A importância das recomendações para a escolha de um lar de idosos

Por Ana Palma , 04 de Julho de 2018 Profissionais


​Quando procuramos um lar de idosos para um familiar, temos em atenção diversos factores de qualidade. Estes podem ser mais facilmente confirmáveis (como a higiene ou os equipamentos do lar) ou algo subjectivos (como o ambiente favorável ao bem-estar do idoso).

No final de contas, damos muito peso a quem já esteve na mesma situação e tem algo a dizer sobre o assunto ou o lar em concreto.



Muitos são os familiares que procuram estas provas sociais online.

 A procura de referências acerca de um lar de idosos por parte dos familiares é sempre um dos pontos iniciais de contacto com a instituição e é, nos dias de hoje, uma forma altamente privilegiada de considerar uma escolha em detrimento de outra.

Por este motivo, e dado o advento da internet e a livre circulação de informação, muitos são os familiares que procuram estas provas sociais online. Ou seja, as recomendações ou referências de outros familiares e conhecidos acerca de um lar de idosos podem constituir-se como catalisadores para se efetivar uma escolha.




É, indubitavelmente, valioso e pertinente para um lar de idosos conseguir recolher recomendações satisfatórios e que sejam uma referência dos serviços que disponibilizam.




Recolhendo os melhores recomendações e conseguindo ser referenciada da melhor maneira, a instituição conseguirá distinguir-se das demais.
A acção de referenciar um lar de idosos de modo positivo está em dialética com a satisfação da pessoa idosa, que é quem usufrui em primeira instância dos serviços prestados. Contudo, em plena correlação surge, também, a satisfação dos familiares e amigos.

Conseguir uma referência ou recomendação positiva por parte dos familiares é muito valioso e é apanágio de que as dimensões e dignidade da pessoa humana estão a ser respeitadas e acauteladas.

Ao empreenderem numa pesquisa online, os familiares que procuram um lar de idosos estão, portanto, bastante atentos e sensíveis às recomendações de outros familiares. É, por este motivo, que a chamada social proof é bastante recomendada.



Que aspectos são importantes avaliar nas recomendações de um lar de idosos?


Ambiente, higiene e equipamentos das instalações

O ambiente do lar de idosos deverá ser capaz de refletir que a dignidade da pessoa humana e as dimensões psíquica, física, mental e até espiritual serão asseguradas. O ambiente deverá transmitir uma sensação de tranquilidade e serenidade tão apreciada e recomendada para a pessoa idosa, assegurando o seu bem-estar.

A higiene é outro ponto de extrema importância. Um ambiente capaz de transmitir uma boa sensação é aquele que cuida de estar devidamente higienizado e organizado. Os cheiros inócuos ou mesmo agradáveis, a ausência de pó ou marcas de humidade e um aspecto ordenado dos espaços são essenciais para o bem-estar dos visitantes do lar, assim como do idoso que ingressará no lar.

Em concomitância com estes dois fatores, é necessário ter em especial atenção a qualidade e modernização dos equipamentos já que o estado destes representará conforto físico e mental para a pessoa idosa, para além de transmitir uma sensação de segurança e confiança.



Colaboradores dos lares de idosos

Os colaboradores dos lares de idosos detêm um papel fulcral no estabelecimento de relações com os utentes destas instituições.
São eles que, de facto, devem lidar da melhor maneira possível com a pessoa idosa e com as suas respetivas limitações ou peculiaridades que derivam de um ciclo natural de vida.

Os colaboradores são essenciais na transmissão dos valores dos lares de idosos e são os agentes da prestação de um serviço que deverá ser altamente convidativo e sinónimo de qualidade.

Convirá referir que jamais as intuições deste cariz devem contar com um número de colaboradores que fique abaixo das efetivas necessidades e número de utentes, sendo o rácio colaborador/idoso muito importante.



Atividades dos lares de idosos

É primordial assegurar que os idosos são estimulados com frequência. As instituições deverão, deste modo, promover atividades que exercitem e estimulem a pessoa idosa a nível mental e físico.

Um idoso bem acompanhado é um idoso mais feliz, com maior apetência para estabelecer vínculos emocionais com outros idosos ou mesmo com os colaboradores do lar. Um idoso que tenha actividades adequadas e com frequência estará menos propenso à solidão e ao isolamento que por vezes acontecem em utentes institucionalizados.

Para além disto, as actividades físicas e cognitivas estimulam o idoso, controlando a perda de faculdades e criando uma consciência de grupo, o que aumenta a solidariedade entre os vários utentes e favorece, assim, o ambiente do lar.



​Quanto mais recomendações um lar receber, melhor!

Quanto mais recomendações forem recolhidas pelo lar, e estamos a falar de recomendações pertinentes: que visem estes pontos que frisámos, maior a hipótese de criar uma boa primeira impressão nos familiares de idosos que precisem destes serviços, mesmo sem uma visita ao lar.

As pessoas identificam-se com outras que tenham estado em situações semelhantes à sua, pelo que as recomendações são extremamente importantes na criação de uma opinião acerca do lar de idosos.

Deste modo, é crucial para um lar de idosos conseguir trabalhar no sentido de causar um impacto significativo, positivo e satisfatório. É por este motivo que recolher referências ou recomendações pode agir como elemento catalisador na escolha de uma instituição por parte dos familiares da pessoa idosa.


Procura Lares e Residências para Idosos?

Saiba se há vagas disponíveis | Ligue 939 667 800

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.