Guia para os (futuros) residentes de Lares de Idosos em Guimarães

Por Ana Palma , 26 de Outubro de 2018 Lares e Residências


Guimarães, fruto da sua antiguidade, é uma das mais belas cidades de Portugal e um importante ponto turístico. Alguns historiadores acreditam tratar-se do berço da nacionalidade portuguesa. Este estatuto conferiu-lhe um lugar muito especial no panorama português como uma das cidades com melhor qualidade de vida. Assim, e por este motivo, acreditamos que poderá ser uma cidade em muito apreciada pelos residentes de lares de idosos em Guimarães e algumas cidades adjacentes.

Sendo Património da Unesco e sendo uma cidade bem localizada (dada a curta distância do Porto) reúne condições bastante válidas no que toca a uma terceira idade ativa.


Este artigo pretende ser um pequeno guia ou roteiro de sugestões de atividades para os idosos que resolvam optar por residir num lar de idosos em Guimarães.


Porquê escolher um Lar de Idosos em Guimarães?

Como dissemos anteriormente, Guimarães é uma das cidades em Portugal com melhor qualidade de vida, em que o património se encontra extremamente bem tratado e preservado e onde os espaços ao ar livre são bastante agradáveis. O clima é moderado, caracterizado por invernos frescos mas raramente abaixo dos 0º, e verões mornos onde a temperatura média ronda os 25 graus.



Os residentes dos Lares de Idosos em Guimarães podem visitar pontos de interesse na cidade

Guimarães foi eleito pela UNESCO como Património da Humanidade e detém um centro histórico que ingressa a lista de bens do património mundial. Sendo possível perceber, ainda, o traço arquitetónico dos alvores da Idade Média até ao século XIX: é um caso excecional de preservação. Por este motivo, são múltiplos os pontos a visitar.

Um dos mais importantes é, indubitavelmente, o Castelo de Guimarães cuja existência ficou associada ao possível nascimento do primeiro monarca do reino de Portugal, D. Afonso Henriques. A par do Castelo de Guimarães, o Palácio Ducal impressiona pela sua magnificente arquitetura característica do Renascimento.

Guimarães é um precioso repositório dos tempos, dos homens e suas ações. São imensos os pontos de interesse, mas, nesta viagem pela história vale a pena enunciar a Citânia de Briteiros, importante vestígio de um povoado primitivo circundado por uma paisagem deslumbrante.


Lares de Idosos em Guimarães


Guimarães é uma cidade que cuida atentamente dos seus Idosos

A atividade física e um estilo de vida ativo são cada vez mais importantes para assegurar uma entrada na terceira idade com qualidade. A pensar nisto, a Câmara Municipal de Guimarães apoiou um evento dedicado aos mais velhos, as Olimpíadas Seniores de Guimarães em que estiveram presentes centenas de idosos, representantes das várias instituições do concelho.

Este evento teve como principal ideal e conceito o pressuposto da importância de envelhecer com qualidade de vida e da importância do exercício físico na terceira idade. Ao mesmo tempo este projeto ajuda a combater o isolamento e a solidão que muitas vezes impera entre os idosos.

O mote deste encontro semanal foi a atividade física, resultando em mais de 1200 horas de desporto.


​Para além deste género de atividades apoiado pela Câmara Municipal de Guimarães, o concelho pode contar com um Provedor do Idoso cuja principal função é angariar esforços no sentido de proporcionar aos idosos um envelhecimento mais feliz e satisfatório e com inclusão no seio da comunidade.
Para ingressar num lar de idosos nesta zona, devemos contar com valores médios entre os 1 000 e os 1 100€ mensais.


Que Lares de Idosos se podem encontrar em Guimarães?

Um dos Lares de Idosos que mais se destaca pela excecional oferta de atividades é o CliHotel de Guimarães. De facto, este Lar de Idosos em Guimarães percebe na plenitude a necessidade de um envelhecimento com qualidade. Este lar tem ao dispor dos residentes uma plêiade de possibilidades de entretenimento e ocupação para os mais velhos, desde culinária, pintura, jardinagem, leitura e até teatro, para nomear apenas algumas atividades. O exercício físico é altamente considerado, assim como o acompanhamento de médicos especialistas e de medicinas naturais. O CliHotel é um caso excecional de compreensão pela dimensão humana na velhice.



Fora de Guimarães, mas ainda assim suficientemente perto (a cerca de 30 minutos) para usufruir e beber da sua qualidade de vida podemos, também, enunciar outros lares de idosos:


  • Em Famalicão encontramos a Residência Pratinha que se distingue pela qualidade e primor no que toca ao cuidado na prestação de serviços aos mais velhos.

  • ​Já em Santo Tirso, e extremamente bem situada, situa-se a Residência Sénior São Rosendo. Também esta Instituição pretende ser um centro promotor do envelhecimento qualitativo.

  • O Lar Diálogos e Ternuras, sitiado na Póvoa do Varzim, oferece aos seus idosos nele residentes acomodações de alta qualidade, complementadas por jardim e psicina, embelezados por uma magnífica paisagem envolvente.

  • Contando com médico assistente, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas, em que o principal objetivo da Instituição é o de garantir o bem estar dos seus residentes, distingue-se em Vila do Conde o Lar O Pinhal.

  • Ainda próximo de Barcelos, há que destacar a Residência Sénior 5Sensi, que coloca ao dispor dos seus residentes idosos uma clínica médica, medicina de reabilitação e uma unidade de cuidados continuados. O principal objetivo desta Residência Sénior é o de poder proporcionar as melhores condições de vida à sua comunidade sénior.


Procura lares de idosos em Guimarães? 

Para uma escolha segura, submeta um pedido.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.