Explore a criatividade para um Natal sustentável no seu lar de idosos

Por Sónia Domingues , 06 de Dezembro de 2022 Lares e Residências


​Se há uma época do ano mais propícia ao desperdício, é o Natal. Há luzes a piscar, presentes e embrulhos espalhados por todo lado, mesa farta e muitas vezes excessiva. Este é o cenário que se encontra em milhares de casas e lares de idosos espalhados pelo país fora. Pode-se alegar que é tradição e que se fez sempre assim, mas isso não é verdade.


O planeta está a dizer-nos que não podemos continuar a consumir tudo em excesso, e as carteiras também se ressentem com o consumo excessivo na altura do Natal.



O desgaste da Terra pode ser medido pelas alterações climáticas, escassez de recursos e constantes catástrofes naturais motivadas pelo aquecimento global. Este Natal no nosso lar de idosos, vamos explorar a criatividade e criar um Natal mais sustentável! Neste artigo, vamos dar-lhe dicas que contrariam os excessos de consumismo e que até dão mais brilho ao lar de idosos.



Faça enfeites com material usado


Utilizando materiais como copos de iogurte de plástico, rolos de cozinha, ou de papel higiénico, com restos de lãs ou material de pintura já existente no lar, é possível criar enfeites natalícios duráveis, originais, lindos e sustentáveis! Utilizando resto de lãs e argolas feitas com rolos de cozinha ou de papel higiénico, os idosos podem fazer pequenos gorros de lã.


Aproveite a onda festiva para incentivar os idosos a criar, a partir de restos de materiais, os enfeites mais originais para enfeitar o lar!


Com recurso aos copos de iogurte de plástico, podem construir-se sininhos natalícios. Basta fazer um pequeno buraco no meio, colocar um cordel com um nó no fundo e pintar com cores coloridas. Existem muitas ideias, que pode explorar na Internet com facilidade. Só terá de fazer as contas para que os materiais extra não sejam demasiado dispendiosos ou poluentes.



Presentes úteis ou feitos de matérias naturais


O lar de idosos pode optar por dar presentes sustentáveis, que são coisas úteis e duráveis, e privilegiar materiais naturais e orgânicos, tais como madeiras e fibras naturais.  Desta forma preserva-se o planeta e evita-se o desperdício. Explore a ideia da troca de presentes ser feita com moderação, tal como quando é designado o “amigo secreto” ou estimule a ideia de presentes especiais, como poemas dedicados, desenhos, pequenas peças artesanais feitas por eles próprios. Estas ideias visam a moderação nesta quadra excessiva e a poupança. 


Explore o amigo secreto, e estimule os idosos a criarem os seus presentes (e embrulhos) a partir de materiais económicos e duráveis.



Mas os presentes de Natal não são apenas o que está dentro do embrulho. Para embrulhar os presentes, o lar de idosospode optar por papéis de jornal ou revistas, ou apenas um cordel de fio do norte ou ráfia. Todas estas opções são simples, baratas e não dão lugar a plásticos indesejáveis e tóxicos.



Limite o uso de descartáveis na mesa de Natal


No lar de idosos, tal como em casa, deve evitar-se a utilização de material descartável, que não é, de todo, sustentável. Apesar de serem convenientes em algumas ocasiões, os copos e pratos descartáveis não devem ser utilizados, porque não são recicláveis, não são reutilizáveis e vão parar ao lixo comum. Para uma mesa de Natal sustentável no lar de idosos, a escolha deve recair por guardanapos e toalhas de tecido, como se usava antigamente.



Para alegrar as mesas não é preciso descartáveis coloridos, pode criar com os idosos centros de mesa e outras decorações mais sustentáveis e económicas, mantendo a atmosfera festiva.



O lar de idosos pode optar por cores e  tecidos naturais sólidos e resistentes para facilitar as lavagens a alta temperatura, e a durabilidade das peças. Poderá alegrar as mesas com tons de cor, como argolas coloridas de madeira para guardanapos, arranjos com o tradicional azevinho, velas em copos de iogurte de vidro enfeitados com fio de ráfia. A imaginação é o limite!



