Guia para os residentes em lares de idosos em Mafra
Por Madalena Silva , 09 de Maio de 2025 Lares e Residências
A vila de Mafra, com o seu Palácio Nacional e Convento, o maior monumento nacional português, está situada num local privilegiado, pouco acima de Lisboa, junto ao mar. O município é povoado por mais de 86 mil pessoas e pertence à área metropolitana de Lisboa. De grandes dimensões, o concelho de Mafra ainda é maioritariamente rural, sendo que os residentes em lares de idosos podem desfrutar da tranquilidade e conforto de uma vila rural, mas beneficiando da proximidade do mar e de estar nos arredores da capital do país.
Para os idosos, Mafra poderá ser um paraíso na Terra, congregando terra e mar como poucas terras o fazem. Do lado do mar, destaca-se a vila pitoresca da Ericeira, um local procurado por ter praias extensas de areia branca e muito comércio e esplanadas por entre as ruas de casas brancas debruadas a azul. Do lado rural de Mafra, impõe-se falar das aldeias típicas rodeadas por pequenos montes ondulados, onde se multiplicam produções agrícolas e onde se respira um ar puro, perfeito para os residentes em lares de idosos. Conheça em detalhe o concelho de Mafra, neste guia!
No concelho de Mafra existem 21 lares e residências sénior, 8 dos quais de natureza solidária. Já no distrito de Lisboa existem 408 lares de idosos, residências sénior e equiparados. A Rede da Lares Online neste concelho é composta por 235 camas.
Os lares de idosos da Rede Lares Online em Mafra geralmente ocupam maioritariamente vivendas soalheiras, mas também os há em pequenos prédios, quando se localizam no centro de Mafra. Os idosos podem vislumbrar as magníficas vistas do campo que rodeia a vila. Os lares de idosos em Mafra geralmente têm uma dimensão média, que ronda uma lotação média de 43 residentes, disponibilizando jardim e horta para os residentes. Todos os lares da Rede Lares Online possuem quartos individuais e duplos, com televisão por cabo e sistema de chamada, mas alguns lares oferecem outras soluções de acomodação.
Para proporcionar um envelhecimento ativo aos seus residentes, os lares da Rede Lares Online, promovem diversas atividades, nomeadamente manutenção física, estimulação sensorial, expressão plástica, musicoterapia, passeios e visitas culturais com regularidade. Todos os lares da Rede Lares Online em Mafra realizam a Celebração da Palavra com regularidade.
A Rede Lares Online do concelho de Mafra assegura os cuidados de saúde e conforto que os seus residentes necessitam. Todos os lares da Rede Lares Online oferecem os serviços de um médico de clínica geral uma vez por semana e 67% dos lares dão acesso a cuidados de enfermagem todos os dias. 33% dos lares promovem sessões de fisioterapia de grupo de segunda a sexta-feira e 83% tem animação sociocultural três vezes por semana.

Os valores das mensalidades nos lares de idosos em Mafra situam-se na ordem dos 1 820€ para quarto partilhado, sendo que o valor da mensalidade média do quarto individual é de 2 408€. O valor fixo de mensalidade exclui outros produtos e serviços, como descartáveis, consultas de especialidade e transporte, entre outros.
Mafra é uma cidade, cuja herança histórica e cultural se distingue das demais. O idoso que opte por residir num lar em Mafra, tem a oportunidade de experienciar num só concelho o dinamismo de uma cidade às portas de Lisboa, assim como as belíssimas praias e vilas à beira-mar, mas, se preferir, pode optar por sentir o verde da natureza na Tapada de Mafra.
Com ruas pejadas de comércio tradicional, cafés e restaurantes com as típicas esplanadas, o centro de Mafra é ideal para os residentes em lares de idosos fazerem um passeio. Integrado no concelho de Mafra, mas na vila da Ericeira, a Praça da República é popularmente apelidada de Jogo da Bola. Nela encontram-se restaurantes, bares e esplanadas, que se escondem por baixo de um frondoso arvoredo, onde estão colocados bancos de jardim, muitas vezes ocupados pelos idosos que aproveitam o ar ameno proporcionado pela sombra.

