Guia para os residentes em lar de idosos em Nelas

Por Sónia Domingues , 07 de Março de 2024 Envelhecimento


Encaixado entre Viseu e Oliveira do Hospital, o concelho de Nelas nasceu da fusão entre Canas de Senhorim e Senhorim, que foi realizada durante as reformas liberais do século XIX, era então o país governado por D. Maria II. 

Bem no coração da Região do Dão, Nelas é um concelho tranquilo e pacato, perfeito para os idosos que não gostam da agitação das cidades grandes. No sopé da Serra da Estrela, entre os rios Dão e Mondego, Nelas é uma terra rica em tradições beirãs, que faz questão de preservar. Para quem procura lar de idosos nesta região central do país, Nelas poderá oferecer as condições mais adequadas.



Oferta geral de lares de idosos em Nelas


No concelho de Nelas, existem 6 lares e residências, 3 dos quais de natureza solidária. Já no distrito de Viseu existem 151 lares de idosos, residências sénior e equiparados. A Rede da Lares Online neste concelho é composta por 81 camas.



Como são os lares de idosos da Rede Lares Online em Nelas?


Em Nelas, existem alguns lares de idosos da Rede Lares Online mais recentes e outros que são de maior antiguidade, entre o ano de 1997 e 2018, no entanto, o traço elegante e intemporal das instalações e mobiliário são uma constante. Na Rede Lares Online em Nelas, o idoso pode escolher entre quartos individuais ou pode optar por alojar-se em apartamentos equipados com kitchenette, mas em todos os lares existem quartos duplos. 

Os quartos estão geralmente equipados com ar condicionado, televisão por cabo, camas articuladas e colchões anti-escaras, para além do sistema de chamada de emergência. O residente pode passear nos espaços verdes exteriores comuns a muitos dos lares de idosos da Rede Lares Online, e que têm habitualmente uma dimensão média de 41 utentes. As visitas aos residentes nestes lares, poderão ocorrer entre as 14h e as 17h. Todas as refeições realizadas nestes lares de idosos são de confeção própria.Serviços dos Lares de Idosos em Nelas​A experiência acumulada pelos lares e residências sénior da Rede Lares Online em Nelas evidencia uma constante preocupação com o bem estar da pessoa idosa e a prevenção do envelhecimento, que se traduz numa oferta diversificada de atividades de animação e estimulação ou lazer por todos estes lares aos seus utentes idosos, nomeadamente: manutenção física, jardinagem, expressão musical, aulas de informática e atelier de teatro.

Atividades promovidas em Lares de Idosos em Nelas
Os lares de idosos da Rede Lares Online em Nelas proporcionam cuidados de saúde diferenciados, que se adequam às diferentes condições de saúde dos residentes. Em termos de cuidados de saúde, o residente em lar de idosos da Rede Lares Online em Nelas poderá contar com cuidados de saúde incluídos nas mensalidades, nas seguintes modalidades: enfermagem todos os dias, das 08:00 ás 18:00, médico de clínica geral, 1 vez por semana, animação sociocultural, 8 horas de 2ª a 6ª feira e ainda, fisioterapia de grupo, 2 vezes por semana.

Cuidados de Saúde nos Lares de Idosos em Nelas
As mensalidades em lar de idosos da rede de parceiros da Lares Online em Nelas tem um valor médio de 1000 € em quarto partilhado, sendo que o valor médio para o quarto individual ascende aos 1500 €. De referir que estes valores são de base, não incluindo despesas extraordinárias com medicação, descartáveis, cabeleireiros ou terapias individuais, entre outras.

Preços dos Lares de Idosos em Nelas



O que distingue o Município: Nelas


O Município de Nelas tem uma esparsa população de pouco mais de 13 mil habitantes, entre as sete freguesias existentes, o que faz desta localidade uma zona tranquila e familiar
Desde os vinhedos onde se produz os premiados vinhos do Dão aos queijos da Serra, Nelas tem um património cultural e imaterial de grande valor.



Zona emblemática em Nelas


Existem vários locais populares entre os locais, zonas onde os residentes em lar de idosos em Nelas podem conviver, fazer as suas compras e passear.

Centro histórico de Canas de Senhorim. Tendo sido um concelho por mote próprio até meados do século XIX, Canas de Senhorim conserva ainda o centro histórico de ruas estreitas, edifícios imponentes e monumentos religiosos. O residente em lar de idosos pode passear por entre as ruas que serpenteiam os edifícios e reviver o passado bem preservado de Canas de Senhorim.

Rua João XXI. Em Nelas, a Rua João XXI, percorrida por árvores frondosas, alberga muito do comércio local. Num passeio por esta rua, o residente em lar de idosos do concelho pode comprar produtos regionais ou vestuário, ou pode simplesmente conviver com a população que percorre os passeios, em busca de uma boa oferta. 


Procura um lar de idosos no concelho em Nelas?


