O que deve saber antes de visitar um Lar de Idosos?

Por Marina Lopes , 09 de Dezembro de 2017 Lares e Residências

Fazer visitas a Lares de Idosos é crucial para que consiga tomar uma melhor decisão. Antes de fazê-lo deve preparar-se, e, ter alguns aspectos em consideração: O que deve perguntar? O que deve observar? Como deve reagir? Que dúvidas deve esclarecer?


Qual a altura do dia durante a qual deve efetuar a visita?

Se lhe for possível, faça uma visita matinal, uma vez que é durante esse período de tempo que se desenvolve maior número de tarefas nos Lares de Idosos.


Por quem é que deve ser recebido?

Procure ser atendido pelo Responsável ou pelo Director Técnico do Lar. Dê especial atenção à forma como é recebido pelo mesmo.


Quais são os espaços aos quais que deve ter acesso?

Faça uma visita a cada Lar de Idosos tão completa quanto lhe for possível, nomeadamente: à cozinha, à lavandaria, e, ao gabinete de enfermagem ou ao consultório médico do Lar, se lhe for permitido.



Desperte os seus sentidos!

Imagine que vai viver no Lar de Idosos que visita. Sente odores desagradáveis? A atmosfera do Lar transmite cordialidade? A luz e a temperatura do espaço são adequadas?


Repare nos profissionais...

Os profissionais reparam em si durante a visita? Têm boa apresentação? Como tratam os idosos? São os profissionais do espaço quem cuidará do seu familiar.

 

Observe os residentes!

Os residentes do Lar que visita têm uma imagem cuidada? Como estão arrumadas as suas roupas e os seus objetos pessoais? Os idosos estão ocupados com actividades agradáveis? Tente conversar livremente com os idosos que já residem no Lar, com o intuito de saber, de uma forma geral, qual o seu grau de satisfação para com o Lar de Idosos em que residem.


Dê a conhecer a situação do seu familiar...

Dê a conhecer as condições pessoais do seu familiar, quer sejam relativas ao seu estado de saúde, ao seu grau de autonomia, aos seus usos e costumes no que respeita à sua higiene e à sua alimentação, ou, aos seus interesses culturais e aos seus hábitos e crenças religiosas. E, explique de que forma acredita que o mesmo gostaria de ser tratado.​



Confirme toda a informação!

Confirme o preçário e peça toda a informação relativa ao funcionamento de cada Lar de Idosos, designadamente: informações sobre serviços, atividades, horários das visitas, ou, cuidados de saúde.


Solicite a documentação necessária!

Solicite uma minuta do contrato, bem como, um exemplar do regulamento interno ou um folheto informativo onde conste informação sobre a missão e os valores do Lar de Idosos.

 

Verifique a documentação afixada...

Na receção do Lar de Idosos deverá encontrar afixado a Licença de Funcionamento (ou Alvará) emitida pela Segurança Social. Nesse mesmo espaço também é habitual poder consultar o Mapa de Pessoal, o Plano de Atividades ou a Ementa da Semana do Lar de Idosos.


Esclareça todas as questões!

Informe-se sobre a possibilidade de levar objetos pessoais ou animais de estimação para o Lar de Idosos, bem como, sobre a possibilidade de ser admitido por um breve período experimental.

E, essencialmente, reflicta!



 Procura Lares e Residências para Idosos?

Saiba se há vagas disponíveis | Ligue 939 667 800

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.

Aide?

 


Para saber preços e vagas?

Ligue 939 667 800