Vitaminas e suplementos que combatem a demência nos idosos

Por Mariana Camargo , 21 de Novembro de 2022 Demência


A demência é uma das principais causas de incapacidade e dependência dos idosos em Portugal e no mundo. Por isso, estudos de como pode ser evitada e combatida estão sempre a ser realizados. Esse grupo de doenças inclui a Doença de Alzheimer e Demência por Corpus de Lewy , e atinge mais de 46 milhões de pessoas no mundo, o que desperta grande interesse da comunidade médica. Frequentemente são realizados estudos focados em estratégias que evitem o surgimento ou progressão das demências. Para que saiba de tudo que pode ser feito para manter-se longe da demência, preparámos este artigo, que lhe vai explicar quais são as vitaminas e suplementos que podem ajudá-lo e aos seus familiares idosos nisso.



Fatores que influenciam o desenvolvimento de demência


Existem vários fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento da demência. Alguns, como idade avançada, fatores genéticos ou histórico familiar, não podem ser modificados. No entanto, existem outros fatores que, se modificados, podem reduzir a probabilidade de desenvolver demência ou pelo menos retardar seu início nos idosos. Estes possíveis hábitos modificáveis são diversos, e incluem o hábito do tabagismo, sedentarismo, obesidade, diabetes, consumo de álcool, ou mesmo baixo contacto social.


Alguns fatores, se modificados, podem reduzir a probabilidade de desenvolver demência ou pelo menos retardar o seu início nos idosos.



A dieta e os défices nutricionais também parecem exercer grande influência no desenvolvimento da doença. Assim, a suplementação nutricional pode ser uma solução muito válida para prevenir o declínio mental nos idosos. As vitaminas, por exemplo, desempenham um papel muito importante no bom funcionamento da fisiologia humana, incluindo o desempenho cognitivo.



Vitaminas e suplementos no combate à demência


Quer sentir-se mais preparado para prevenir os seus familiares idosos, ou a si mesmo contra o avanço da demência? Continue a acompanhar os artigos da Lares Online para mais conteúdos interessantes e necessários sobre a saúde e a qualidade de vida dos idosos.


​1. Vitaminas do Complexo B

Numa recente revisão sistemática que avaliou a suplementação de vitaminas na demência, os resultados mais promissores foram referentes às vitaminas do complexo B. Estas vitaminas regulam a produção de energia no organismo, fortalecem o sistema imunitário e mantêm a saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino. Além disso, as vitaminas do complexo B também são importantes para transportar o oxigénio e os nutrientes no corpo, ajudando a prevenir situações como anemia e cansaço.

Estas vitaminas são encontradas em muitos alimentos, como cereais, frutas, vegetais, laticínios e leguminosas. Por vezes, há alguma dificuldade em assimilar estas vitaminas apenas através da dieta, portanto o melhor para os idosos poderá ser mesmo o uso de suplementos, que devem ser sempre orientados por um médico, ou nutricionista.


2. Curcumina

A curcumina é um extrato do conhecido açafrão da Índia. A curcumina é o ingrediente ativo da cúrcuma que não só lhe confere uma cor amarela vibrante, mas também possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Pesquisas promissoras mostraram que a curcumina pode ser usada como tratamento para os sintomas da doença de Alzheimer e outras demências. As suas propriedades antioxidantes também podem desempenhar um papel no combate a alguns dos primeiros sintomas de demência. 

A curcumina e a cúrcuma são usadas na medicina ayurvédica há centenas de anos. A curcumina é pouco absorvida pelo corpo quando isolada e, portanto, deve ser tomada com extrato de pimenta preta para aumentar a absorção. Existem diversos suplementos no mercado, portanto deve falar com o médico assistente do seu familiar idoso para que seja escolhido o que terá melhores resultados.


3. Vitamina D

A vitamina D ajuda a regular a quantidade de cálcio e fosfato no corpo. Os mais velhos precisam de mais vitamina D, porque normalmente passam menos tempo ao ar livre, pelo que recebem menos vitamina D do sol e sua pele não produz vitamina D tão eficientemente quanto quando eram mais jovens.
Alguns estudos mostraram que a falta de vitamina D pode estar associada a um risco aumentado de demência. Outros estudos demonstram benefícios na memória visual, trabalho e aprendizagem, e outras escalas de avaliação cognitiva dos idosos. 

Portanto, comer alimentos ricos em vitamina D ou tomar suplementos de vitamina D pode retardar ou até prevenir a demência. O corpo cria vitamina D a partir da luz solar direta na pele ao ar livre. É importante que os idosos passem algum tempo todos os dias, ou pelo menos todas as semanas, perto de uma janela e no exterior das suas casas ou lares de idosos. A vitamina D também é encontrada em um pequeno número de alimentos, como peixes gordos e gemas de ovos, e também pode ser tomada como suplemento. 


4. Conjugação de vitamina C e E

A vitamina C é um nutriente solúvel em água, ou seja, a sua absorção pelo organismo requer a associação a líquidos. Esta vitamina participa em diversas interações do nosso organismo, servindo como ingrediente, por assim dizer, para produzirmos tecidos, células e compostos químicos essenciais para a nossa saúde. A vitamina C é essencial para manter a função cerebral em atividade regular, atuando ao nível dos neurónios. Pode encontrar vitamina C em alimentos como salsa, couves, pimento, kiwi, coentros, citrinos, brócolos e espinafres. Já a vitamina E ajuda a manter a pele e os olhos saudáveis ​​e fortalece a defesa natural do corpo contra doenças e infeções. A vitamina E é encontrada numa ampla variedade de alimentos, como óleos vegetais, nozes e sementes.

Há estudos que mostram que a vitamina C e uma alta dose de vitamina E, quando combinadas, demonstraram efeitos positivos no desempenho cognitivo. Estudos mostraram que tomar vitamina E pode retardar o declínio das habilidades cognitivas em pacientes com demência, juntamente com a medicação tradicional. Estas vitaminas podem ser encontradas numa alimentação equilibrada, mas também podem ser absorvidas recorrendo a suplementos. Neste último caso, recorra ao médico do seu familiar idoso para encontrarem em conjunto a melhor solução.


​5. Ómega-3

Os ácidos gordos ómega-3 são gorduras importantes que desempenham um papel fundamental no corpo dos idosos. O Ómega 3 é conhecido como «alimento para o cérebro» e pode trazer benefícios para a memória e aprendizagem em adultos, assim como ajudam na manutenção da saúde do cérebro dos mais velhos. Para além disso, estes ácidos gordos têm ação anti-inflamatória, podendo ser utilizados para controlar os níveis de colesterol e glicemia dos idosos. São usados ainda para prevenir doenças cardiovasculares, além de melhorar a disposição dos idosos.

Fontes naturais de alimentos ricos em ómega-3 incluem peixes de água fria, como salmão, atum, truta, cavala e sardinhas. Também pode encontrar muitos ácidos gordos em sementes, como linhaça ou chia. Se através de uma alimentação regrada os idosos ainda não cheguem às doses recomendadas, o médico assistente pode indicar cápsulas de suplementação, a incluir no dia-a-dia.

​Encontre um lar que aceite idosos com demência

basta submeter um pedido ou ligar 939 667 800.

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.