Guia para os residentes em lares de idosos em Marvão
Por Sónia Domingues, atualizado a 16 de Dezembro de 2025 Lares e Residências
Do cimo da Serra de São Mamede, espreita a vila do Marvão, sede do pequeno município do distrito de Portalegre, mesmo encostado à vizinha Espanha. Marvão é considerada uma das vilas históricas mais bonitas de Portugal, e com boa razão. Como refúgio militar desde a época dos romanos, devido à sua altitude, a localidade foi sendo ocupada e cobiçada por romanos, mouros, castelhanos e portugueses, tendo sido conquistada de vez pela armada lusitana no século XIII.
Desde então, a vila desenvolveu-se principalmente na Idade Média, com a proteção do castelo e das muralhas, que ofereceram a oportunidade da localidade se expandir num entrelaçado de ruas estreitas e pequenas casas pintadas de branco com rebordos coloridos, onde vivem pouco menos de 400 habitantes. Já as freguesias envolventes à vila são populadas por cerca de três mil habitantes. Marvão é uma localidade muito admirada, não apenas pela beleza tradicional como pelo ambiente tranquilo e muito protegido que oferece aos seus habitantes, sendo um destino ideal para os idosos que procuram um lar para passar a sua velhice.
Neste guia, vamos expor a oferta de lares de idosos no concelho de Marvão, porque é um dos destinos mais procurados para quem deseja envelhecer com serenidade, na paisagem alentejana.
Oferta geral de lares em Marvão
Em Marvão existem 4 lares e residências para idosos, todos de natureza solidária. Já em todo o distrito, a oferta cresce para 84 lares de idosos. O número disponível de camas da Rede Lares Online no concelho é de 33.
Como são os lares da Rede Lares Online em Marvão
Os lares da Rede Lares Online em Marvão são muito aprazíveis e familiares, tendo uma capacidade média de 33 residentes. Existem três diferentes tipologias de quartos: individuais, duplos e triplos, todos eles equipados com camas articuladas e sistema de chamadas. Os idosos podem ser visitados por família e amigos sempre que houver oportunidade, uma vez que não há restrições horárias para as visitas. Os lares da Rede Lares Online em Marvão têm todos jardim e estacionamento.

Em termos de atividades, a Rede Lares Online em Marvão oferece a possibilidade dos idosos se exercitarem em aulas de manutenção física, aulas de expressão musical, atelier de costura, passeios e visitas culturais. Também podem participar da celebração da Palavra, que se realiza com periodicidade.

Os cuidados de saúde promovidos pela Rede Lares Online em Marvão incluem um médico de clínica geral uma vez por semana, terapia ocupacional três vezes por semana, serviços de enfermagem todos os dias e fisioterapia personalizada, extra mensalidade.

As mensalidades médias praticadas pelos lares da Rede Lares Online em Marvão, são de 1 100€ para quarto partilhado e 1 200€ em quarto individual. À mensalidade acresce despesas extraordinárias como consultas médicas exteriores, fraldas e outros produtos descartáveis, entre outros custos pessoais.

Zona emblemática: Largo de Santa Maria
O Largo de Santa Maria é o ponto de encontro da vila de Marvão. Localizado ao lado do castelo e da Igreja que agora abriga o Museu Municipal, este é o pequeno centro onde a comunidade se reúne, para eventos culturais, festas ou apenas para confraternizar. Os residentes em lares de idosos no Marvão poderão participar em amenas tardes de conversa pelo largo e apreciar diversos eventos que lá se realizam.

Pratos típicos de Marvão
Como boa terra alentejana que é, o concelho de Marvão tem no pão e no azeite a base da sua culinária, mas acrescenta-lhe um terceiro elemento: a castanha da região, com a qual se faz o pastel de castanha de Marvão. Os residentes em lares de idosos poderão também saborear vários pratos de caça, como açorda de perdiz, lebre, feijoada de javali, faisão grelhado e canjinha de pombo bravo, pratos que são celebrados na Quinzena Gastronómica da Caça, geralmente realizada em dezembro. As migas de pão estão sempre presentes à mesa, assim como os ensopados de borrego e o cabrito assado, como manda a tradição.
Envelhecimento ativo em Marvão
Pese embora se trate de uma comunidade muito pequena, o concelho de Marvão tem um Universidade Sénior em pleno funcionamento, que cria o ambiente ideal para o envelhecimento ativo da população. Os idosos têm uma diversidade de oferta educativa, desde inglês, informática, teatro, expressão plástica, a peculiar disciplina de dança medieval e Yoga, entre outras.