Como boa terra saloia que é, Mafra tem uma gastronomia regional plena de sabores da terra, retirada da sua herança agrícola, desde já se salienta o pão de Mafra, conhecido e apreciado por todo o país. O cozido à portuguesa desta localidade é muito famoso, assim como o arroz de pato. Mas o residente em lar de idosos também pode desfrutar de uma bela açorda de lagosta ou uma massa de marisco. Nas sobremesas, destacam-se os fradinhos e as trouxas da Malveira, ricos em ovos, como deixou a herança conventual.
A autarquia de Mafra tem em vigor o projeto Geração SEI (saber, experiência e idade), que reúne todas as respostas sociais, especificamente vocacionadas para os idosos. Destas, destacam-se o MEV- Movimento é Vida - em que é promovida atividade física para maiores de 55 anos, em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul.
O Espaço Além Fronteiras é um um programa destinado às pessoas de meia idade e idosos que queiram dar os primeiros passos na informática e Internet. A autarquia de Mafra promove ainda um programa de Voluntariado Intergeracional, que visa a ocupação de tempos livres, através do apoio à população idosa.
O Festival do Pão é a maior festa que ocorre anualmente em Mafra, celebrando o afamado pão desta região. Este evento tem uma programação repleta de atividades, em que os residentes em lar de idosos podem participar e que inclui uma mostra e venda de pão de Mafra, um fórum dedicado ao alimento ancestral, tasquinhas, doçaria regional, feira saloia, artesanato e produtos regionais, ranchos folclóricos, actividades dedicadas aos mais pequenos e, como não podia deixar de ser, concertos musicais que celebram o melhor do que se faz na produção musical portuguesa.
Apesar do vento, Mafra goza de um clima invejável, com verões longos e secos e invernos amenos mas com alguma pluviosidade. Os residentes em lar de idosos podem desfrutar de uma temperatura média diária de uns amenos 24 graus, no verão, sendo que a temperatura máxima pode chegar aos 26 graus. Já no inverno, a temperatura mínima não vai além dos oito graus, sendo que a máxima é de 16 graus.

Ao lado do Convento de Mafra, situa-se o Jardim do Cerco, inspirado em Versailles. Neste jardim barroco, os idosos podem encontrar espelhos de água, árvores e uma nora centenária, que ainda se encontra em funcionamento. Também vale a pena visitar a Horta dos Frades, com as plantas utilizadas em produtos medicinais, aquando da sua construção. É, desde 2019, Património Mundial da UNESCO. Os residentes em lares de idosos em Mafra poderão passear-se neste jardim e saborear bons momentos à sombra das árvores que o cobrem de magníficas sombras.
Com 17 hectares de floresta e mata, a Quinta da Murta, no Gradil, acolhe o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico e pode ser visitada aos fins-de-semana e feriados. Junto ao Convento, cresce a Tapada de Mafra, que foi usada como reserva de caça e está aberta ao público em geral. Além de uma grande variedade de flora, os idosos também podem avistar muitos animais, como veados, javalis, gamos, répteis e aves.
A Ericeira é muito procurada como estância balnear, tem um amplo areal, e, de manhã, costuma estar coberta com uma fina neblina que cobre a praia com encanto. As grandes quantidades de iodo provocadas pelo mar que bate nas rochas são benéficas para toda a população, mas principalmente para os idosos com problemas na tiróide.
Em termos de saúde, Mafra, pela proximidade da capital, não dispõe de hospitais públicos nem privados. Parte das freguesias são servidas pelo Centro Hospitalar do Oeste, que integra vários hospitais bastante próximos. A outra parte das freguesias é servida pelos hospitais de Lisboa, a que também se chega rapidamente. Na saúde privada, existe uma clínica da CUF na localidade. Os residentes em lares de idosos têm também à sua disposição 18 unidades de cuidados de saúde primários públicos.
Os residentes em lares de idosos em Mafra podem participar em inúmeras atividades. Existem alguns pontos que podemos destacar em Mafra, tendo em conta que alguns deles não estão preparados para idosos com mobilidade reduzida, no entanto são locais incontornáveis na paisagem mafrense.
Mandado construir pelo Rei D. João V no século XVIII, o Palácio Nacional e Convento de Mafra é o maior monumento portguês. No entanto, atente-se que este monumento não está muito acessível a pessoas com mobilidade reduzida, quer pelas muitas escadarias, quer também pelo piso irregular do exterior. De destacar que o Palácio de Mafra conta com uma biblioteca considerada das mais bonitas do mundo e que pode ser visitada pelos residentes em lares de idosos.
Na Aldeia Típica José Franco, inserida na aldeia do Sobreiro, a Oficina de Cerâmica do oleiro José Franco tem a aldeia reconstruída mas em ponto mais pequeno, feita pelo artista nos anos 60 do século passado. Um espaço pitoresco, onde os residentes em lares de idosos podem recordar as atividades e heranças mais tradicionais das aldeias daquela região.

