiente, por outro lado também não quer ser agressivo com demasiada luz. O objetivo é encontrar o equilíbrio e também apostar em fontes de luz indiretas, como candeeiros, que podem trazer mais luz em determinadas zonas, por exemplo, nos espaços de leitura e nos quartos. A luz natural deve também ser valorizada no lar, procurando ter estores que filtram a luz na medida certa, cortinados abertos ou transparentes que deixam o sol entrar naturalmente. Durante a noite, o lar também deve ter atenção às luzes, procurando atenuar a iluminação, de modo a evitar a estimulação visual e abrandar a energia dos residentes, mas sem colocar em causa a segurança dos idosos. 



Crie um ambiente seguro 

Tal como referimos no início deste artigo, o sentimento de proteção está entre as componentes que expressam o sentimento de conforto. A aposta em elementos que reforçam a segurança e tranquilidade é fundamental para criar um ambiente acessível e que transmita à família a confiança exigida. 

Os corrimãos, apoios nas casas de banho e outras ajudas técnicas são elementos que, para além de serem obrigatórios, devem ter manutenção regular e estar disponíveis para os residentes se moverem entre os vários espaços, sem terem um sentimento de insegurança e desconforto. 


A adaptação do espaço com manutenção regular para os seus utilizadores idosos deve estar associada ao comportamento empático dos cuidadores.



Embora estes elementos físicos que referimos criem uma atmosfera de conforto, essenciais para o idoso ter qualidade de vida, é preciso associá-los a elementos comportamentais. A formação contínua é um dado que não convém ficar esquecido no dia-a-dia agitado do lar. A direção técnica é pedra basilar no funcionamento do lar e dá o tom que os colaboradores devem replicar no tratamento aos residentes. Para criar uma verdadeira sensação de conforto no lar, os colaboradores devem ter uma postura profissionalmente exemplar e empática para com os idosos.



A escolha de lar de idosos passa pela exigência de conforto


As famílias exigentes irão avaliar o lar de idosos com base em critérios práticos, mas também muito instintivos, tais como o sentimento de conforto e a sensação de confiança passados pela direção e restante equipa do lar de idosos. Para o lar de idosos que procura sempre prosperar e ajustar-se à evolução do mercado, é essencial que procure caprichar nestes elementos, que fazem toda a diferença na criação de um ambiente de conforto e de tranquilidade para os residentes idosos e, por consequência, no bem estar e saúde dos utentes.


Quer tornar o seu lar mais atrativo para as famílias?

Registe-se ou ligue (+351) 924 059 935.



When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.