Plano de crise em lares: lidar com notícias negativas

Por Sónia Domingues , 07 de Outubro de 2022 Profissionais


Não é surpresa para ninguém que, quando surge alguma notícia de maus tratos num lar de idosos, a apreensão das famílias se alastre como um rastilho a todos os lares. Se a integração do idoso no lar já é um processo delicado por natureza, quando surgem notícias negativas o lar depara-se com a desconfiança das famílias dos idosos que já estão acomodados e a apreensão dos que ainda estão na fase inicial do processo. 


Quando paira uma nuvem de suspeição perante uma situação que ocorreu num outro estabelecimento longínquo, a equipa técnica tem que lidar com os próprios sentimentos de injustiça e até de afronta, por verem o seu trabalho meritório a ser alvo de suspeita e a ser vítima do estigma que persegue os lares de idosos em Portugal. Mas também têm que responder aos anseios das famílias. Neste artigo, vamos colocar água na fervura e dizer-lhe como deve reagir ao burburinho gerado por notícias negativas sobre os lares de idosos.



Reforce a necessidade de um serviço de excelência


Quando surge um relato de negligência num determinado lar, é normal que algumas famílias questionem o lar onde o idoso familiar está integrado, mesmo que não tenham qualquer queixa do serviço. Ora, falando em bom português, este é muitas vezes um sapo difícil de engolir para os auxiliares e a restante equipa, que trabalham em prol da qualidade de vida dos idosos. É necessário que a direção tranquilize a equipa e assegure a validade do seu trabalho. 


A direção técnica deve falar com os elementos da sua equipa e, em primeiro lugar, ouvir. Os profissionais precisam de exprimir-se. Podem sentir que o seu profissionalismo e dedicação estão a ser postos em causa. 


Quando surge uma notícia negativa de um lar, a direção técnica deve assegurar-se de que o desempenho dos auxiliares é imaculado, e adverti-los que o escrutínio das famílias será ainda mais apertado.



Depois, é tempo de advertir que a sua conduta e procedimentos vão estar sob apertado escrutínio e qualquer minúcia pode ser mal interpretada ou julgada indevidamente, uma vez que as famílias vão estar já propensas à crítica e condenação.


Auxiliares e restante equipa devem evitar responder a perguntas que não digam respeito às suas funções, que possam eventualmente ser feitas por familiares. Devem encaminhar a família para a direção técnica, que está mais vocacionada para responder às dúvidas apresentadas. Por outro lado, a direção técnica deve mostrar disponibilidade imediata para falar com as famílias e responder aos anseios com sensibilidade e clareza.



Redobre a atenção com famílias interessadas

Muitas famílias podem querer desistir de integrar o idoso no lar. Mas a direção técnica pode ter uma função apaziguadora, tranquilizando os familiares de que situações de negligência ou maus-tratos são raros e não têm lugar no seu lar de idosos. A família em processo de admissão deve ser convidada a reunir-se pessoalmente com a direção técnica, para dissipar os seus anseios.


Esta é uma altura em que os processos de admissão se tornam especialmente difíceis e mais escassos, portanto a família em processo de negociação deve ser acompanhada de perto pela direção técnica do lar.



Uma das coisas que mais tranquiliza uma família que está hesitante em integrar o idoso no lar é uma visita prolongada às instalações, confirmando as suas condições e conforto proporcionados e verificando os procedimentos do lar. Poderá até convidar a família a fazer uma refeição no lar, para aferir a qualidade da alimentação que é dada aos idosos. O que importa é falar com clareza e honestidade, transmitindo à família hesitante que o serviço prestado pelo lar é de total confiança.



Reforce a confiança das famílias dos residentes


Apesar de se compreender a preocupação, é necessário tranquilizar as famílias e assegurar-lhes que o idoso está em conforto e segurança nas mãos do lar. Isto implica alguma perícia em abordar a questão. Procure utilizar um tom de voz calmo e tranquilo, olhando diretamente para  seu interlocutor, para lhe transmitir confiança. A família, neste momento, quer da direção técnica uma atitude profissional e competente, mas também com a sensibilidade que é tão necessária para o cuidado ao idoso. 


A direção técnica deve assegurar uma linha de comunicação contínua com as famílias, assim como promover visitas presenciais e livre acesso às divisões do lar destinadas aos idosos.



Quando existe um canal de comunicação direta e frequente com a família, as notícias negativas não terão tanto impacto  junto das famílias dos residentes. Quando a equipa técnica mantém um diálogo contínuo com a família, procurando criar um relacionamento coeso entre lar, idoso e família, estabelece uma relação de confiança que será mais difícil de abalar.



Tranquilize os seus residentes idosos


Os idosos podem assistir aos noticiários, ou saber das notícias falando com familiares e amigos, e sentem-se especialmente identificados com os seus pares. Em muitos lares, os residentes são convidados a reunir-se e conversar sobre as notícias regularmente. A direção técnica pode aproveitar este momento de partilha de ideias e sentimentos para assegurar aos idosos que o lar onde estão integrados não tolera nenhum tipo de comportamento negligente.


É normal que os idosos fiquem abalados ao ouvir notícias de negligência noutros lares e  devem ser estimulados a conversar sobre o sucedido.



Para tranquilizar os idosos, deve reforçar aos residentes que podem dirigir-se à direção técnica, sempre que não estejam satisfeitos com alguma conduta ou procedimento do lar. Os idosos devem sentir-se à vontade para exprimir, para reclamar ou dar sugestões, porque eles são, de facto, os clientes do lar. Mas, se para alguns é fácil exprimir-se e dizer de sua vontade, outros há que devem ser estimulados a partilhar os seus pensamentos, para saber se estão satisfeitos com o serviço que o lar lhes proporciona. 



Demarque o seu lar de acontecimentos negativos

Uma larga margem da população e os comentadores de televisão acabam por colocar sempre todos os lares no mesmo saco. Apesar do sentimento de injustiça que prevalece no âmago dos lares de qualidade, há que continuar a lutar contra o estigma, com a confiança e a convicção que apenas é possível quando se está de consciência tranquila.

Ainda que seja recorrente a estigmatização dos lares de idosos, os lares e os seus profissionais devem estar aptos para responder a crises provocadas por notícias negativas. Se o seu lar de idosos não deixar pontas soltas e abrir-se à comunidade e às famílias, poderá ser usado como exemplo de contraposição a essas notícias. Há que lutar contra o registo popular de que todos os lares de idosos são iguais e que não prestam um bom serviço. O lar de idosos pode e deve dar uma «bofetada de luva branca» às vozes críticas, ostentando com orgulho os serviços de excelência que proporciona perante os idosos, as suas famílias e a comunidade envolvente. Ao transmitir confiança e transparência em cada passo que dá, o lar de idosos irá certamente criar em seu redor uma linha de defesa contra as notícias negativas que teimam em pairar sobre os lares portugueses

Quer mais dicas como estas?

Registe a sua Instituição na Lares Online.

Se preferir, pode falar connosco: 924 059 935.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.