Reinvestir para manter o seu lar de idosos relevante no mercado

Por Mariana Camargo , 04 de Julho de 2022 Profissionais


​Num mundo em constante mudança, empresas e profissionais de diversos setores devem sempre investir e manter-se atualizados para continuarem relevantes no mercado e se diferenciarem da concorrência. Nos lares de idosos, a situação é a mesma. Um profissional especializado que não se recicla não aprende novos métodos de cuidados e atualizações médicas, e pode ficar defasado com o restante do mercado. Da mesma maneira, se o lar não investir na renovação dos seus espaços, serviços, e até decoração, torna-se um lar estático e desatualizado, que não chamará atenção de famílias e idosos à procura de um lar.

Como foi citado anteriormente, isso só acontece quando os lares e seus profissionais faz reinvestimento constante em melhorias. Neste artigo, vamos apresentar como e em que setores as instituições podem investir da melhor maneira para manterem os seus serviços sempre atualizados e relevantes.


Quando deve reinvestir no seu lar?


O reinvestimento deve ser contínuo. Se o lar de idosos se mantiver muito estático durante anos, vai perder o seu lugar no mercado. Há muitas instituições a abrir portas todos os meses, e a concorrência entre os lares é feroz. Se o seu lar se mantiver com a decoração e serviços de há décadas, deixa de ser opção para famílias e idosos que procuram as mais avançadas técnicas e instalações modernas e confortáveis.


O mercado dos lares é dinâmico, há sempre novas técnicas, materiais e serviços a serem desenvolvidos, portanto o reinvestimento deve ser contínuo.



Acaba por ser uma bola de neve pois, quanto mais tempo passar sem reinvestir no seu lar, mais recursos como tempo e dinheiro terá de gastar para o atualizar. Se o seu lar perder o lugar no seu mercado, terá poucos recursos para fazer essa atualização e acaba por ter um lar de idosos desatualizado, pouco apelativo, mas sem recursos para competir com os restantes competidores do mercado. Entretanto, há uma crise económica a começar, e com isso os lares têm de se destacar ainda mais dos seus concorrentes para ter maiores probabilidades de interessar as famílias que estão à procura da melhor qualidade de vida para os seus familiares idosos.

Onde investir para manter o lar atualizado?


Para permanecer qualificado relativamente ao mercado dos lares de idosos, manter um reinvestimento constante no lar é extremamente importante. Conheça agora quais são as áreas onde deve sempre investir dentro de uma instituição de idosos.


Atualize a decoração e preze mobiliário ergonómico

Manter a decoração atualizada e os móveis em boas condições é, com certeza, um bom investimento a ser feito dentro de um lar de idosos. Porque além de garantir maior conforto para os idosos, todos se sentem bem com uma decoração que foi pensada para aquele local, o que dá mais alegria e menor sensação de solidão. Isto significa substituir mobiliário datado, prezando sempre o conforto dos cadeirões e camas, e atualizar pequenos materiais, como quadros e objetos decorativos, com alguma frequência. A ergonomia de todo o mobiliário deve ser pensada de forma a maximizar o conforto dos seus residentes idosos. O ambiente de um lar deve fazer transparecer um ambiente salubre e dinâmico, portanto aposte em cores claras e contrastes agradáveis, assim como espaço livre para circulação e execução de atividades. Um lar muito cheio dá sensação de esmagamento, portanto deve substituir e não acumular.



Favoreça a segurança com a tecnologia mais recente

É também interessante a manutenção dos espaços de convivência e de elementos que ajudem na independência e proteção dos idosos dentro do lar, como barras nos corredores e casas de banho, elevadores com bom funcionamento, uma excelente iluminação, e manter um espaço sem perigos para os idosos. A tecnologia está sempre a evoluir, portanto é importante estar atento às novas opções de alarmes de abertura de portas e campainhas para chamar ajuda profissional. Quanto mais discretos e eficientes forem estes dispositivos, maior segurança dará às famílias e aos idosos. Também há plataformas de manutenção cognitiva com jogos e possibilidade de os idosos fazerem videoconferências com a sua família, facilmente e sem riscos.


Mantenha em dia a formação e treino do pessoal

Para prestar os melhores serviços e cuidados aos idosos, os profissionais devem estar alerta para sempre estarem atualizados, e constantemente à procura de novas coisas que as famílias e os idosos valorizem. O lar pode apostar periodicamente em cursos e formação em procedimentos de geriatria, prevenção e primeiros socorros de idosos, gestão de stress e técnicas de relaxamento de idosos. Os responsáveis dos lares devem ainda manter-se atualizados face à gestão de pessoas e do próprio lar, para que tudo seja otimizado e a rentabilidade seja máxima.


O planeamento para reinvestir é primordial


Deve então ter em mente que estar em constante pesquisa do que está em alta no mercado, é saber onde o seu dinheiro pode ser melhor investido para trazer relevância e reconhecimento de futuros clientes para o seu lar. Para que nada falhe, é extremamente importante ter um planeamento semestral ou anual, para prever e gerir a quantia que será gasta na constante atualização do lar e dos profissionais. Só assim consegue ter noção das despesas e manter-se fiel ao budget real que existe, visto que o dinheiro é finito e tem de organizar as prioridades.


Ter um plano periódico com orçamentos e prioridades a reinvestir facilitará em muito a organização do investimento no seu lar de idosos, mantendo-se atual e relevante no mercado.



Então, vale sempre ter em mente que deve-se investir em coisas que o diferenciem da concorrência e os afastem da imagem de asilo e solidão e o mantenham relevante no mercado. Para acompanhar artigos que o ajudarão a manter o seu lar e o seu atendimento aos idosos em alta, continue a acompanhar o nosso blog, que traz assuntos e propostas que manterão sua instituição atualizada e pronta para receber os idosos da melhor maneira possível, com vista a melhorar a sua qualidade de vida.

Quer estar sempre atualizado?

basta registar-se ou ligar 924 059 935.

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.

 

Help?

+351 939 667 800