Aposte numa mesa sem desperdícios


Toda a gente está à espera de uma mesa farta no Natal, mas isso leva a grandes desperdícios alimentares. No entanto, se o lar pensar com antecedência nas refeições e os pratos a serem servidos, pode limitar para o mínimo a quantidade que vai parar ao caixote do lixo. Antes do Natal, pode ser libertado espaço no congelador e frigorífico, para poder conservar alguma comida sobrante na melhor condição.


O lar pode apostar numa variedade de pratos, mas não exagerando na quantidade de cada iguaria, para evitar sobras pouco sustentáveis, tanto na carteira como no ambiente.



Na hora das compras, os produtos locais e da época devem ser valorizados, para limitar a pegada biológica. Os antigos aproveitavam as sobras do bacalhau para fazer a «roupa velha» no dia seguinte, mas existem também outros pratos em que se pode gastar o bacalhau que sobrou. É preferível cozinhar em excesso um prato que pode ser reaproveitado para fazer outras receitas, do que apostar em pratos que não se prestam a tantas utilizações. O aproveitamento de todas as partes do alimento é também importante para criar uma cozinha sustentável no lar de idosos.



Opte por um pinheiro sustentável no seu lar

Se está a pensar em renovar a árvore de Natal no lar de idosos, recorde-se que para ser sustentável, deve respeitar uma de duas possibilidades: a reutilização ou o orgânico. O pinheiro verdadeiro não é poluente e pode ser reutilizado mais tarde como combustível, para aquecimento no lar ou mesmo num forno de pão ou para grelhados no exterior.


Tanto o pinheiro verdadeiro, que não é poluente, como a árvore sintética, que é reutilizável, são boas opções se decidir investir nelas este ano.



Se optar pela árvore sintética, deve assegurar-se que esta é de qualidade e pode ser utilizada por longos anos. Evite a utilização de materiais recicláveis, como garrafas de plástico e cartões para fazer a árvore, uma vez que os custos dos restantes materiais envolvidos, como tintas, arames, etc, pode ser superior à poupança e não ser sustentável. Também é uma ideia contra-producente, porque o material reciclável acaba por não ser, de facto, reciclado.



Pode poupar nas luzes de Natal

É habitual que, no Natal, o lar de idosos crie um ambiente acolhedor e colorido com as tradicionais iluminações natalícias. Para não abdicar da alegria produzida pelo piscar constante das luzinhas coloridas e manter a tónica da sustentabilidade, o lar pode optar por luzes de Natal solares, que já se encontram à venda. Estas luzes podem ser colocadas no exterior do seu lar de idosos e criar a tão esperada atmosfera mágica, principalmente se o seu lar tiver um jardim com árvores ou alpendres abrigados.


Existem luzes de Natal solares, assim como luzes LED, mais económicas, e ainda luzes com temporizador, para que não gaste mais do que está à espera no seu lar!



Prefira as correntes de luzes que têm temporizador, para que possa controlar o tempo em que ficam ligadas e não ter gastos inesperados. Estas são principalmente úteis para que não tenha a pedir a nenhum funcionário para se recordar de apagar as luzes no final do seu turno. Não se esqueça de, no fim da utilização, acondicionar adequadamente, para que no ano que vem voltem a ser utilizadas.



A sustentabilidade gera poupança no lar de idosos


No fundo, estas dicas prestam-se a quem gosta do planeta e quer adotar uma política sustentável no seu lar de idosos. Mas também são importantes para quem quer poupar nesta quadra, que tem tanto de tradicional como de dispendiosa. O lar de idosos pode servir de exemplo para as famílias e comunidades envolvidas, provando que se pode ter um Natal tradicional e farto, mas ao mesmo tempo sustentável. Acompanhe estas e outras dicas da Lares Online, no nosso blog!


Quer as melhores dicas especializadas?

Registe a sua Instituição na Lares Online.

Se preferir, pode falar connosco: 924 059 935.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.