Lares Online do outro lado da linha: Elisabete Botelho

Por Sónia Domingues , 19 de Junho de 2023 Empresa


Natural de São Miguel, nos Açores, Elisabete Botelho cedo rumou para a capital, motivada pelo ingresso no curso de Relações Internacionais, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Faculdade de Lisboa. Sempre focada na vertente social da licenciatura, Elisabete concluiu também um mestrado em marketing social na Universidade Europeia, antes de rumar ao Canadá, onde trabalhou durante vários anos num Centro de Ajuda em Família. De regresso a Portugal, sentiu-se atraída pela proposta da Lares Online, a plataforma líder no mercado que está focada no apoio social às famílias e lhes oferece uma escolha segura de um lar de idosos ou residência sénior.


Saiba quem está do outro lado da linha. Desta vez, conheça a Elisabete, Consultora Lares Online!



Experiência e formação académica na base do sucesso na Lares Online 


Qual foi o teu percurso profissional?


Elisabete Botelho- Depois de terminar a minha formação académica, emigrei para o Canadá, para acompanhar o meu marido e surgiu logo a  oportunidade de trabalhar na área comunitária. Trabalhei num centro comunitário de auxílio à família, onde recebíamos famílias em dificuldades, pessoas vítimas de violência doméstica, emigrantes em dificuldades, entre outros. A vertente social sempre esteve muito enraizada em mim e é uma área que me dá muito prazer, por poder ajudar as pessoas.
 

Trabalhei no Canadá num centro comunitário, que me forneceu a experiência na vertente social que eu tanto procurava.



Porque escolheste colaborar com a Lares Online?


Elisabete Botelho- Deparei-me com essa opção e achei que era fantástica, porque era uma forma de ajudar quem precisa. Foi o meu primeiro emprego, após regressar a Portugal, passados nove anos no Canadá, onde também tirei o curso de francês.  Na Lares Online, eu ajudo as famílias de forma consistente e com confiança. A Lares Online passa os valores de apoio, de ajuda ao próximo e compromete-se com as famílias. Não se trata apenas de recomendar este ou aquele lar de idosos, nós pesquisamos e  referenciamos lares como se fossem para um nosso ente querido. É por isso que eu me juntei a este projeto.

Decidi abraçar este desafio, porque a Lares Online ajuda as famílias e direciona-as para uma escolha segura de um lar de idosos.



Como se alia o marketing à área social?


Elisabete Botelho- Há uma coisa importante que existe no nosso dia a dia e que nós não nos damos conta, que é o marketing relacional, ou seja, nós falamos com a pessoa, criamos empatia e essa pessoa vai estar feliz conosco se nós conseguirmos ajudá-la. Para mim e para a Lares Online, o marketing relacional  é fundamental, porque essa própria pessoa vai recomendar-nos a outras famílias, se estiver satisfeita com o nosso trabalho. Portanto, cada telefonema, cada pedido, cada interação conosco, é crucial que nós sejamos empáticos.

A área social e o marketing estão ligados pela vertente do marketing relacional, em que se cria uma relação muito próxima com as famílias, de forma a poder ajudá-las melhor.



A formação em francês já te foi benéfica?


Elisabete Botelho- Sim, já recorri ao francês várias vezes, porque os filhos dos emigrantes portugueses já não estão tão confortáveis com a língua portuguesa. Não é fácil auxiliar os pais à distância, e eu já fui emigrante e sei como é, daí ser fundamental recorrer a vias como a Lares Online para melhor ajudar, porque sabemos que estamos a ajudar com confiança e facilidade na língua que utilizam no seu dia-a-dia, para melhor explicar o que se passa e comunicar todos os passos do processo de colocar o familiar num lar de idosos.

Sim, já atendi muitos emigrantes em países francófonos de segunda e terceira gerações e é um recurso essencial para os ajudar a encontrar a melhor solução para os seus pais. 




Um trabalho que une as vertentes tecnológicas e sociais 


Quais os maiores desafios que as famílias colocam à Lares Online?


