O sono na terceira idade: O que provoca a falta de repouso do idoso?

Por Sónia Domingues , 28 de Agosto de 2023 Idosos


Muitos cuidadores deparam-se com dificuldades para que o idoso tenha um padrão de sono adequado e contínuo durante a noite. Esta situação causa alguns transtornos e até pode causar um perigo acrescido para o idoso, uma vez que poderá ter tendência de se levantar a  meio da noite, o que aumenta a possibilidade de quedas fragilizantes, para além de outras situações igualmente preocupantes que iremos abordar mais à frente.
​​Muitas pessoas desconhecem que os padrões de sono alteram-se com o avançar da idade. Se na idade adulta temos necessidade de dormir cerca de 8 horas por noite, no terço final das nossas vidas a necessidade é menor.
Neste artigo, vamos falar sobre as perturbações de sono no idoso, as doenças que mais provocam distúrbios no descanso do idoso e ainda lhe apresentamos dez dicas que poderão melhorar a qualidade de sono do idoso.



O que é o sono?


O sono é um processo natural, em que se verifica uma diminuição da consciência e dos movimentos corporais. Durante o sono, passamos por duas fases diferentes: o sono não-REM, em que é caracterizado por um sono mais profundo e reparador. Depois segue-se a fase do sono REM, em que a atividade cerebral aumenta e onde ocorrem os sonhos, a fixação da memória e o descanso profundo. Estas duas fases do sono vão se alterando ao longo da noite. O sono é regulado pelo ritmo circadiano, que é habitualmente chamado de relógio biológico. Assim, o padrão de sono altera-se conforme a nossa idade.


Sabia que as pessoas com 65 anos ou mais devem dormir entre 7 a 8 horas diárias? Mas é aceitável um sono entre 5 a 9 horas?



Qual é o padrão de sono mais comum no idoso?


O idoso tem um padrão de sono cuja característica principal é o avanço da fase do sono. Habitualmente, o idoso, ao contrário de um jovem, vai registar um transtorno que se caracteriza pelo avanço no sono, em que irá dormir mais cedo e despertar prematuramente. Muitas vezes são sujeitos a medicação para dormir, porque os cuidadores consideram que dorme pouco. 
Para além do avanço do sono, também se verifica em muitos idosos a chamada latência do sono. Esta condição verifica-se quando o idoso demora cada vez mais do tempo em que efetivamente se deita para dormir e o tempo em que realmente adormece, ou seja, é o tempo que o idoso leva desde estar acordado até efetivamente adormecer. 



Porque é fundamental para a saúde do idoso um sono regular?


Um padrão de sono regular diário é muito importante para todas as pessoas, mas ganha uma importância maior na saúde do idoso, uma vez que é durante o sono que o corpo recupera energias e restaura os tecidos. A síntese de proteínas também é feita durante o sono, o que se traduz na recuperação do tónus muscular, ou seja, que mantém os músculos ativos e prontos a entrar em ação quando for necessário. Na terceira idade, a manutenção de um bom tónus muscular é fundamental para o idoso não perder as funções físicas como caminhar.


Uma boa noite de sono recupera as energias e diminui o stress e ansiedade.



O idoso estará de melhor humor e é menos provável contrair doenças cardiovasculares e diabetes, ou, se o idoso já sofrer com estas enfermidades, poderão ser melhor controladas, com um sono regular. 



Quais os fatores que influenciam a qualidade de sono do idoso?


Existem diversos fatores que podem afetar o sono nos idosos. Com o passar dos anos, as fragilidades e doenças associadas à velhice têm um impacto grande na rotina de sono do idoso. Existem diversos fatores que influenciam a qualidade do sono do idoso:

  • Desconforto físico

  • Fatores ambientais

  • Condição mental e emocional

  • Medicação

  • Alterações da rotina



O que pode perturbar o sono do idoso?


