Guia para os (futuros) residentes de lares de idosos em Oeiras

Por Mariana Camargo , 10 de Novembro de 2021 Lares e Residências


Situado a menos de 30 minutos de Lisboa, o Concelho de Oeiras está localizado entre Lisboa e Cascais,  e é reconhecido por possuir excelente qualidade de vida, infraestrutura, segurança, forte economia, além de suas lindas praias.

Oeiras é a segunda cidade com maior poder de compra de Portugal e também a segunda maior em arrecadação de impostos, e tem diversos investimentos em tecnologia, o que a fez ficar apelidada como ‘Silicon Valley’ da Europa.


Escolher ter Oeiras como morada é estar perto dos acontecimentos da capital Lisboeta, e também ter a calmaria e as praias perto de casa.



E com apenas 45km² distribuídos em 5 bairros, Oeiras tem uma alta densidade populacional: a cidade abriga mais de 173 mil habitantes.

Situada na beira do rio Tejo, Oeiras tem muito da sua história ligada à abundância de água, bons solos agrícolas a par de uma posição geográfica privilegiada, Oeiras tornou-se um município em 1759. A Fábrica da Pólvora, na imagem, foi determinante para a vida económica e social de Barcarena durante séculos, e hoje encontra-se transformada num complexo aberto a todos.


Fábrica da Pólvora, em Barcarena, Oeiras



Porque optar por um lar de idosos em Oeiras?


Conhecida por ser uma cidade onde há tranquilidade e qualidade de vida, Oeiras é uma boa escolha para aqueles idosos e famílias que procuram um clima ameno ao longo do ano.

Com os seus transportes públicos, Oeiras conta com boa acessibilidade a toda região metropolitana de Lisboa e também ao aeroporto. Há também diversas atividades de lazer como, a Piscina Oceânica de Oeiras, o Parque dos Poetas, e o Passeio Marítimo de Oeiras para caminhadas e ações culturais, que são sempre bem frequentados pelos moradores da cidade.

Sem esquecer de citar as belas praias, como a de Santo Amaro de Oeiras e a Praia de Caxias, onde pode-se aproveitar um mar calmo, onde os banhistas que desejam podem passar o dia a aproveitar o clima praiano.


Praia em Oeiras

As vantagens de envelhecer em Oeiras


Além da boa localização, o município de Oeiras criou o programa Viva 60+ para promover a qualidade de vida, um estilo de vida mais saudável e pleno de bem-estar, através da prática de atividade física regular e enquadrada, aliada ao convívio social, o que mostra que estão preocupados com a satisfação dos mais velhos.

O objetivo é criar várias atividades semanais, com mensalidades de apenas 15 €, nas Piscinas Municipais, Parque Desportivo Carlos Queiroz e em espaços ao ar livre, ajustado a cada instalação, aproveitando o tempo livre de pessoas com mais de 60 anos.


Palácio dos Marqueses de Pombal, em Oeiras



Que lares posso encontrar em Oeiras?


São mais de 40 os lares localizados no Concelho de Oeiras, e por conta disso, vale a pena pensar quais são as suas preferências antes de iniciar a pesquisa, mas separamos aqui quatro destes lares para que possa conhecer melhor o que é possível encontrar neste concelho.


Lar Dom Belchior Carneiro

Localizado numa zona especialmente calma do Concelho de Oeiras, Barcarena, o Lar Dom Belchior Carneiro é um equipamento que se destina ao alojamento coletivo, com capacidade para 40 residentes, tendo 12 quartos individuais e 14 quartos duplos, todos com varanda e casa de banho privativa.

Este lar pertence à Fundação Dom Belchior Carneiro, que data do final do século XX. Este lar dispõe ainda de um agradável espaço ajardinado à sua volta, permitindo aos residentes idosos o usufruto de uma saudável mais valia para a ocupação dos tempos livres.



Jardim dos Afetos Residência Sénior


Também em Barcarena, encontramos o Jardim dos Afetos, uma residência muito recente. O Hospital da Luz de Oeiras e o Centro de Saúde de Oeiras ficam a cerca de 5 minutos desta residência sénior, portanto em caso de urgência o idoso será socorrido com brevidade. Existem atividades lúdicas na sala de atividades e também no exterior, no espaço ajardinado as traseiras da vivenda.

Esta residência sénior disponibiliza quartos individuais e duplos para acolher 12 pessoas idosas e conta com um médico de clínica geral semanal e serviço de enfermagem uma vez por semana. Trata-se de um lar de dimensão familiar, com um cuidado muito próximo aos residentes idosos.



Casa de Repouso Solar de Santa Catarina


A Casa de Repouso Solar de Santa Catarina disponibiliza quartos individuais e duplos para acolher 18 pessoas idosas, sendo uma estrutura bastante familiar, que permite um contacto privilegiado e personalizado com cada residente idoso e mesmo a sua família.

A Casa Solar de Santa Catarina apresenta um ambiente confortável, de convívio e de comodidade a todos os residentes idosos, disponibilizando cuidados residenciais especializados. Esta casa de repouso recebe idosos independentes e com graus diferentes de dependência, desde ligeira a acamados. Fica a cerca de 5 minutos de carro das unidades de saúde mais próximas.


Casa das Fontainhas Repouso e Lazer

A Casa das Fontainhas Repouso e Lazer disponibiliza quartos individuais e duplos para acolher 15 pessoas idosas, e pretende, tanto quanto possível, proporcionar aos seus residentes idosos uma experiência de vida familiar, um novo lar. 

O lar mostra-se preocupado em oferecer as melhores infraestruturas, que possibilitem que os idosos possam viver com a máxima qualidade de vida. Nesta casa de repouso, são realizadas várias atividades, como musicoterapia, jardinagem, sessões de estimulação cognitiva, exercícios de expressão plástica, expressão musical e diversos ateliers. 



Com este artigo, o Lares Online cobre as principais características do Concelho de Oeiras e também apresenta-lhe alguns dos lares de idosos que podem ser encontrados por lá. Se tiver interesse num lar de idosos em Oeiras, entre em contacto conosco.



Procura lares de idosos em Oeiras? 

basta submeter um pedido ou ligar 939 667 800.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.

Aide?

 

(+ 351) 939 667 800