Pratos típicos em Nelas


A gastronomia regional é um grande atrativo para os visitantes do concelho. Pratos como o Pato à Moda da Beira, entrecosto cozido com feijão e grelos e a afamada Caldeirada de Cabrito fazem as delícias dos comensais, mas para o residente em lar de idosos que tenha queda para os doces, pode optar por um pudim de requeijão ou então o tradicional leite-creme.



Envelhecimento ativo em Nelas


Em Nelas, os idosos poderão encontrar atividades que promovem o envelhecimento ativo, como é o caso da Universidade Sénior de Nelas, que oferece a possibilidade dos idosos estudarem várias disciplinas, de modo a potenciar um envelhecimento ativo. Para além de promover atividades intergeracionais, a Universidade Sénior de Nelas disponibiliza aulas de alfabetização, hidroginástica, saúde para todos, atividade física e ainda tem um coro misto. Também tem a vertente itinerante, onde aposta na promoção da igualdade de oportunidades no acesso às atividades da universidade.



Festas e eventos no concelho de Nelas


Tal como em todos os concelhos, Nelas é palco de várias festas e romarias, onde os idosos poderão participar e conviver com a comunidade.

Festas do município de Nelas: Sendo São João o santo padroeiro de Nelas, as festas do município são celebradas no mês de junho e culminam precisamente no dia 24, que é feriado municipal. Os residentes em lares de idosos em Nelas vão poder usufruir dos arraiais populares, danças, oficinas e as tradicionais marchas populares, entre outras atividades

Feira do Vinho do Dão: Realizada no mês de setembro, a Feira do Vinho do Dão é o principal evento realizado na Região Demarcada dos Vinhos do Dão e acolhe milhares de visitantes anualmente. Para além de albergar expositores dos produtores locais de vinho, também expõe outros produtos e artesanato local. A coberto da feira, realizam-se provas de vinho do Dão, arruadas, peças de teatro, tasquinhas e concertos populares que chamam a participação dos mais novos. 



O clima em Nelas


O residente em lar de idosos em Nelas pode esperar um clima bastante agradável no verão, em que a temperatura máxima em média situa-se abaixo dos 29 ºC e a mínima está acima dos 15 ºC. O inverno é longo e fresco, com temperaturas em que a mínima média se encontra acima dos 3 ºC e a máxima, em média, situa-se abaixo dos 15 ºC.



Parques e jardins em Nelas


Existem vários espaços onde o residente em lar de idosos de Nelas pode descontrair e entrar em contacto com a natureza.

Mata das Alminhas: Também conhecida por Parque de São Miguel, este espaço é refúgio de mais de 80 árvores, que fazem sombra aos que por lá passeiam. A Mata é dotada de parque infantil, equipamentos de ginástica, parque de ténis e parque de merendas, entre outras comodidades, o que faz deste um local perfeito para o residente em lar de idosos do concelho se manter ativo e praticar atividade física moderada ou então apenas uma leve caminhada. 

Serra da Estrela: A pouco mais de meia-hora de distância de Nelas, situa-se a popular Serra da Estrela. Quer seja pela neve, pelos afamados queijos ou até pelos cães, a Serra dispensa apresentações. O residente em lar de idosos em Nelas pode visitar esta cadeia montanhosa com o ponto mais alto de Portugal Continental. Para além da natureza crua e bravia da serra, o idoso pode desfrutar de restaurantes, cafés e comércio tradicional que fervilha pelas aldeias da serra, dado ser um ponto turístico que atrai milhares de visitantes todos os anos.

Caldas da Felgueira: A poucos quilómetros do centro de Nelas localizam-se as Caldas da Felgueira, um local turístico que atrai visitantes não apenas pela beleza luxuriante da natureza que envolve as termas, mas também pelo efeito terapêutico das águas termais. O centro termal é muito indicado para o idoso que sofre de problemas nas vias respiratórias e também de males de natureza reumática e músculo-esquelética.


Procura um lar de idosos no concelho de Nelas?


Hospitais e unidades de saúde em Nelas


No concelho de Nelas, o residente em lar de idosos pode contar com seis unidades de cuidados de saúde primários. Em termos de cuidados hospitalares, os residentes de Nelas deslocam-se ao hospital distrital de São Teotónio, em Viseu. Nelas também tem uma unidade de cuidados de saúde privado. Trata-se da Clínica Maria Marques dos Santos.​



Transportes e acessibilidades em Nelas


​O concelho de Nelas fica a meia hora de distância da capital de distrito, Viseu, e dista a pouco mais de uma hora e meia de viagem do Porto e do Aeroporto Sá Carneiro, a que se pode aceder com rapidez através da A 35. Nelas é servida por uma linha de comboios, que faz a ligação para Lisboa e Porto. Apresenta uma vasta linha de transportes, que fazem a ligação entre os municípios vizinhos e as cidades mais relevantes do país. Uma empresa privada está encarregue de fazer a ligação por entre as várias freguesias do concelho.



Procura um lar de idosos em Nelas?

Submeta um pedido ou ligue (+351) 939 667 800.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.