Lares Online do outro lado da linha: Rita Freitas

Por Sónia Domingues , 28 de Agosto de 2023 Empresa

Com 18 anos e o secundário acabado de fazer, Rita Freitas dedicou-se à restauração, apesar de querer  ingressar no curso de psicologia, mas havia uma razão para isso. As suas duas irmãs já estavam a estudar fora e a família não conseguia esticar mais o orçamento familiar. Nascida e crescida na histórica cidade de Tomar, Rita nunca desistiu de prosseguir os estudos e, assim que teve oportunidade ingressou no curso de Serviço Social, porque chegou à conclusão que o seu coração estava na ajuda ao próximo. Respeitadora das tradições, empática e de espírito aguerrido, Rita Freitas foi cuidadosamente selecionada pela Lares Online pelo empenho social e o profissionalismo que lhe transparece naturalmente. O facto de morar em Tomar poderia ser impeditivo da contratação de Rita em qualquer outra empresa, mas não constituiu entrave na Lares Online, que se foca na qualidade profissional e nos valores morais e éticos dos seus colaboradores.

Saiba quem está do outro lado da linha. Desta vez, conheça Rita Freitas, Consultora Lares Online!


 
Alma generosa e brio profissional: os dois ingredientes que conquistam sucesso na Lares Online


O que te motivou a juntar-te à equipa da Lares Online?


Rita Freitas- Eu tirei o curso de Serviço Social e queria ajudar toda a gente e, por isso, candidatei-me à Lares Online, que faz um trabalho notável no apoio às famílias. Na entrevista de seleção, apesar de estar muito nervosa, consegui mostrar que sou uma pessoa especialmente empática e que gosto de ajudar e apoiar as famílias e os idosos na etapa da vida em que estão mais frágeis. Nós damos o nosso melhor para dar o apoio especializado às famílias e ajudá-las a fazer uma escolha segura. 

Eu sou uma pessoa muito virada para a vertente social, por essa razão candidatei-me à Lares Online, para apoiar as famílias num momento muito sensível das suas vidas.



Que valores a Lares Online transmite aos colaboradores?


Rita Freitas- Os valores transmitidos pela direção da empresa, são passados pela sua postura humana e empática, eles lideram pelo exemplo. A Lares Online tem muita preocupação com o bem-estar dos colaboradores. Estes valores que nos passam, de humanidade, de empatia e de preocupação com os outros, nós reproduzimos com as famílias.

A forma como somos acolhidos por esta empresa e a preocupação com o bem-estar dos colaboradores, vê-se que é natural, que há interesse genuíno e esta maneira de estar transmite-se. Temos de nos colocar no lugar do outro, para efetivamente conseguir ajudá-lo. Estes valores são, sem dúvida nenhuma, passados desde o topo da hierarquia até toda a sua base.


A Lares Online é muito humana no tratamento aos colaboradores e passa-nos esses valores de preocupação com o outro, que nós reproduzimos espontaneamente no contacto com as famílias.



A tua experiência na restauração, deu-te bagagem para o atendimento às famílias?


Rita Freitas- Sim, deu-me mais habilidade para lidar com as pessoas. Efetivamente na restauração, nós atendemos muitos clientes todos os dias e, por vezes, as pessoas não querem só tomar café, querem desabafar. Em cidades pequenas, como Tomar, onde se conhece toda a gente, nota-se quando um cliente está mais em baixo e quando lhes perguntamos sobre o seu dia, as pessoas acabam por desabafar um bocadinho. O mesmo acontece com as famílias que acompanho quando noto que estão mais fragilizadas. As pessoas acabam sempre por partilhar as suas preocupações. 

A minha experiência profissional passada foi fundamental para eu desenvolver uma sensibilidade maior, o que é uma grande mais-valia para a função que ocupo hoje.


Quais são as funções de uma assistente social na linha de atendimento da Lares Online?


Rita Freitas- O papel da Lares Online é ajudar as famílias a fazer a escolha segura e acompanhá-las neste momento mais delicado das suas vidas. Existe receio em colocar um familiar em lar, uma vez que é uma realidade que muitos desconhecem. Nós auxiliamos as famílias de modo a que encontrem um lar ajustado às características e necessidades do idoso. Contudo nem sempre é possível, mas garantimos sempre o suporte profissional e dedicado para que se sintam mais apoiadas e informadas. 

Quando chegam até nós, muitas famílias estão a dar os primeiros passos na procura de um lar e nós procuramos primeiro dar-lhes toda a informação que precisam, e depois, ajudá-las a escolher da melhor forma.




O nosso compromisso é em apoiar as familias incondicionalmente


O que procuram as famílias quando contactam a Lares Online?


