8 Atividades para um Natal em segurança num lar de idosos

Por Sónia Domingues , 06 de Dezembro de 2021 Lares e Residências


Como proporcionar o melhor Natal possível aos idosos residentes em lar? A resposta é simples: com muito amor. E o amor está nos detalhes, na atenção e na minúcia com que o profissional do lar deve preparar esta quadra, envolvendo os idosos na organização da festa, para que estes mergulhem no espírito natalício com toda a alegria. Sabemos que o advento da pandemia veio alterar muito do que davamos por garantido, mas com muita imaginação e cooperação de todos, pode-se vencer as adversidades e vivenciar este Natal em pleno.



Viver este Natal na segurança do lar


​Não será de estranhar que a maioria dos residentes, em consonância com os seus familiares, optem pela segurança do lar para passar esta quadra festiva. Antes da pandemia também já era habitual muitos idosos preferirem o conforto e sossego da sua residência sénior. Optam pelo convívio com os pares, refeições «a tempo e horas» e a assistência de que necessitam, sem se sintam constrangidos a pedir o apoio de que necessitam.


Espere «casa cheia» neste Natal, tanto por uma questão de segurança como pela própria escolha dos idosos residentes em lar.



Mediante o surgimento de novas variantes da Covid-19 e também de outras doenças respiratórias, que têm consequências mais graves na franja da sociedade que está mais fragilizada, é de esperar «casa cheia», neste Natal. No lar, tal como numa casa de família, «casa cheia» significa mais confusão, mas mais alegria e espírito de comunhão.



«Trazer» a família para o lar


​Nesta quadra, o lar deve prestar especial dedicação a incluir as famílias em algumas atividades, quer seja presencial ou virtualmente. Apesar do lar ser o lugar de conforto do idoso, onde se sente mais protegido e acompanhado, este pode sentir alguma saudade de estar com os familiares, especialmente nesta quadra, que invoca a família. O lar deverá conversar com os familiares mais diretos, e aludir à moderação e especial gentileza com que o idoso deve ser tratado nesta época tão delicada.


A família e o lar devem estar em sintonia para que nada apoquente o idoso.




Numa perspetiva mais prática, o lar também deve questionar os familiares sobre alguma tradição ou questão em particular que o idoso tem nesta quadra, para que o lar enquadre esta pequena atenção simbólica nesta data.

Desta forma, o lar deve estar atento à necessidade do residente em relacionar-se com os familiares, quer seja proporcionando uma visita presencial, com toda a segurança que o lar assegura, quer seja virtualmente. Existem já várias opções de software pensado especialmente na terceira idade, com várias características especialmente desenhadas para a utilização dos idosos. Alguns lares, como a A80 Residência Sénior, já dispõe destes instrumentos que possibilitam uma maior proximidade do residente com a família.



Incentivar os idosos à participação nas festividades


​Os idosos costumam participar nas atividades do lar com muito entusiasmo, mas, por vezes, existem alguns residentes mais retraídos que se inibem de colaborar. Para contrariar esta tendência neste Natal, o responsável ou animador do lar terá de encontrar alguma tarefa com que o residente se encontre mais familiarizado e que se adeque às suas capacidades. 


Todos os idosos, do mais extrovertido ao mais tímido, podem ser levados a participar nas atividades festivas do lar.



Por vezes, o idoso não colabora por se sentir inibido, ou ter receio de não executar a atividade adequadamente. Mas se o profissional lhe apresentar uma atividade ou tarefa que o residente já praticava quando era mais novo, então poderá estar aí uma solução para desinibir o idoso. 



Atividades descomplicadas para criar no lar de idosos 


​Os idosos no lar podem ficar embebidos no espírito natalício através das atividades programadas nesta época tão especial. Vamos sugerir algumas coisas que o lar pode fazer para criar esta movimentação em torno das festividades do Natal. Estas atividades trazem alegria e entusiasmo aos idosos, que, participando nestas ações, assimilam o espírito natalício e sentem-se em família, ao contribuir para as festividades do lar.

Algumas atividades, festas e tarefas devem ser programadas com alguma antecedência, para que tudo fique pronto a tempo.



