Por Sónia Domingues, atualizado a 21 de Junho de 2023 Profissionais
O que fazer quando alguns idosos não querem participar nas atividades de um lar? Como podemos motivar o idoso para que tenha um envelhecimento ativo e rico em atividades culturais, lúdicas e desportivas? Neste artigo, vamos destrinçar o que poderá ser feito para envolver os idosos nas diversas atividades que são desenvolvidas nos lares.
Ler mais Por Sónia Domingues, atualizado a 21 de Junho de 2023 Envelhecimento
Os lares de idosos continuam a ser tema tabu para muitas famílias. Existe um momento, no futuro mais ou menos distante, em que poderá ter de recorrer aos serviços que o lar proporciona. Neste artigo, vamos pensar em que condições irá querer ingressar no lar, que tipo de serviços você irá querer que o lar disponha e outras questões que fazem sentido pensar com serenidade, para ser você a decidir o seu futuro. Já pensou quando será a sua vez de ir para um lar de idosos?
Ler mais Por Sónia Domingues, atualizado a 21 de Junho de 2023 Envelhecimento
O frio constitui uma ameaça séria para os idosos, que não deve ser encarada de ânimo leve.
Com o tempo frio, chegam as constipações, gripes e pneumonias, que podem causar sérios problemas de saúde aos idosos mais fragilizados. É preciso ter cuidado adequado e pensado para que não haja um agravamento da saúde dos idosos.
Saiba mais neste artigo Lares Online especial para cuidadores.
Ler mais Por Sónia Domingues, atualizado a 21 de Junho de 2023 Demência
À medida que os anos passam, é comum os idosos apresentarem dificuldades de audição. É a terceira patologia mais comum da população idosa, a seguir à artrite e hipertensão. Mas, apesar de ser uma disfunção muito frequente, poucos conhecem as consequências da perda de audição no idoso. Neste artigo, vamos saber mais sobre esta patologia clínica e os riscos que estão associados à perda de audição.
Ler mais Por Sónia Domingues, atualizado a 21 de Junho de 2023 Dependência
Com o avançar da idade, alguns idosos vão perdendo capacidades mentais, físicas e comportamentais, o que os deixa em situação fragilizada na altura de tomar decisões. Para a família, torna-se por vezes complicado saber se o idoso já não consegue tomar as suas próprias decisões.
É necessário reconhecer a perda de capacidades do idoso e tomar medidas para que o idoso não se coloque em perigo inadvertidamente. Saiba mais neste artigo Lares Online!
Ler mais