Guia para os residentes de Lares de Idosos em Lisboa

Por Ana Palma , 06 de Setembro de 2018 Lares e Residências


​Lisboa, a capital de Portugal, é reconhecida pelo mundo fora como sendo detentora de uma luz única, resultado de uma localização privilegiada. Esta é uma característica da cidade que em muito poderá ser apreciada pelos residentes dos lares de idosos em Lisboa.

​Sendo uma das capitais mais seguras do mundo, e onde as atividades e os eventos são uma constante, poderá ser o local ideal para os seniores que procurem abraçar uma terceira idade mais ativa. De facto, uma terceira idade vivida deste modo poderá trazer uma grande quantidade de benefícios físicos e mentais para o idoso​.

Este artigo pretende, por este modo, ser um pequeno guia ou roteiro de sugestões de actividades e de benefícios dos quais os residentes dos lares de idosos em Lisboa possam usufruir.



Oferta geral de lares em Lisboa


No concelho de Lisboa, existem 18 lares e residências para idosos, 10 dos quais de natureza solidária. Já no distrito de Leiria existem 158 lares de idosos, residências sénior e equiparados. A Rede da Lares Online neste concelho é composta por 106 camas.


Preços

Os valores dos Lares Particulares na cidade de Lisboa são acima dos 1300€ mensais, sendo que este valor pode aumentar consoante o grau de dependência do idoso. A este valor também acresce o valor dos descartáveis, o valor dos medicamentos e as possíveis deslocações a hospital. O preço médio de um quarto individual num lar de idosos em Lisboa ronda os 2 000 euros por mês.​


Serviços 

Os serviços prestados pelas diversas instituições à população sénior são diferenciados, podendo abranger, para além do alojamento, o tratamento de roupa, a alimentação, a animação, o apoio nas actividades de vida diária e os cuidados de saúde.


​Instalações

As instalações dos lares na cidade de Lisboa desenvolvem-se normalmente em apartamentos de grandes dimensões, prédios ou edifícios habitacionais, tendo como ponto fraco na maioria não haver, por norma, espaços exteriores ou pequenos jardins.


Clientes

Pessoas idosas que desejam ter uma vida ativa e estar inseridos na comunidade, com o conforto e segurança de poderem ser assistidos ou estar acompanhados. Mas também idosos com algum tipo de depedência que desejam estar perto dos seus familiares e amigos residentes em Lisboa.



​Clima

Com o avanço da idade, o sistema de regulação térmica do organismo do idoso começa a ter aqui algumas complicações. Tornam-se menos capazes de controlar a desidratação, em caso de altas temperaturas, e também sentem dificuldades de manter o corpo aquecido quando as temperaturas são mais baixas. 


​Invernos curtos e verões longos

Os idosos que se decidirem a ficar em lares de idosos em Lisboa podem contar com um clima mediterrâneo muito ameno, que sofre as boas influências do Oceano Atlântico e faz com que a capital tenha um dos climas mais temperado da Europa, tendo invernos curtos e verões longos e bastante quentes, assim como uma das cidades mais visitadas.



Zonas Típicas

A par da monumentalidade e da importância histórica, a cidade de Lisboa oferece ainda os seus bairros mais genuínos - Alfama, Mouraria ou Bairro Alto, pontos obrigatórios para os apreciadores de fados e da boa gastronomia portuguesa, que os residentes dos lares de idosos em Lisboa podem e devem visitar e frequentar.


Ponto turístico para futuros residentes em lares de idosos em Lisboa


 
Espaços verdes

Em Lisboa existem enormes espaços verdes espalhados pela cidade, que fazem parte integrante da paisagem da capital, como o Parque Eduardo VII, o Jardim Botânico da Ajuda ou o Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian. Sendo a actividade física o grande aliado dos idosos, fazer pequenos passeios em espaços verdes pode ajudar a prevenir ou a reduzir alguns problemas de saúde frequentes na terceira idade.



Transportes

Lisboa conta com uma rede de autoestradas e um sistema de ferrovias de alta velocidade (Alfa Pendular), que liga as principais cidades portuguesas à capital, ou seja, as famílias que vivem noutras cidades do País (como Norte, Interior ou Sul) facilmente e em poucas horas conseguem deslocar-se a Lisboa e visitar o seu familiar idoso.


Dentro e fora da cidade

A rede de transportes pode incluir: autocarros, metro, comboio, barco, eléctrico e táxis, que estão disponíveis na maior parte do dia. Estes serviços permitem que os idosos se possam deslocar dentro da cidade com bastante facilidade e também visitar outras cidades na periferia.



Hospitais

Que Hospitais ou Serviços de Saúde podem servir a população que decida residir num lar de idosos em Lisboa?


A área metropolitana de Lisboa conta com quase 60 Hospitais, sendo 34 desses de acesso público e 31 privado. Podemos, a título de exemplo, nomear o Hospital Santa Maria, o Curry Cabral ou o Hospital dos Lusíadas.

Este é, indubitavelmente, um elemento a ter em consideração por parte dos idosos e dos seus familiares. A presença dos serviços de saúde especializados, ou a existência e proximidade de urgências não pode ser descurada, já que esta população necessita de prestar especial atenção aos cuidados de saúde. Sem dúvida que Lisboa oferece serviços de saúde que correspondem a qualquer necessidade efetiva.



Atividades


A que atividades para seniores podem os residentes dos lares de idosos em Lisboa ter acesso nesta cidade?

Falámos inicialmente que Lisboa age como promotora do envelhecimento ativo. Pelo que a população sénior que resida em lares de idosos em Lisboa pode, com alguma facilidade, ter acesso a atividades a pensar nas suas características e necessidades:


Eventos Culturais

Lisboa é uma cidade com intensa vida cultural, desde musicais, peças de teatro, revistas, feiras ao ar livre, entretenimento de rua e concertos de vários estilos musicais organizados pelas grandes salas de espectáculos como o Coliseu ou o Altice Arena.

Visitas Guiadas

Lisboa promove algumas visitas guiadas tão apreciadas por famílias e pessoas mais idosas, aos principais museus, palácios e monumentos históricos da cidade, como o Museu Nacional de Arte Antiga, Palácio da Ajuda, Torre de Belém ou Castelo de São Jorge.

Vista panorâmica que os futuros residentes em lares de idosos poderão usufruir


​Projectos

Para além disto, Lisboa, enquanto capital, dinamiza, no seio da comunidade, projetos muito interessantes e inovadores de envolvimento da população sénior junto da comunidade local e de promoção do envelhecimento ativo.


A Avó Veio Tabalhar

Exemplo disto é o projeto «A Avó Veio Trabalhar», cuja singularidade se distingue por reunir mulheres que desenvolvem objetos de design e que contem com mais de 65 anos.


Lata 65

Dentro do segmento dos projetos inovadores, podemos enunciar ainda o «Lata 65», um projeto que procura aproximar os idosos ao Grafito e à população jovem que os desenvolve criativamente. As aulas práticas estão incluídas!

Universidades Seniores

Como os idosos precisam de estar ativos e sendo a sabedoria um motivo para a felicidade, a rede de Universidades Seniores em Lisboa é exemplo muito robusto daquilo que são projetos bem implementados e desenvolvidos no terreno, junto da população mais idosa.


Encontramos então na cidade de Lisboa muito boas razões para escolher e viver num Lar de Idosos.


Procura lares de idosos em Lisboa? 

Para uma escolha segura, submeta um pedido.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.