Guia para os (futuros) residentes de Lares de Idosos em Sintra

Por Sónia Domingues , 08 de Junho de 2021 Lares e Residências


O concelho de Sintra está centrado na sua vila de traça romântica, onde pululam palácios e palacetes, e que foi declarada como Património Mundial pela sua Paisagem Cultural a seis de dezembro de 1995. A vila de Sintra atraiu, ao longo dos séculos, grandes escritores, poetas, pintores e artistas de um modo geral, tais como Ramalho Ortigão, Vianna da Mota, Alfred Tennyson e Lord Byron, entre muitos outros.


Se optar por um lar na zona de Sintra, saiba o que pode encontrar na vila que Lord Byron descreveu como sendo um «Éden».



Foi também o cenário romântico que rodeava o mundo de Os Maias, de Eça de Queiroz, que assim descreveu a vila:

«Subia no pleno resplendor do dia, destacando vigorosamente num relevo nítido sobre o fundo de céu azul claro, o cume airoso da serra, toda cor de violeta escura, coroada pelo castelo da Pena, romântico e solitário no alto, com o seu parque sombrio aos pés, a torre esbelta perdida no ar, e as cúpulas brilhando ao sol como se fossem feitas de ouro».


Sintra é o segundo concelho mais populoso do país, sendo que 13,7 % da população é constituída por pessoas idosas.



​O município de Sintra tem uma extensão de 319,23 quilómetros quadrados, constituídos por serras e florestas; e também de costa, onde existem várias praias que os residentes em lares poderão visitar, integradas no Parque Natural de Sintra/Cascais, tais como a conhecida praia das Maçãs, em Colares.


Vista de Sintra

Em termos geográficos, o concelho de Sintra está situado no termo do maciço formado pelas Serras de Aire, Candeeiros e Montejunto, terminando com o maciço de Sintra. O ponto mais alto é a Pena, na Serra de Sintra, que se eleva a 528 m de altitude.


Porquê escolher um Lar de Idosos em Sintra?


Para além da vila, considerada uma das mais bonitas do país, Sintra tem diversificados pontos de interesse, desde parques naturais, praias e palácios dos quais se destaca o conhecido Palácio da Pena. O clima geralmente é ameno, sendo que a temperatura média anual se situa nos 15º. ​O tempo é marcado pela conhecida névoa que se apresenta naquela região com frequência. 


Sintra fica a cerca de meia hora da capital de Portugal, Lisboa, com ótimos acessos de estradas e transportes públicos.



A população estrangeira neste município tão próximo de Lisboa é de quase 10%, pelo que os lares da região estão preparados para imigrantes aposentados. O Aeroporto de Lisboa dista cerca de 30 quilómetros, que podem ser percorridos em média em menos de meia hora de carro. Existem vários centros de saúde e um hospital público, o Hospital Fernando Fonseca, a cerca de 15 minutos do centro de Sintra, assim como hospitais privados, nomeadamente a CUF Sintra.



Pontos de interesse em Sintra


Em termos arquitetónicos, os residentes em lares de idosos poderão visitar o Palácio da Pena, o Palácio de Monserrate, a Quinta da Regaleira, o Palácio de Queluz, o Palácio de Seteais e o Palácio Nacional de Sintra, entre muitos outros monumentos e casas nobres.

A nível paisagístico, os idosos poderão passear pelo Parque Natural de Sintra/Cascais, com o Parque da Pena e o de Monserrate como os mais característicos do território.

Poderão também apanhar banhos de sol numa das várias praias do concelho e terminar o dia, desfrutando de um típico doce travesseiro ou queijada de Sintra.

Em Sintra, o município também tem vários programas destinados aos munícipes idosos, residentes ou não em lares, um dos quais é uma linha telefónica de apoio. A Linha Sintra Sénior é gratuita e está disponível vinte e quatro horas por dia.


Palácio da Vila de Sintra



Envelhecimento ativo em Sintra


Sintra tem um Plano Municipal para o Envelhecimento Ativo, Saudável e Inclusivo, com parceiros públicos, solidários e privados. Este plano passou pela colaboração de idosos residentes no município, e abrange desde o acesso à saúde, passando pelos equipamentos sociais (onde estão incluídos os lares de idosos), combate ao isolamento e à solidão, e à melhoria do espaço público.


Em Sintra existe o Programa Seniores Ativos, em que vários parceiros dinamizam atividades em várias áreas, desde a música à gestão do orçamento familiar.