Rita Freitas- As famílias procuram ser ouvidas, mas também apresentam exigências que nem sempre são realistas. Muitas famílias procuram um lar de idosos com uma mensalidade baixa, que tenha vaga imediata e que fique próximo das suas casas, mas nem sempre isto é praticável. Nem sempre existe um lar que reúna essas condições e que seja o ideal para o nosso familiar idoso. No entanto, existe um outro problema muito comum que tem de ser tido em conta. Muitas vezes a família não aborda o idoso sobre o ingresso no lar.

Nós enquanto filhos, conseguimos identificar uma necessidade no idoso, no entanto ele tem outra perspetiva e nem sempre quer sair da sua rotina. Temos que conversar sobre este assunto com os nossos pais sem tabu, isto tem de ser abordado com naturalidade e falado à mesa. Se não houver essa preparação, os idosos podem não aceitar bem a ida para o lar e nós não os poderemos obrigar.

As famílias procuram ser ouvidas, querem uma solução rápida, mas nem sempre falam com o idoso primeiro, o que causa um obstáculo ao ingresso no lar.

As famílias procuram ser ouvidas, querem uma solução rápida, mas nem sempre falam com o idoso primeiro, o que causa um obstáculo ao ingresso no lar.



As expectativas das famílias são ajustadas?


Rita Freitas- As expectativas das famílias por vezes não se ajustam à realidade atual, principalmente no que diz respeito aos valores praticados no sector e, por vezes, existe uma incompreensão perante esta realidade, principalmente quando se encontram num momento particularmente vulnerável. Antigamente a idade da reforma era mais baixa, as mulheres não trabalhavam e era possível ficar em casa com os idosos.

Mas hoje em dia essa realidade não existe, tal como muitas mães não têm a possibilidade de ficar com os filhos em casa, também para muitas famílias não lhes é possível cuidar dos  idosos. Verifica-se uma realidade semelhante com as crianças, em que não há creches públicas para todos, assim como também não existem lares com vagas sociais para todos os que dela necessitam. Mas existem outras respostas muito válidas, no entanto nem sempre existem com o grau de urgência que as pessoas necessitam.

Por vezes, as famílias têm expectativas irrealistas, mas cumpre-nos a nós recomendar-lhes um caminho seguro de modo a encontrarem a solução que procuram.


Acreditas que as famílias devem envolver o idoso na decisão?


Rita Freitas- Sim, sem dúvida alguma que o idoso deve participar da decisão. O superior interesse do idoso tem de prevalecer, mas por vezes a angústia das famílias leva-as a desvalorizar esse aspeto. No entanto, o idoso tem o direito de não querer ingressar no lar, aliás, muitas vezes eles não aceitam que necessitam de cuidados, até alguma coisa de grave acontecer, como uma queda ou outro incidente em que eles reconhecem que precisam de apoio 24 horas.

Por isso, eu considero muito importante que as famílias comecem a sensibilizar o idoso, a não ser que ele não esteja capaz cognitivamente. Eu recomendo que se comece por um centro de dia, para o idoso perceber a importância de fazer atividades e conviver com outras pessoas. A família deve conversar e sensibilizar com tranquilidade e atempadamente.


Os idosos devem ser sensibilizados pelas famílias, da necessidade de apoio especializado e da segurança e conforto proporcionada pelo lar de idosos, mas não se pode forçar uma decisão.




A Lares Online como promotora da qualidade nos lares


A qualidade da oferta de lares e residências sénior tem vindo a aumentar?


Rita Freitas- Tem havido efetivamente um incremento na qualidade, o sector também é cada vez mais fiscalizado, e as famílias são cada vez mais exigentes e informadas. Existe uma preocupação em dar uma oferta melhor aos idosos. As famílias preferem um lar com qualidade, mesmo que fique mais distante ou que seja um pouco mais dispendioso.

Mas cada vez mais, existe a percepção que é importante que o idoso seja estimulado física e cognitivamente e isto é transversal, não tem que ser um lar de um segmento muito alto, mas tem de ter qualidade. A nova oferta que tem surgido é geralmente caracterizada por infra-estruturas construídas de raiz e são constituídas por uma equipa técnica mais especializada. Os feedbacks das famílias são  muito positivos.

Sim, o sector tem vindo a apostar cada vez mais na qualidade dos serviços e equipamentos e as famílias estão cada vez mais exigentes. Isso também de deve à visibilidade e à disrupção na procura de lar que a Lares Online trouxe.


Como a Lares Online consegue assegurar uma rede de qualidade?


Rita Freitas- A Lares Online dá especial importância à resposta dada às famílias. Nós contactamos as famílias, após as visitas aos lares para dar conta da apreciação que fizeram, em termos de ambiente, do cuidado com os idosos, como os cuidadores tratam os residentes, entre outras questões. Desta forma, conseguimos assegurar a qualidade da nossa rede.

