[Sintomas Covid-19] Saiba se o idoso tem uma simples constipação

Por Susana Pedro , 19 de Março de 2020 Notícias


​Muito se fala da doença derivada do coronavírus que está a correr o mundo neste início de ano.
Desde que a OMS declarou a pandemia mundial, acumulam-se os números de infetados por Covid-19, falecimentos e, felizmente, recuperações. Ao início, esta era descrita como uma estirpe mais violenta da gripe comum, realidade pela qual a grande maioria das pessoas já passou.

No entanto, e com o agravar global da situação em países como Itália, Espanha e, agora, Portugal, temos vindo a perceber que a taxa de contágio muito elevada deste vírus é o pior inimigo. A isto têm vindo a juntar-se alguns mitos. Se uma pessoa espirrar na rua, pode infetar outra, do outro lado da estrada? Neste artigo encontra os verdadeiros sinais e sintomas desta infeção por coronavírus.



Contágio por Covid-19


A infeção por este vírus transmite-se, essencialmente, através do contacto próximo com alguém que seja portador de Covid-19. Este contacto faz-se através de gotículas, que se emitem quando se fala, espirra ou tosse. Também é possível transmitir-se através do contacto físico de partículas contaminadas, isto é, através das mãos que levamos à cara ou à boca.


Cientistas estimam que cada pessoa portadora de Covid-19 infeta aproximadamente 2,5 pessoas.



O contacto próximo é o meio que mais assusta, e que motivou o estado de quarentena, que já se vive em Portugal. Inicialmente, o recomendado era dar uma distância social de todos os outros na rua e nos transportes públicos. Hoje é recomendado que as pessoas estejam a pelo menos um metro de distância em filas para supermercados e farmácias.



Sintomas de infeção mais frequentes


Os sintomas mais frequentes de Covid-19 são muito semelhantes ao de uma pneumonia: febre, tosse e dificuldade em respirar. Os sintomas começam por ser leves e têm um agravar galopante. Esta é a maior dificuldade em fazer um diagnóstico precoce à infeção por coronavírus, e razão por ser tão facilmente transmissível nos países europeus.

Como muitos dos sintomas se confundem com os da gripe ou de uma comum constipação, aqui está uma tabela que elucida quais os sintomas associados às diferentes doenças.
Sintomas de coronavírus, gripe e constipação
​Como vemos, e contrariamente ao que já ouvimos falar por aí, o espirro não é um sintoma por si. Uma pessoa espirrar, no entanto, pode ser um modo de contágio muito grande, mesmo que não apresente sintomas.



Este é um vírus muito perigoso para os mais idosos


Qualquer pessoa pode ser portador de Covid-19, sem se aperceber. Muita gente infetada nunca teve sintomas e os cientistas prevêm que a maioria da população terá no futuro contacto com o vírus.

O grande problema surge quando as pessoas dos grupos de risco, como idosos, são expostas ao coronavírus. Estas não têm defesas suficientes e a doença pode facilmente ser fatal. Cabe-nos a todos, cada vez mais, olhar uns pelos outros e evitar que a pandemia continue. Devemos manter-nos em casa o mais possível, saindo apenas para situações inadiáveis, e proteger, assim, a nós e aos outros.



​​Procura Lares e Residências para Idosos?

Saiba se há vagas disponíveis | Ligue 939 667 800 

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.

Ajuda?


Para saber preços e vagas?

Ligue 939 667 800