Esta iniciativa é realizada no âmbito da Idade Mais – Estratégia Municipal para o Envelhecimento Ativo e Saudável, cofinanciada pelo Fundo Social Europeu, e visa melhorar a vida de todos os idosos residentes no município. Existem também várias Universidades Sénior em Sintra, cuja atuação assenta na promoção cultural e a ocupação dos tempos livres dos idosos que se queiram associar.



Que Lares de Idosos se podem encontrar em Sintra?


Em Sintra, um residente de um dos lares tem à sua disposição um leque variado de instituições para idosos, se decidido a aqui passar os seus melhores anos. Em todo o concelho, existem mais de 50 lares e residências sénior, entre instituições de solidariedade social e iniciativas privadas.


Em Sintra, o espaço é mais vasto e a maioria dos lares dispõe de jardim ou espaço exterior para que os idosos desfrutem do ar livre.



​Destes lares, cerca de uma dezena abriu portas desde 2015, sendo na sua maioria estruturas construídas de raiz e pensadas para os mais idosos. As mensalidades destes lares têm como preço mínimo médio os 1 200€ mensais. Destacamos quatro opções, situadas em diferentes zonas, consoante deseje ficar mais perto da vila ou em zonas campestres e mais tranquilas.



A80 Residência Sénior

A A80 Residência Sénior é um espaço cuidado e que oferece vários serviços aos seus residentes idosos, tal como ginásio, cabeleireiro, biblioteca e uma capela, onde se realizam cerimónias de celebração da palavra.

No exterior, este lar dispõe de um espaço destinado às hortas, em que os idosos podem cuidar dos seus produtos hortícolas. A A80 Residência Sénior está situada a cinco minutos de carro do Hospital da CUF e a cerca de dez minutos do Centro de Saúde de Rio de Mouro e tem uma lotação total de 57 residentes idosos.

Neste lar, existem quartos individuais e duplos, que beneficiam de muita luz natural. Os quartos estão equipados com camas articuladas com um sistema de chamada integrado, para os idosos poderem ser auxiliados em caso de urgência.



Domus Aurea - Residência Sénior

A Domus Area - Residência Sénior distingue-se por receber idosos independentes ou com vários graus de dependência, motora ou visual, estrangeiros que procurem passar a reforma em Portugal, ou pessoas com menos de 65 anos. Dista cinco minutos de carro do Hospital do Telhal e dez minutos do Centro de Saúde UCSP Algueirão. 

Este lar pode acolher 48 pessoas idosas, em quartos individuais, duplos ou triplos, que poderão beneficiar de vista para o jardim. A Domus Aurea aceita estadias de curta duração e períodos de recuperação pós-hospitalar.

Este lar dispõe de ginásio, biblioteca e horta, e também existe estacionamento disponível para os visitantes dos residentes idosos.



Casa de Repouso Vale de Lobos

A Casa de Repouso Vale de Lobos já se encontra em Almargem do Bispo, uma das freguesias mais rurais de Sintra, sendo uma excelente opção para quem procura um lar calmo e com muita luminosidade natural.

O Hospital Beatriz Ângelo (Loures) fica a vinte minutos de viagem e o Centro de Saúde de Queluz dista quinze minutos do lar. Este espaço pode acolher quarenta e nove idosos em quartos individuais, duplos ou suites.

O jardim e a capela são locais muito apreciados pelos residentes idosos, que podem dar passeios pelo jardim e aceder à capela sempre que quiserem. Este lar também está aberto a residentes estrangeiros aposentados ou emigrantes.



Casa de Repouso Maria Isabel Sardinha

A Casa de Repouso Maria Isabel Sardinha situa-se em Rio de Mouro, tendo ótimos acessos. O Hospital CUF Sintra está a 5 minutos de distância de carro, e o Centro de Saúde de Rio de Mouro fica a 10 minutos de viagem. Este lar é composto por uma unidade de cuidados continuados e uma estrutura residencial para idosos.

A Casa de Repouso Maria Isabel Sardinha tem quartos individuais, duplos, triplos e suítes, com ótima decoração e que poderão ser a morada para 86 idosos. Os quartos dispõem de aquecimento central, ar condicionado e colchões anti-escaras, para bem acolher os seus idosos residentes.

Este lar tem ginásio, biblioteca a um salão de festas que acolhe diversos eventos e atividades ao longo de todo o ano, dispondo de um plano de atividades com vários programas de âmbito cultural, lúdico e criativo.



Procura lares de idosos em Sintra? 

Para uma escolha segura, submeta um pedido.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.