Como se vive num lar de idosos em Portugal?

Por Mariana Camargo , 18 de Julho de 2022 Lares e Residências


Os lares de idosos, como já dissemos em vários artigos previamente, são muitas vezes a melhor opção para idosos que já não conseguem realizar as suas atividades diárias sozinhos, ou que necessitam de algum auxílio profissional para a manutenção do seu bem-estar. Entretanto, os seus familiares podem ficar inseguros, já que não sabem muito bem o que se passa no dia-a-dia do lar, quais seriam as atividades dos idosos, as suas rotinas, e os serviços prestados.

Por isso, a Lares Online preparou este artigo para que os familiares de idosos tenham todas as informações necessárias para saber como se vive num lar de idosos em Portugal.



As tarefas do dia-a-dia não são preocupação


Cada idoso tem as suas necessidades pessoais, em que precisam do auxílio de um profissional qualificado. Por isso, em Portugal existem diversas equipas a trabalhar dentro do lar para que diversas necessidades possam ser respondidas. Os lares de idosos estão preparados para assistir os seus residentes em diversas atividades do seu dia-a-dia, como a locomoção dentro do lar, a higiene pessoal, a limpeza dos espaços, a toma de medicação regular e lavagem de roupas.

Para aqueles idosos que possuem maior dependência, existem profissionais que os ajudam a manter a higiene pessoal em dia, com banhos assistidos, troca de roupas, corte de unhas, entre outras coisas.


Quando se vive num lar de idosos, a manutenção do dia-a-dia do seu familiar vai depender de uma equipa profissional que está sempre apta para auxiliá-lo.



A equipa de limpeza e manutenção assegura a higiene e organização dos espaços: limpa os quartos, casas de banho e ambientes sociais, além dos cuidados com as roupas como sua lavagem e também os pequenos remendos necessários, como a troca de um botão, por exemplo.

Devemos dizer que, se o seu familiar for independente em alguma dessas atividades, a equipa profissional do lar de idosos irá sempre estimulá-los a realizar o que conseguem e gostam de fazer, e só ajudarão naquilo que os idosos já não se mostrarem capazes de fazer.



Assistência especializada 24h por dia


No lar, a equipa de enfermagem é uma figura frequente. Assegura a administração de medicamentos, receituário e medicamentos dos residentes a tempo e horas (pedidos à farmácia, reposição de medicamentos que acabam, coordenação de tudo com o médico assistente do idoso). A enfermagem é extremamente importante para que a rotina prescrita pelos médicos seja seguida, com eles, os familiares não necessitam se preocupar se o idoso se lembrou dos seus medicamentos, ou se não os administrou mais do que o recomendado, por exemplo.


Para além da monitorização diária dos funcionários que apoiam os residentes, existe uma equipa de enfermagem e médica que acompanha o seu estado de saúde.



Na maioria dos lares, existe também a visita semanal de um médico de clínica geral, que monitoriza os residentes idosos e atualiza a medicação de cada um sempre que necessário. Afinal, a equipa multidisciplinar do lar acompanha-o semanalmente e faz exames regularmente a fim de ver como está a sua saúde, o que torna mais fácil a deteção de possíveis doenças que podem aparecer na sua fase inicial, além de assegurar o bem-estar diário do idoso.


Rotina estruturada com atividades sociais


Os animadores estimulam física e cognitivamente os residentes do lar de idosos. A rotina diária é muito importante durante o envelhecimento, e nos lares de idosos isso é tido em consideração. Consoante o plano de atividades e o plano individual de cuidados de cada utente, eles deixam a rotina dos idosos recheada de atividades. Afinal, os lares de idosos visam deixá-los entretidos, ensiná-los coisas novas e fazer com que eles se mantenham sempre ativos.



A rotina diária dos idosos residentes num lar de idosos está cheia de momentos de atividades, aprendizagem e partilha social, para potenciar o envelhecimento ativo.



Muitos, por exemplo, possuem um local especialmente feito para que seus residentes idosos interajam uns com os outros das mais diversas formas, podendo ser por meio de atividades de recreação, jogos, rodas de conversas, oficinas de terapia ocupacional, oficina de artes e artesanato, pintura, bordado, jardinagem, e mesmo culinária. Além disso, há atividades que possibilitam manter a saúde do idoso, a promover a prática de exercícios físicos, que claro, são feitos com supervisão de profissionais qualificados e apenas após a aprovação médica.


As famílias são presença frequente


Para além das visitas rotineiras que fazem ou das saídas dos idosos, é de extrema importância que os familiares estejam a par de tudo que acontece na rotina do lar. É importante salientar que o apoio familiar, na forma de amor, afeto e cuidado, faz a pessoa idosa acreditar que é amada e estimada e esta atitude pode causar efeitos positivos na sua saúde. É muito importante que tenhamos essa noção sempre presente, porque só assim a realidade do idoso dentro do lar é completamente positiva.


A equipa do lar e os outros idosos residentes serão uma nova comunidade que o utente tem, mas a visita dos seus familiares e amigos é fundamental para uma boa adaptação e experiência.



Então, é de extrema importância a coordenação entre os familiares e a equipa de apoio sempre que necessário, para que o idoso seja acompanhado de perto. Afinal, é comum que muitos idosos se abram mais para os seus familiares e façam algumas queixas de dores, por exemplo, que devem ser dadas a conhecer às equipas que o tratam diariamente.

Como pôde verificar durante o artigo, os lares de idosos em Portugal podem beneficiar em muito o envelhecimento ativo dos seus residentes, já que estes são monitorizados 24 horas por dia por profissionais. Se é familiar de um idoso e gosta de se manter informado sobre a realidade dos lares de idosos, continue a acompanhar a Lares Online. Estamos sempre a produzir artigos informativos onde pode encontrar todo o tipo de informação referente aos mais velhos e as melhores práticas para a manutenção do seu bem-estar.


​​Procura lar para um familiar idoso? 

Submeta um pedido ou ligue 939 667 800.

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.