1. Elevar a espiritualidade e os sentimentos religiosos 

No Natal, o lar de idosos deve ter em conta que os residentes poderão estar especialmente sensíveis ao tema da espiritualidade e religião. Esta é uma época muito especial no calendário católico e, como tal, o lar poderá proporcionar uma agenda de eventos religiosos, que vá de encontro aos anseios dos residentes cristãos. Com toda a segurança que o lar proporciona, podem ser feitas Celebrações da Palavra, ou até convidar a Diocese a ministrar alguns atos litúrgicos. Também poderão ser feitas leituras religiosas dedicadas ao Natal, abrindo depois espaço para conversar sobre o tema.



2. Fazer com os idosos decoração artesanal

Os idosos podem fazer imensas peças decorativas, tanto para o lar, como também para a árvore de Natal. Podem ser feitas em papel ou cartolina, podem ser pequenas peças em crochet, rolhas de garrafa pintadas, pequenos desenhos alusivos à quadra, as possibilidades são extensas e o resultado pode ser muito entusiasmante para os idosos. Esta é uma atividade que estimula a criatividade, a mente e também desenvolve a motricidade fina.



3. Criar um coro natalício

As canções de Natal todos conhecem e, com alguma facilidade, podem-se fazer cópias das letras- Junte alguns idosos e pratique algumas canções de Natal, para apresentar num evento especial no lar, que agradará a todos os residentes. Esta será uma atividade muito tradicional, que desperta as memórias dos idosos e incita ao espírito natalício, mas também serve para promover uma estimulação cognitiva.



4. Fazer um presépio vivo

Vai com certeza proporcionar momentos de muito boa disposição e descontração, criar um grupo para representar o presépio por alguns minutos. Alguns residentes poderão ajudar a conceber as roupas, que poderão ser feitas recorrendo a tecidos velhos, ou a pequenas mantas e xailes dos próprios idosos. O cenário pode também ser muito simples e rústico. Esta atividade poderá ter consequências benéficas ao nível cognitivo, para além de incentivar o convívio social.



5. Instaurar um concurso de poemas de Natal

Pequenas quadras alusivas ao menino Jesus, aos três reis magos, à estrela de Belém, ao bacalhau e às filhós e a tudo o que diz respeito ao Natal, pode ser motivo de momentos prazerosos em que os idosos atiçam a memória e despertam a imaginação. os poemas podem ser espalhados pelos espaços comuns do lar. Depois serão escolhidos os melhores e até pode haver um pequeno prémio para o melhor poeta.



6. Criar arranjos de flores de Natal para trazer mais vida ao lar

Não há nada como as flores, para trazer alegria a um lar. Mas numa residência para idosos, há que ter em atenção alguns inconvenientes provocados pelas plantas como seja o pó, alergias diversas ou insectos. Mas, tendo isso em conta, os idosos poderão fazer pequenos arranjos com azevinho, e outras plantas e flores de inverno, especiais para esta quadra natalícia. 



7. Partilhar contos e tradições de Natal

Esta será uma atividade com que os idosos certamente vão-se identificar. Partilhar com a comunidade do lar as tradições e contos com que foram crescendo, será certamente um momento alto desta Quadra. Antigamente, não havendo esta partilha e réplica de informação global, cada localidade tinha as suas particularidades na celebração do Natal. E como é bom recordar! 



8. Compilar receitas de Natal num caderno de culinária

Os idosos não se importarão de partilhar receitas antigas de família, que se cozinham por alturas do Natal. O animador ou assistente pode recolher esta informação e fazer um pequeno caderno de culinária. Os chefes de cozinha poderão adaptar algumas receitas aos cuidados com a alimentação dos idosos e preparar um banquete de Natal cheio de tradição!



Estas são apenas algumas ideias um bocadinho diferentes do habitual, mas muito fáceis de executar e que poderão abrir as portas ao espírito natalício dentro do lar. 

Esta quadra merece uma especial atenção por parte dos responsáveis do lar, que deverão proporcionar o melhor Natal possível aos idosos residentes. Estes, sem sair do conforto da sua residência sénior, poderão viver o Natal de uma forma especial e preenchida, com muita alegria e amor.



Quer as melhores informações?

Registe a sua Instituição no Lares Online.

Se preferir, pode falar connosco: 924 059 935.

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.