Este acompanhamento às famílias permite-nos confirmar a qualidade dos serviços que o lar oferece. Mas também verificamos que existem queixas de alguns lares, que não fazem parte da nossa rede, por essa razão lançamos este ano a plataforma Avaliar Lares, em que as famílias são convidadas a fazer uma avaliação da qualidade dos serviços dos lares de idosos.  

Para assegurar uma rede de lares de qualidade, a Lares Online promove um diálogo contínuo com as famílias dos idosos, até depois da admissão.



Acreditas que a Lares Online contribui para o incremento da qualidade do sector?


Rita Freitas- Sim, sem dúvida. Os lares sentem alguma responsabilidade em manter os padrões de qualidade. Os lares sabem que a Lares Online solicita o feedback das famílias e, da mesma forma que lhes transmitimos as opiniões positivas, também registamos os feedbacks negativos e eles sentem a responsabilidade de corresponderem às expectativas. Mas, existem alguns que ainda não compreendem que trabalhamos ao lado deles para contribuir na melhoria da qualidade de vida dos idosos. 

A Lares Online dá um contributo fundamental para a melhoria do setor dos lares, porque exigimos qualidade aos lares e contamos com a avaliação das famílias para comprovar que cumprem os critérios.




Tecnologia única e empatia garantem uma escolha segura às famílias


Que informações a família deve dar para encontrar um lar adequado?


Rita Freitas- Existem algumas informações que são muito importantes na escolha de um lar, como a tipologia do quarto, a situação clínica do idoso, o nível de dependência dele, entre outras características. Pretendemos discernir o nível de cuidados de enfermagem de que necessitam, de modo a selecionar uma opção que se ajuste às suas necessidades. De igual modo, pretendemos saber o nível de dependência dele. Se for um idoso mais autónomo, será fundamental procurar um lar que ofereça mais terapia ocupacional.

​Existem também lares especializados em determinadas patologias, como Alzheimer e Parkinson, em que têm terapêuticas mais ajustadas às necessidades de idosos que padecem destas doenças, nomeadamente terapias que os estimulem cognitiva e fisicamente, de modo a desacelerar a evolução da doença. Também é fundamental  perceber se a família está disponível para fazer ajustes ao que procura. Por exemplo, se uma família procura um lar dentro de um determinado orçamento no concelho em que vive, e que tenha determinadas características, poderá ajustar a sua procura para um lar que esteja localizado no concelho vizinho.

​Por vezes existe alguma resistência das famílias face a esta questão, mas eu acredito que é preferível o idoso estar num local um pouco mais afastado, mas com todo o conforto de que necessita. Não há necessidade de fazer más escolhas por uma questão de distância ou outro pormenor, que perde relevância face à possibilidade de dar ao idoso qualidade de vida.  

É importante que a família nos comunique a condição física e mental do idoso, qual a localização desejada e o que o idoso mais valoriza, de forma a podermos fazer uma seleção direcionada.



A tecnologia utilizada pela plataforma Lares Online é importante para a escolha do lar ideal?


Rita Freitas- Não só é importante, como é fundamental, de modo a fazer uma triagem mais especializada. À muitos anos que usamos na Lares Online um sistema tecnologico para fazer uma referenciação de lares totalmente isenta, mas recentemente recriámos o nosso software, com o objetivo é ir cada vez mais ao encontro das necessidades do idoso e da familia. Deste modo, nós conseguimos filtrar os lares adequadamente e ajudar efetivamente as familias a encontrar a melhor solução. Esta é uma ferramenta única, que nos permite ajudar as familias a encontrar uma solução diferenciada que se adeque ao idoso e ao que procuram. 

O novo software da Lares Online dá-nos acesso às vagas disponíveis a nível nacional numa rede extensa de lares de referência, onde podemos fazer uma triagem com base nos serviços e características especiais que a família procura.



A Lares Online desempenha um papel fundamental no auxílio às famílias?


Rita Freitas- Honestamente sim, sem dúvida. Nós fornecemos às famílias todas as ferramentas que necessitam para fazerem uma escolha segura para o seu familiar idoso. As famílias confiam em nós porque sabem que nós temos um compromisso com a qualidade de vida dos idosos. Desde o momento que nos contactam a pedir ajuda, a nossa função é responder às suas preocupações, de forma gratuita e independente, com o suporte tecnológico especializado desenhado para esse propósito.

​Fazemos também questão de apenas trabalhar com lares de referência e que são continuamente avaliados, para garantir qualidade dos serviços prestados ao idoso. O nosso conhecimento profundo do setor dos lares, que as famílias não conseguem obter através de uma busca na Internet faz com que tenhamos um papel fundamental para garantir uma escolha segura às famílias.

A Lares Online tem um papel social muito importante que mais ninguém ocupa, que é auxiliar as famílias, dotando-as com as ferramentas necessárias e adequadas para que façam uma escolha segura. 





Procura um lar de idosos? 

A Consultora Rita Freitas pode ajudá-lo!

basta submeter um pedido ou ligar 939 667 800.

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