Existem alguns fatores que podem perturbar o sono no idoso que são bastante comuns e que há que ter em conta. As depressões são muitas vezes motivo para o idoso ter dificuldade em dormir. Outra possível razão para o idoso ter dificuldade em dormir tem a ver com a medicação, que poderá perturbar o sono, ou a interação medicamentosa pode provocar algum desconforto. Alguns hábitos e rotinas do idoso, como não praticar atividade física, alimentação demasiado pesada ou dormir durante o dia, podem causar transtornos de sono à noite. Ruídos e condições desagradáveis no quarto poderão também influenciar a qualidade do sono do idoso.



Quais são as principais perturbações de sono? 


As insónias e a apneia do sono são as principais causas que perturbam o sono no idoso. Estes distúrbios existem em todas as idades, no entanto são mais frequentes nos idosos, com o avançar da idade e outras doenças associadas, os sintomas vão-se agravando. 



A insónia

A insónia é uma perturbação contínua que se caracteriza pela dificuldade em adormecer ou manter um sono duradouro durante a noite. Habitualmente, a insónia é provocada por hábitos e rotinas desadequadas, ou doenças que provocam incómodos de variada ordem. 



A apneia do sono é quando existe um bloqueio intermitente das vias respiratórias durante o sono, que provoca interrupções da respiração ao longo da noite. A apneia do sono verifica-se quando não a pessoa pára de respirar por mais de dez segundos, mais de cinco vezes no espaço de uma hora de sono. A apneia altera os padrões de sono, ao impedir que a pessoa atinja as fases de sono mais profundo, que por sua vez inibe um sono de qualidade, que permita ao idoso a recuperação física e mental de que necessita. A apneia de sono provoca sonolência durante o dia, irritabilidade e alterações de humor por falta de descanso, cefaleias frequentes e pode levar a faltas de memória e declínio mental, sobretudo em idosos. 



Quais são as condições clínicas associadas a distúrbios do sono no idoso?



Existem diversas doenças que estão associadas às perturbações de sono do idoso:

Alzheimer: a doença de Alzheimer reduz os estágios do sono e o idoso sente-se mais sonolento ao longo do dia, tende a vaguear durante a noite.  


Doença de Parkinson: o idoso que sofre com Parkinson geralmente tem pouca qualidade de sono, apesar de dormir mais tempo. Isto deve-se à diminuição do sono REM, tem também dificuldade a mover-se na cama e muitas vezes tende a fazer pequenas sestas ao longo do dia.


Artrite: o idoso tende a acordar durante a noite com dores musculares ou rigidez das articulações, o que dificulta um descanso contínuo e duradoro.  


Cardiopatias: o idoso acorda frequentemente, tem dificuldade em voltar a adormecer. As cardiopatias também estão associadas a idas frequentes à casa-de-banho ao longo da noite.

Diabetes: o idoso tende a acordar antes do tempo devido à hipoglicemia, vai muitas vezes à casa-de-banho e tem propensão a ter pesadelos. 


Refluxo gástrico: esta condição provoca a dificuldade em adormecer, o idoso também acorda precocemente com desconforto, azia e ardor.


Úlcera péptica:  esta condição afeta a qualidade do sono, especialmente na fase REM, em que os sucos gástricos tendem a aumentar, causando dor e dificuldade em dormir. 

Alcoolismo: o idoso acorda a meio da noite com ressaca ou sintoma de privação, tende a despertar mais cedo e a não ter uma boa noite de sono. 


Doença pulmonar obstrutiva: o idoso desperta frequentemente, tem tendência a levantar-se e deambular.  

  

Movimentos periódicos das pernas: esta condição provoca o despertar frequente do idoso, dores musculares e agitação noturna.  


Doença renal: O idoso pode sofrer um despertar prolongado a meio da noite especialmente se for urémico, dorme menos tempo e o sono profundo também é menor.​


​​

Que perigos se escondem por trás das perturbações de sono no idoso?

