Atividades de Natal para os lares de idosos

Por Carolina França , 13 de Dezembro de 2019 Profissionais


​O Natal é uma época emocionante, cheia de alegria e celebração. Aproveite as festividades natalícias para colocar um sorriso no rosto dos seus residentes e tornar esta época do ano ainda mais especial.

Precisa de ideias criativas para celebrar esta data com os idosos da sua residência?
Reunimos 10 atividades para ajudar o idoso a entrar no espírito de Natal. Tente algumas das nossas sugestões que, para além de alegrarem estes dias festivos, ainda estimulam a memória, mobilidade e coordenação motora.


Organize uma festa de Natal e um almoço para os residentes 

Eventos especiais ajudam os idosos a interagir uns com os outros e a fazer novas amizades. Isso é válido principalmente para aqueles que têm poucos familiares próximos e dependem dos relacionamentos feitos nos lares.

Para deixar este momento super especial, prepare receitas natalícias tradicionais seguidas por uma boa sobremesa. As músicas de Natal permitem que as pessoas se relacionem, conversem e riam juntos.


Aposte num bingo temático de Natal

O bingo é uma brincadeira divertida, fácil de planear e de baixo custo. Além de proporcionar socialização, jogar bingo também aumenta a concentração dos idosos. Ao lembrar as combinações de chamadas, são estimuladas as habilidades de escuta e a memória de curto prazo.

Para tornar o jogo ainda mais envolvente, faça com que o chamador do bingo se vista como Pai Natal e distribua o prémio ao vencedor, após cada rodada.

Pense em prendas de Natal baratas como chávenas, chocolates, bolachas, meias e pantufas. Devem ser embrulhadas, o que dará aos idosos a oportunidade de abri-las, para entrar no espírito natalício. É possível imprimir cartões e acessórios de bingo de Natal prontos para até 32 pessoas jogarem.


Estimule a participação na decoração do lar

Organize um dia de artes e ofícios em grupo. Divida os idosos em pequenos grupos e peça-lhes que façam decorações de Natal para enfeitar o centro sénior. As tarefas podem incluir desenho, pintura e colagem. 

Decore uma árvore de Natal também. Faça um esforço de grupo e envolva todos. Isso certamente espalhará o espírito de Natal. Certifique-se de que alguém está a supervisionar a ação de forma a que ninguém se magoe.

Permita que familiares, amigos e voluntários decorem as portas e os quartos dos residentes. Pequenas árvores de Natal e grinaldas podem dar um toque festivo real. Coloque música natalícia e estimule os idosos a visitar as instalações. Mesmo que alguns não desejem participar na decoração, ainda podem se divertir ao assistir e visitar outros idosos.


Monte um Puzzle com tema de Natal

Montar quebra-cabeça é sempre um desafio e pode beneficiar a mente ao estimular conexões entre os dois hemisférios cerebrais. A união de peças requer foco e memória de curto prazo, e estimula as habilidades motoras e de resolução de problemas.

Esta atividade ainda estimula o cérebro na libertação de dopamina, uma substância que promove o bem-estar, mantém a motivação e a sensação de felicidade. Um puzzle com tema de Natal aumenta a conscientização sobre o feriado e pode evocar lembranças felizes.


Um passeio para ver as luzes de Natal

Muitos lares dispõem de carrinhas para transporte e apoio domiciliário a idosos. Aproveite para conduzir um grupo de idosos a um passeio para ver as luzes e decorações de Natal. Leve um pouco de chocolate quente e bolachas para degustar enquanto observam as luzes e conversam.

Essa é uma maneira especial e fácil de, independentemente da mobilidade limitada de alguns, aproveitar algum tempo fora das instalações e diminuir o isolamento e solidão. Promoverá boas lembranças e o bem-estar emocional dos idosos.

 
Mensagens dos familiares e amigos

Envolva as famílias dos idosos nas comemorações de Natal. Aproveite os benefícios da tecnologia para facilitar e peça aos familiares e amigos que enviem uma breve saudação para a pessoa amada.

Podem ser mensagens escritas, áudios ou vídeos. Em seguida, é só configurar a sua TV para exibir as felicitações.


Cinema especial de Natal

Os filmes temáticos de fim de ano são divertidos para pessoas de todas as idades. Há muitas opções que transmitem uma mensagem positiva.

Considere os clássicos como «O Expresso Polar», «Um conto de Natal» e «Crónicas de Natal» e também os mais religiosos como «Jesus: a história do nascimento». Existem ainda filmes que rendem umas boas gargalhadas tal como: «O Falso Duende».

Programe uma sessão Cinema Especial de Natal ou deixe os idosos votarem nos filmes que desejam assistir. Lembre-se de preparar um chá quentinho, pipocas e biscoitos natalícios para complementar. Compartilhe algumas risadas e emoção durante o cinema e, em seguida, discuta o filme juntos para algum exercício cognitivo.


Decoração de biscoitos de Natal

Esta é uma atividade que pode ser realizada enquanto se está sentado, o que a torna uma opção perfeita para celebrar a temporada mesmo para os idosos em cadeira de rodas.

Depois de os biscoitos estarem prontos, ​​em formas com tema de Natal, coloque uma pasta sobre a mesa e use glacê e confeitos coloridos para fazer lindos biscoitos. Este projeto promoverá a criatividade e coordenação motora fina.


Leia histórias de Natal

O idoso pode ser o leitor, ou simplesmente ouvir. Tente ler um livro com histórias de Natal novo a cada vez ou leia os capítulos de um livro mais longo.

Sinta-se à vontade para ter uma discussão no estilo do clube do livro para um estímulo mental, ou fazer alguma atividade manual relacionada com a história lida.


Promova músicas natalícias

Uma das tradições mais apreciadas neste período de festas é tocar músicas clássicas que são transmitidas de uma geração para a outra.

A música geralmente traz conforto e alegria para os residentes que sofrem com desafios cognitivos e perda de memória, como a demência e doença de Alzheimer.  As músicas de Natal são conhecidas por muitos, criando uma bela conexão entre as pessoas.

Tocar essas músicas pode ser uma maneira de trazer de volta os sentimentos calorosos e as lembranças felizes. Se alguém tiver dons musicais, como tocar guitarra ou piano, é uma ótima oportunidade de envolvê-lo ativamente.

 A celebração do Natal é uma festa especial do ano em que a maioria das pessoas comemora a vida inteira, mas pode ser um momento delicado para aqueles que residem num lar de idosos. Um bom planeamento, porém, pode garantir que os residentes desfrutem de uma atmosfera familiar e um momento de alegria.

Com tantas atividades divertidas e fáceis disponíveis, não há razão para que os idosos se sintam negligenciados ou solitários nesta temporada de festas. 

​​

​​​​Procura Lares e Residências para Idosos?

Saiba se há vagas disponíveis | Ligue 939 667 800

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.