Elisabete Botelho- Para mim, um dos maiores desafios é quando falamos com as pessoas e elas estão desesperadas. Há muitas famílias que não sabem como iniciar a procura e ao falar conosco encontram uma ajuda direta na procura de lar e a segurança que precisam para fazerem uma escolha acertada. Outro desafio, é lidar com a urgência dos casos. As famílias não têm com quem deixar os entes queridos no dia-a-dia, e então precisam respostas ágeis de confiança. Também encontro o desafio de ter idosos sozinhos, com vizinhos que nos contactam para encontrar um lar de idosos, para eles próprios. É um desafio muito grande, mas acabamos por arranjar soluções para muitos desses casos.

O maior desafio é quando o valor da procura é pequeno, mas muitas famílias encontram meios de o reforçar, para encontrar qualidade e enveredar por uma escolha segura de lar de idosos.



Como é que a Lares Online consegue ajudar tantas famílias?


Elisabete Botelho- O atendimento personalizado e profissional e a tecnologia que utilizamos são as ferramentas elementares que nos garantem uma resposta rápida e efetiva às famílias. Sem a tecnologia que utilizamos, a taxa de sucesso não seria tão elevada e não conseguiriamos ir realmente ao encontro das necessidades das famílias.

Através da nossa tecnologia, que é capaz de filtrar resultados em segundos com as condições que colocamos. É uma ferramenta primordial para conseguirmos ajudar um número tão grande de famílias.



É importante que as famílias recorram a apoio especializado?


Elisabete Botelho- Eu acho que é fundamental, porque muitas das vezes, as pessoas que nos contactam, nem sabem bem o que procurar, só sabem que querem um lar de idosos. Às vezes, chegam até nós com as ideias um pouco trocadas, não percebem bem o que um lar implica, nem sabem para onde se virar. Para mim, é muito importante ter uma ajuda personalizada e direcionada para cada família. 

É fundamental que as famílias recorram ao atendimento especializado para uma escolha segura de um lar, porque nós temos a experiência e o conhecimento para encontrar um lar de idosos seguro e que vá de encontro com os requisitos de cada família. 



Acreditas que a Lares Online tem um papel determinante para o apoio das famílias?


Elisabete Botelho- Sim, sem sombra de dúvidas. A Lares Online é uma entidade que tem o foco na pesquisa de lares de idosos, procura encontrar a melhor solução de acordo com cada família, oferece um apoio personalizado e faz com que nós tenhamos uma relação com aquela família. Recomendamos lares com alvará, e enviamos o idoso para um lugar que achamos seguro, para o qual, eu e a Lares Online encaminharíamos um familiar nosso. Temos essa preocupação de darmos o nosso melhor e pensar no outro como o nosso familiar.

Eu acho que a Lares Online é fundamental para que as famílias encontrem uma solução com qualidade, segura e que vá de encontro ao que procuram.



O apoio especializado que dá segurança às famílias


Como é que a Lares Online faz para garantir uma rede de lares de qualidade?


Elisabete Botelho- Fazemos um escrutínio constante aos lares com quem trabalhamos. Depois de encaminharmos um idoso para uma residência sénior, temos como prioridade perceber como está tudo a decorrer. Queremos saber se a estadia do idoso corre bem, se está a corresponder às expectativas da família e pedimos também que façam uma pequena avaliação na plataforma Avaliar Lares, no sentido de melhor ajudarmos as famílias atuais e futuras. Se não está a correr bem, por alguma razão tentamos perceber o que está mal, e damos esse feedback também ao lar, para corrigir ou melhorar a situação, mas, regra geral, os nossos lares de idosos correspondem sempre às expectativas das famílias.

Para além de outras condições, a Lares Online valoriza muito o feedback das famílias, para avaliar a qualidade dos serviços. 



Em que beneficiam os lares ao serem parceiros da Lares Online?


Elisabete Botelho- Os lares de idosos beneficiam em muito ao serem nossos parceiros, porque as famílias confiam na Lares Online. Sabem que nós somos uma plataforma que lhes garante isenção e segurança na escolha de um lar de idosos. Fazer parte da rede de parceiros da Lares Online é garantir às famílias que esse lar tem qualidade, ou seja, a residência sénior garante um meio de encaminhamento que as famílias consideram, e muito bem, que é uma escolha segura. Mas também beneficiam com outros aspetos. Quando nós fazemos o encaminhamento de um idoso para o lar de idosos, este pedido é qualificado, ou seja, é um idoso que tem a intenção de ficar. Também transmitimos o melhor possível o estado de saúde do idoso, para que o lar esteja preparado para o receber da melhor forma. 