O aeroporto de Lisboa fica a escassos 25 km de distância e as vias de acesso à vila são facilitadas pelas auto-estradas que levam à capital. Beneficiando o facto de estar integrada na Área Metropolitana de Lisboa, o idoso consegue recorrer ao passe Navegante, podendo utilizar os transportes públicos nos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa.
Para os idosos, Mafra poderá ser um paraíso na Terra, congregando terra e mar como poucas terras o fazem. Do lado do mar, destaca-se a vila pitoresca da Ericeira, um local procurado por ter praias extensas de areia branca e muito comércio e esplanadas por entre as ruas de casas brancas debruadas a azul. Do lado rural de Mafra, impõe-se falar das aldeias típicas rodeadas por pequenos montes ondulados, onde se multiplicam produções agrícolas e onde se respira um ar puro, perfeito para os residentes em lares de idosos. Conheça em detalhe o concelho de Mafra, neste guia!
Oferta geral de lares em Mafra
No concelho de Mafra existem 21 lares e residências sénior, 8 dos quais de natureza solidária. Já no distrito de Lisboa existem 408 lares de idosos, residências sénior e equiparados. A Rede da Lares Online neste concelho é composta por 235 camas.
Como são os lares de idosos da Rede Lares Online em Mafra
Os lares de idosos da Rede Lares Online em Mafra geralmente ocupam maioritariamente vivendas soalheiras, mas também os há em pequenos prédios, quando se localizam no centro de Mafra. Os idosos podem vislumbrar as magníficas vistas do campo que rodeia a vila. Os lares de idosos em Mafra geralmente têm uma dimensão média, que ronda uma lotação média de 43 residentes, disponibilizando jardim e horta para os residentes. Todos os lares da Rede Lares Online possuem quartos individuais e duplos, com televisão por cabo e sistema de chamada, mas alguns lares oferecem outras soluções de acomodação.

Para proporcionar um envelhecimento ativo aos seus residentes, os lares da Rede Lares Online, promovem diversas atividades, nomeadamente manutenção física, estimulação sensorial, expressão plástica, musicoterapia, passeios e visitas culturais com regularidade. Todos os lares da Rede Lares Online em Mafra realizam a Celebração da Palavra com regularidade.

A Rede Lares Online do concelho de Mafra assegura os cuidados de saúde e conforto que os seus residentes necessitam. Todos os lares da Rede Lares Online oferecem os serviços de um médico de clínica geral uma vez por semana e 67% dos lares dão acesso a cuidados de enfermagem todos os dias. 33% dos lares promovem sessões de fisioterapia de grupo de segunda a sexta-feira e 83% tem animação sociocultural três vezes por semana.

Os valores das mensalidades nos lares de idosos em Mafra situam-se na ordem dos 1 820€ para quarto partilhado, sendo que o valor da mensalidade média do quarto individual é de 2 408€. O valor fixo de mensalidade exclui outros produtos e serviços, como descartáveis, consultas de especialidade e transporte, entre outros.

O que distingue a cidade: Mafra
Mafra é uma cidade, cuja herança histórica e cultural se distingue das demais. O idoso que opte por residir num lar em Mafra, tem a oportunidade de experienciar num só concelho o dinamismo de uma cidade às portas de Lisboa, assim como as belíssimas praias e vilas à beira-mar, mas, se preferir, pode optar por sentir o verde da natureza na Tapada de Mafra.
Zona emblemática: Mafra
Com ruas pejadas de comércio tradicional, cafés e restaurantes com as típicas esplanadas, o centro de Mafra é ideal para os residentes em lares de idosos fazerem um passeio. Integrado no concelho de Mafra, mas na vila da Ericeira, a Praça da República é popularmente apelidada de Jogo da Bola. Nela encontram-se restaurantes, bares e esplanadas, que se escondem por baixo de um frondoso arvoredo, onde estão colocados bancos de jardim, muitas vezes ocupados pelos idosos que aproveitam o ar ameno proporcionado pela sombra.

