Nova plataforma de avaliação de lares: avaliarlares.pt

Por Susana Pedro , 15 de Março de 2023 Empresa


As famílias, face aos acontecimentos recentes nos órgãos de comunicação social, encontram-se divididas. Por um lado, precisam de solução para os seus familiares idosos que já não podem estar em casa sozinhos. Mas também sentem dificuldade em confiar nas instituições de cuidado que existem. Com isto em mente, lançámos uma nova plataforma de avaliação de lares, para ajudarmos as famílias a identificar que lares devem escolher e que lares devem evitar. Uma luta que é de todos!



Os lares não são todos iguais


Cada lar é diferente, e é importante que quando precisam as famílias façam escolhas seguras. Para tal, é preciso que exista informação confiável e disponível no momento de procura e escolha de um lar ou residência sénior. Nesse sentido, os lares com boas práticas devem estar tão visíveis quanto os que apresentam fatores de risco para os seus residentes. 

Aumentar a transparência no setor fará com que os lares de risco sejam naturalmente sinalizados, e os lares que promovem boas práticas sejam reconhecidos por isso.



Nada é mais receado que o desconhecido, e a Lares Online quer facilitar ainda mais o momento difícil para as famílias que é a procura de solução para um idoso. O setor dos lares precisa de mais transparência. É importante conhecer a experiência de cada um, seja residente, familiar de um residente ou até colaborador de um lar de idosos.



Lançámos a avaliarlares.pt


Na nova plataforma criada pela Lares Online, é possível fazer uma avaliação sobre os lares com que tem contacto. É um canal no qual as famílias podem avaliar as instituições onde os idosos são admitidos, de forma a garantir que o processo de escolha de instituição é feito de forma mais segura e informada. Na avaliarlares.pt incentivamos todos os que tenham ou já tiveram contacto com algum lar ou residência para idosos a deixar a sua experiência.

A plataforma que dá voz a todos os que tenham ou já tiveram contacto com lares, seja famílias, colaboradores ou os próprios residentes das instituições.



Queremos que a comunidade coloque em prática o seu papel de vigilante dos lares e que nos ajude a mostrar às famílias que os lares não são todos iguais. As avaliações destinam-se a identificar os lares com melhor experiência para residentes e famílias, e também a reduzir os riscos de maus tratos. Pedimos a colaboração de qualquer pessoa que tenha ou tenha tido no passado uma relação com um lar.


Como pode fazer a sua avaliação?


Apenas tem de preencher o formulário disponível, onde identifica o lar em questão, a sua localização, e avalia os parâmetros que considerámos mais importantes na escolha de um lar. Na plataforma, deve avaliar de um a cinco os critérios: 

  • higiene,
  • alimentação dos idosos,
  • condições das instalações,
  • cuidados de saúde prestados,
  • cuidado dos profissionais do lar.


Outro dos pontos importantes nesta avaliação é a relação que o avaliador tem com o lar. Seja colaborador, familiar ou o próprio residente, esta informação importa. Pedimos à comunidade que seja precisa e factual na avaliação dos lares. Num setor onde o bem-estar dos idosos é o ponto central, as boas avaliações são tão importantes quanto as críticas. A experiência de cada um que já tenha contactado com um lar conta. Procuramos saber o que cada um presenciou, com transparência e rigor.



Contribua para uma escolha segura de lar


​A partilha desta experiência com os lares é fundamental para nós enquanto plataforma especializada de apoio, de forma a reforçarmos ainda mais as nossas recomendações seguras às famílias que nos procuram. ​Para aumentar a transparência do setor, compromemo-nos a publicar periodicamente um relatório sobre o estado dos lares em Portugal. Por outro lado, os lares que apresentarem fator de risco para os seus residentes serão sinalizados, e serão alvo de notificação para a Segurança Social.


A avaliação de um lar é uma atitude cívica, e interessa a todos, profissionais do setor e famílias. Exemplo disso é a recente notícia da SICNotícias, que quis ser a primeira a promover esta iniciativa. Queremos fazer a diferença, para continuarmos a ajudar gratuitamente as famílias a fazerem escolhas seguras na procura de um lar para os seus familiares.


Conhece um lar e quer partilhar a sua experiência?

Faça já a sua avaliação em avaliarlares.pt

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.