Ao pertencerem à rede da Lares Online, os lares de idosos ganham um selo de qualidade que as famílias valorizam, porque a nossa marca é sinónimo de qualidade e confiança.



Que tipo de conselhos darias a uma família que procura uma solução para o idoso?


Elisabete Botelho- Em primeiro lugar, quando se procura um lar, a prioridade é saber se o lar tem alvará. É importantíssimo, porque se não tem essa licença, a confiança cai logo por terra. Mesmo o alvará não é garantia de qualidade. Há toda uma dinâmica que a família precisa perceber e tem que estar atenta a todos os pormenores para ver se o lar é o mais adequado para o seu caso. Os lares não são todos iguais. Eu recomendo que peça apoio especializado ou ajuda profissional e experiente para garantir uma escolha segura. Regra geral conseguimos dar a resposta adequada a cada caso.


Eu recomendo que procurem ajuda especializada, que é fundamental para  encontrar um lar de idosos com alvará, que tenha um feedback positivo das outras famílias e que proporcione qualidade de vida ao idoso.



A evolução qualitativa do setor que atrai cada vez mais famílias


Os cuidadores que estão em casa contactam a Lares Online à procura de uma solução?


Elisabete Botelho- Muitas vezes, os cuidadores contactam-nos porque já não aguentam mais, mas têm receio de colocar o idoso num lar, como tal, tendem a adiar a resposta de vida assistida. Contudo acabam por prejudicar a sua própria saúde e estabilidade financeira e atingem o limite. Não há essa necessidade porque atualmente um lar de idosos consegue colmatar todas as exigências que se colocam no cuidado ao idoso. Muitas vezes, as próprias relações familiares deterioram-se. Eu acho que é importante colocar o idoso num lar de forma que a família também não fique mais fragilizada, porque se sente muito desespero na voz quando uma cuidadora diz que já não aguenta mais, que já está a dar aquilo que pode e que não pode. 

Os cuidadores muitas vezes contactam-nos em desespero, porque estão esgotados, adiam a ida do familiar para o lar pelo estigma associado. Hoje em dia o lar é uma ajuda fundamental para o bem-estar do idoso e da família.



Perante as novas ofertas de qualidade, achas que a visão das pessoas em relação aos lares tem vindo a alterar-se?


Elisabete Botelho- Infelizmente há muitas pessoas que ainda associam o lar de idosos à última opção, quando na realidade o lar devia ser uma opção muito válida, onde o idoso e os seus familiares encontram tranquilidade, segurança e qualidade de vida. Existem muitas pessoas que passaram demasiado tempo em casa, com apoio domiciliário que não é suficiente, porque tinham receio de passar para um lar, mas quando ingressam no lar de idosos, dizem-nos que já deviam ter feito isto há mais tempo, porque efetivamente no lar conseguem receber a ajuda necessária. 

Sim, cada vez mais pessoas se apercebem da evolução qualitativa que o setor dos lares e residências sénior tem vindo a ter. 



Existem idosos que contactam a Lares Online atempadamente para procurar um lar?


Elisabete Botelho- Sim, temos pessoas que querem elas próprias visitar os lares, querem saber como tudo funciona e serem elas próprias decidir. Querem ir para um sítio onde possam conviver com outras pessoas, fazer atividades e encontrar nesses lares uma segunda casa, porque a verdade é que uma grande parte dos idoso vivem sozinhos e estão tristes, em solidão. Um lar pode ser a resposta para essa solidão.

Sim, alguns idosos contactam-nos, porque se sentem sozinhos entre as quatro paredes da sua casa. Procuram um lar de idosos como um porto de abrigo, com segurança e companhia. Há lares que oferecem serviços de excelência, que não serve apenas para cuidados extremos.



Procura um lar de idosos? 

A Consultora Elisabete Botelho pode ajudá-lo!

basta submeter um pedido ou ligar 939 667 800

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.