Existem vários perigos associados às perturbações de sono no idoso. Para além do cansaço que irá provocar ao longo do dia, quando o idoso não tem um sono regular, incorre em grande risco de se tentar levantar durante a noite e ter uma queda, algo especialmente grave quando o idoso vive sozinho. Os acidentes são muito comuns durante a noite, em que o idoso se levanta e fica desorientado, por essa razão os lares de idosos têm sempre luzes de presença e campainhas de emergência, para o idoso pedir ajuda.


A perturbação do sono pode também provocar confusão na hora de tomar a medicação.



Se o idoso que vive sozinho não descansar bem, terá mais probabilidade em fazer confusão com os medicamentos a tomar ou esquecer-se de todo. Esta condição poderá também causar um agravamento de outras doenças de que o idoso padece, assim como atrasar a recuperação de lesões como as escaras, muito frequentes no idoso. 



Como melhorar a qualidade de sono do idoso?

Existem algumas coisas que os cuidadores podem implementar que geram impacto positivo na qualidade de sono do idoso e dos cuidadores, principalmente quando o cuidador depende da qualidade de sono do idoso para ele próprio  também poder descansar. De igual modo, quando o idoso está integrado num lar ou residência sénior, torna-se fundamental criar as condições ideais para o residente ter um sono regular, de modo a lhe proporcionar qualidade de vida. Quando o idoso dorme melhor, está mais bem disposto, tem mais predisposição social e alimenta-se melhor. Existe também a possibilidade do idoso que desperta a meio da noite, acordar os outros residentes ou familiares e  provocar desassossego entre os seus pares. Para promover uma noite mais agradável ao idoso, confira as nossas dicas.



​Dez dicas que ajudarão o idoso a dormir melhor


  1. Identificar e diagnosticar se há alguma doença subjacente que está a causar desconforto no idoso;

  2. Criar condições ideais no quarto, como luminosidade indireta e diminuída, de cor quente, temperatura amena, diminuição do ruído, conforto da cama;

  3. Colocar almofadas em pontos estratégicos, para o idoso se sentir confortável;

  4. A roupa de cama deve ser macia e bem colocada, de modo a evitar a maceração da pele e escaras;

  5. Estabelecer horário regular para a hora de deitar;

  6. Alimentação leve à noite e se possível, restringir o consumo de líquidos antes de dormir;

  7. Evitar sestas ou limitar o tempo de sesta a períodos de 15 a 30 minutos no máximo;

  8. Promover atividade física leve a moderada ao longo do dia;

  9. Expor o idoso à luz solar;

  10. Fazer uma atividade relaxante antes de dormir, como ler ou ouvir música calma.


​​A qualidade do sono do idoso impacta também a família


O descanso noturno tem sérias repercussões na qualidade de vida de todos, mas afeta especialmente as crianças e os idosos. Na terceira idade, o impacto provocado pela falta de qualidade no sono, afeta a recuperação física e acelera a degradação mental. Por essa razão é necessário prestar uma atenção redobrada à qualidade do sono do idoso familiar, que também, traz um risco acrescido de quedas com consequências imprevisíveis.  É fundamental que a família esteja devidamente informada e orientada sobre a importância do sono do idoso.

É fundamental que a família esteja devidamente informada e orientada sobre a importância do sono do idoso.



​A recomendação é que seja feito um diário que reporte as horas de sono do idoso, se acorda recorrentemente durante a noite e quais são os principais obstáculos para um sono reparador do idoso.  Cuidar um idoso representa uma tarefa contínua, 24 horas por dia e todos os dias do ano. Se procura uma solução segura e adequada para o cuidado do seu familiar idoso, a Lares Online pode ajudar. Procuramos contribuir para que o idoso tenha atenção e cuidado que precisa. Procuramos encontrar a melhor solução para a família, visto que cada situação é única.



Encontre uma solução segura para o seu familiar idoso

Submeta um pedido.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.