Pratos típicos de Mafra
Como boa terra saloia que é, Mafra tem uma gastronomia regional plena de sabores da terra, retirada da sua herança agrícola, desde já se salienta o pão de Mafra, conhecido e apreciado por todo o país. O cozido à portuguesa desta localidade é muito famoso, assim como o arroz de pato. Mas o residente em lar de idosos também pode desfrutar de uma bela açorda de lagosta ou uma massa de marisco. Nas sobremesas, destacam-se os fradinhos e as trouxas da Malveira, ricos em ovos, como deixou a herança conventual.
Envelhecimento ativo em Mafra
A autarquia de Mafra tem em vigor o projeto Geração SEI (saber, experiência e idade), que reúne todas as respostas sociais, especificamente vocacionadas para os idosos. Destas, destacam-se o MEV- Movimento é Vida - em que é promovida atividade física para maiores de 55 anos, em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul.
O Espaço Além Fronteiras é um um programa destinado às pessoas de meia idade e idosos que queiram dar os primeiros passos na informática e Internet. A autarquia de Mafra promove ainda um programa de Voluntariado Intergeracional, que visa a ocupação de tempos livres, através do apoio à população idosa.
Festas e eventos em Mafra
O Festival do Pão é a maior festa que ocorre anualmente em Mafra, celebrando o afamado pão desta região. Este evento tem uma programação repleta de atividades, em que os residentes em lar de idosos podem participar e que inclui uma mostra e venda de pão de Mafra, um fórum dedicado ao alimento ancestral, tasquinhas, doçaria regional, feira saloia, artesanato e produtos regionais, ranchos folclóricos, actividades dedicadas aos mais pequenos e, como não podia deixar de ser, concertos musicais que celebram o melhor do que se faz na produção musical portuguesa.
O clima em Mafra
Apesar do vento, Mafra goza de um clima invejável, com verões longos e secos e invernos amenos mas com alguma pluviosidade. Os residentes em lar de idosos podem desfrutar de uma temperatura média diária de uns amenos 24 graus, no verão, sendo que a temperatura máxima pode chegar aos 26 graus. Já no inverno, a temperatura mínima não vai além dos oito graus, sendo que a máxima é de 16 graus.

Parques e jardins em Mafra
Ao lado do Convento de Mafra, situa-se o Jardim do Cerco, inspirado em Versailles. Neste jardim barroco, os idosos podem encontrar espelhos de água, árvores e uma nora centenária, que ainda se encontra em funcionamento. Também vale a pena visitar a Horta dos Frades, com as plantas utilizadas em produtos medicinais, aquando da sua construção. É, desde 2019, Património Mundial da UNESCO. Os residentes em lares de idosos em Mafra poderão passear-se neste jardim e saborear bons momentos à sombra das árvores que o cobrem de magníficas sombras.
A natureza em Mafra
Com 17 hectares de floresta e mata, a Quinta da Murta, no Gradil, acolhe o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico e pode ser visitada aos fins-de-semana e feriados. Junto ao Convento, cresce a Tapada de Mafra, que foi usada como reserva de caça e está aberta ao público em geral. Além de uma grande variedade de flora, os idosos também podem avistar muitos animais, como veados, javalis, gamos, répteis e aves.
A Ericeira é muito procurada como estância balnear, tem um amplo areal, e, de manhã, costuma estar coberta com uma fina neblina que cobre a praia com encanto. As grandes quantidades de iodo provocadas pelo mar que bate nas rochas são benéficas para toda a população, mas principalmente para os idosos com problemas na tiróide.
Hospitais e unidades de saúde em Mafra
Em termos de saúde, Mafra, pela proximidade da capital, não dispõe de hospitais públicos nem privados. Parte das freguesias são servidas pelo Centro Hospitalar do Oeste, que integra vários hospitais bastante próximos. A outra parte das freguesias é servida pelos hospitais de Lisboa, a que também se chega rapidamente. Na saúde privada, existe uma clínica da CUF na localidade. Os residentes em lares de idosos têm também à sua disposição 18 unidades de cuidados de saúde primários públicos.
Museus e cultura em Mafra
Os residentes em lares de idosos em Mafra podem participar em inúmeras atividades. Existem alguns pontos que podemos destacar em Mafra, tendo em conta que alguns deles não estão preparados para idosos com mobilidade reduzida, no entanto são locais incontornáveis na paisagem mafrense.
Mandado construir pelo Rei D. João V no século XVIII, o Palácio Nacional e Convento de Mafra é o maior monumento portguês. No entanto, atente-se que este monumento não está muito acessível a pessoas com mobilidade reduzida, quer pelas muitas escadarias, quer também pelo piso irregular do exterior. De destacar que o Palácio de Mafra conta com uma biblioteca considerada das mais bonitas do mundo e que pode ser visitada pelos residentes em lares de idosos.
Na Aldeia Típica José Franco, inserida na aldeia do Sobreiro, a Oficina de Cerâmica do oleiro José Franco tem a aldeia reconstruída mas em ponto mais pequeno, feita pelo artista nos anos 60 do século passado. Um espaço pitoresco, onde os residentes em lares de idosos podem recordar as atividades e heranças mais tradicionais das aldeias daquela região.

Transportes e acessibilidades em Mafra
O aeroporto de Lisboa fica a escassos 25 km de distância e as vias de acesso à vila são facilitadas pelas auto-estradas que levam à capital. Beneficiando o facto de estar integrada na Área Metropolitana de Lisboa, o idoso consegue recorrer ao passe Navegante, podendo utilizar os transportes públicos nos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa.