DomusVi: a importância da mediação Lares Online na angariação

Por Catarina Bouca , 25 de Novembro de 2020 Profissionais


O grupo DomusVi é uma multinacional que entrou há três anos no mercado português. Apresenta uma oferta diferenciada na acomodação e nos cuidados de saúde ao idoso, às pessoas em convalescença ou com doenças incuráveis.

Com uma forte aposta na componente hoteleira, o grupo DomusVi é o segundo maior operador do setor em Portugal, e um dos maiores na Europa. Atualmente está também em grande expansão na América do Sul.

A Lares Online entrevistou Paulo Teixeira, Gestor comercial do grupo em Portugal, e Glória Pinto, Diretora de Cuidados neste país. Veremos o que este grupo de cuidados para a terceira idade e convalescentes tem a dizer sobre o mercado português.



DomusVi: cuidados para a terceira idade


​«Somos pessoas que cuidam de pessoas. Acreditamos que é possível enriquecer a vida das pessoas e sabemos como fazê-lo. Somos uma equipa de profissionais qualificados: somos técnicos de apoio pessoal, terapeutas, psicólogos, enfermeiros, médicos e gestores. Temos um compromisso com cada um dos nossos clientes. Cuidar é para nós antes de tudo respeitar, proteger, apoiar, e acompanhar. Garantimos a liberdade de decisão, protegemos a qualidade de vida e reforçamos a relação com os entes mais próximos. DomusVi: a arte de cuidar.»



Grupo multinacional no mercado português


Qual é a aposta do grupo DomusVi em Portugal?

DomusVi - Entrámos no mercado português em 2017 através da aquisição da Carlton Life SA e da Bella Vida, adquirindo desta forma uma residência no Porto - a Júlio Dinis -, outra em Viana do Castelo - a Villa Carolina - e uma terceira em Aveiro - a Dom Pedro V. Em 2019, o grupo adquiriu a Clínica da Lomba, em Gaia.

Residências com várias unidades, cada uma com um funcionamento próprio, que atende a necessidades específicas, com presença nos principais centros metropolitanos do país.


​Nas nossas residências disponibilizamos diferentes serviços, que vão deste o apoio geriátrico focado no envelhecimento ativo até à reabilitação e convalescença, passando ainda pelo tratamento de doenças incuráveis e degenerativas. É aqui que também nos diferenciamos de outras empresas a operar no mercado, pois as nossas residências têm várias unidades, cada uma com um funcionamento próprio, que atende a necessidades específicas.



Porque escolheram investir em Portugal? 

DomusVi - Somos uma multinacional que tem vindo a expandir-se muito nos últimos anos. Temos residências em França, onde o negócio começou, em Espanha e também na América do Sul - no Uruguai, no Chile e na Colômbia. É de referir ainda que na Europa somos um dos maiores operadores na área da prestação de cuidados e serviços ao idoso.

Resolvemos investir em Portugal pelas características do próprio país e também por termos detetado que havia bastante mercado para explorar neste ramo.


Podemos adiantar que ainda este ano está prevista a abertura de mais três residências, e para o próximo ano prevemos abrir mais dez. ​Todas elas a abrir nos principais centros metropolitanos do país. Queremos expandir para o Sul do país, ainda estamos concentrados no Norte. Temos parcerias com grupos muito fortes, o que vai permitir o crescimento do negócio em Portugal!



O fator diferenciador do DomusVi


O que é que os clientes podem esperar dos serviços prestados pelo DomusVi?

DomusVi - Nas nossas residências temos equipas multidisciplinares muito bem formadas. São compostas por profissionais qualificados, que vão desde os técnicos de apoio pessoal até aos médicos e enfermeiros, passando ainda pelos psicólogos e terapeutas. Não contratamos funcionários que não tenham formação nos cuidados que prestamos.

Depois existe a componente hoteleira, que é uma parte muito importante e diferenciadora do nosso conceito. Prestamos cuidados de saúde com o conforto de um hotel. Temos quartos individuais, duplos ou suites, cheios de luz, com sistema de ventilação ambiente permanente e camas articuladas. Os nossos espaços comuns são luminosos, amplos e com uma estética luxuosa.

Temos uma política de contratação muito exigente. A personalização é também uma das principais qualidades do serviço do DomusVi.


Proporcionamos um serviço distinto de restaurante, com uma ementa variada para todos os gostos e necessidades. Temos ainda espaços preparados para terapias individuais ou em grupo, fisioterapia e ginástica.

O acompanhamento médico é diário, e o apoio de enfermagem é de 24 horas por dia. Fazemos tratamentos clínicos e disponibilizamos consultas de especialidade, terapias integradas, apoio espiritual, atividades de lazer, entre outros serviços.



Taxa de ocupação a rondar os 100%


Como tem sido a evolução da procura pelas Residências DomusVi?

DomusVi - Muitíssimo boa. Posso dizer que nas residências Clínica da Lomba, Júlio Dinis e Villa Carolina temos tido uma taxa de ocupação a rondar os cem por cento. Já na residência Dom Pedro V, em Aveiro, a taxa de ocupação tem sido menor, porque atualmente temos estado em obras de transformação.

​De salientar que somos parceiros da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e que estamos a estabelecer novas parcerias com o setor público. A parceria com a Lares Online, em Portugal, tem sido determinante.



Covid-19: o foco na proteção dos clientes


​Como é operar um negócio deste tipo em contexto pandémico?

DomusVi - Alguns dos nossos clientes têm problemas de saúde e/ou idade avançada, por isso há que ter todo o cuidado. Desde o início da pandemia que implementámos fortes medidas para proteger os nossos clientes.


Nas multinacionais existe uma preocupação muito grande com o planeamento… e esse é um dos aspetos positivos de estarmos integrados no grupo DomusVi.


Tivemos muitas reuniões com as várias equipas que estão no terreno no sentido de as preparar para lidar com a situação da Covid-19, que surgiu repentinamente. Depois, traçámos diversos cenários e preparámo-nos para cada um deles.



O contributo da Lares Online para o sucesso do DomusVi


​Como é que os clientes chegam às vossas residências, em Portugal?

DomusVi - A parceria com a Lares Online tem sido muito importante em termos da divulgação dos nossos serviços em Portugal. 

​Somos um grupo internacional, presentes em seis países (França, Espanha, Portugal, Chile, Uruguai e Colômbia). Empregamos mais de 35 mil pessoas e temos mais de 55 mil clientes! Somos bastante conhecidos e pretendemos continuar com a nossa política de expansão, tanto na Europa como na América do Sul.​​ Estamos a dar os primeiros passos em Portugal e já alcançamos altos níveis de sucesso, o que não nos deixa dúvidas quanto ao potencial do grupo neste país.

O cliente que nos chega através desta plataforma vem muito bem informado sobre a nossa oferta. Por outro lado, também nós temos mais informações no que respeita às necessidades do cliente, porque já houve uma triagem inicial feita pela Lares Online.



Também quer uma parceria forte?

Registe a sua Instituição na Lares Online.

Se preferir falar connosco, ligue-nos para 924 059 935.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.