Festas e eventos em Marvão
A Feira da Castanha de Marvão já se realiza há várias décadas e começou simplesmente por ser o ponto de venda que se colocava no tempo das castanhas, que já o referimos, tem uma produção muito significativa no concelho. Desde então e até hoje em dia, esta feira passou a ser o maior evento realizado no concelho de Marvão. Os residentes em lares de idosos podem aproveitar os três magustos que fazem ao longo dos dias, onde são assados cerca quatro mil quilos de castanha. Para acompanhar, é servido o tradicional vinho da talha. O evento inclui uma mostra de artesanato local, venda de produtos regionais e animação popular musical.
O clima em Marvão
Por estar a cerca de 860 metros de altitude, a vila de Marvão oferece um refúgio aos idosos que procuram um lugar mais fresco para passar a sua velhice. No verão, as temperaturas médias são de 31ºC de máxima e de 17 ºC de mínima. Já os invernos são mais frescos e húmidos, com temperaturas máximas a rondar os 16 ºC em média, é de 6 ºC de mínima.

Parques e jardins em Marvão
O Jardim do Castelo é um espaço refrescante e oferece vistas incríveis aos visitantes e comunidade local. Os idosos podem passear pelo jardim, por entre os trilhos de calçada, enquanto observam os canteiros geométricos de buxo, com flores coloridas no interior, que lhe dão mais beleza e encanto a este pequeno ponto verde junto ao Castelo.
A natureza em Marvão
Os idosos que vivem no concelho de Marvão não necessitam de fazer grandes viagens para entrar em contacto com a Natureza, dada a localização da vila no cimo da Serra de São Mamede, que proporciona vistas magníficas sobre a planície que envolve a serra, até alcançar Espanha. Desde o topo de São Mamede, os residentes em lares de idosos podem observar várias espécies de aves de rapina, corujas, pica-paus, estorninhos e a rara cegonha preta, entre outras várias espécies.

Hospitais e unidades de saúde em Marvão
Os residentes em lares de idosos no concelho do Marvão que necessitem de cuidados primários de saúde, poderão dirigir-se ao Centro de Saúde da localidade, ou às quatro extensão de saúde localizadas nas freguesias de Beirã, Porto da Espada, Santo António das Areias e São Salvador de Aramenha. Para cuidados hospitalares, poderão dirigir-se ao hospital de Santa Luzia, em Elvas, que está a 60 quilómetros de distância.
Museus e cultura em Marvão
O Museu Municipal de Marvão ocupa a antiga Igreja de Santa Maria, um templo que terá sido construído no século XIII, e que foi alvo de várias remodelações em séculos seguintes. Encerrada ao culto do século XX, em 1987 o município converteu este espaço num museu, preservando o altar de talha barroca. Neste museu, os residentes em lares de idosos podem encontrar um espólio muito diversificado de vestígios arqueológicos e peças que mostram a presença da comunidade desde a pré-história.
A arte sacra também está presente neste espaço, sendo a peça mais importante uma escultura de madeira que representa a Nossa Senhora da Estrela, e remonta ao século XVI-XVII. No museu, os idosos podem também apreciar peças da etnografia local, como trajes antigos, louças e cestaria.

Transportes e acessibilidades em Marvão
O concelho de Marvão é servido pela estrada nacional 246, que faz a ligação a Portalegre e ao IP2. Para quem vem de Lisboa, a Auto-estrada da Beira Interior será a melhor opção, para fazer a ligação ao IP2 e posteriormente a Marvão. Os idosos e visitantes podem também apanhar um comboio, na Estação de Marvão-Beirã, na linha do Oeste, que é servida por comboios regionais. Em termos de transporte público urbano, por ser um concelho de pequena dimensão, Marvão não tem linhas urbanas, mas existe ligação intermunicipal feita pelos TAA- Transportes do Alto Alentejo.