SAMS – Comparticipação para Lares e Residências de Idosos

Por Susana Pedro , 02 de Setembro de 2020 Comparticipações


SAMS significa Serviços de Assistência Médico Social, e estes serviços pertencem ao Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, também designado SBSI.

Este subsistema de saúde assegura assistência médica e social através da prestação de serviços clínicos numa rede interna, assim como a comparticipação de despesas clínicas realizadas em entidades convencionadas ou de Regime Livre.


O SAMS oferece inúmeras comparticipações e direitos aos seus beneficiários.



O Fundo Sindical de Assistência (FSA) integra um conjunto de benefícios a sócios, cônjuges e descendentes que paguem as quotas respetivas a este fundo. O FSA consiste numa quotização facultativa, mas que acaba por conceder bastantes vantagens. Estes beneficiários têm algumas ajudas semelhantes às da ADSE, explicitadas neste artigo.



​Rede Interna do SAMS


O SAMS assegura aos seus beneficiários o acesso a diversos organismos pertencentes à sua chamada rede interna, entre os quais:

- Hospital (em Lisboa);

- Centro Clínico;

- 8 Clínicas em Lisboa, na periferia e secções regionais;

- 9 Clínicas em Secções Regionais;

- o Lar de Idosos de Brejos de Azeitão;

- Ótica – SAMS Optical;

- Parafarmácia – SAMS Pharma.



Comparticipação para gastos médicos do SAMS


Este subsistema de saúde comparticipa ainda algumas despesas relacionadas com a saúde dos seus beneficiários, desde que estas obedeçam a algumas especificações. A comparticipação do SAMS, à semelhança da da ADSE, é feita em regime de reembolso, pelo que os beneficiários terão de pagar a totalidade da despesa na altura. Após isto, devem notificar o SAMS da despesa, com todos os documentos relativos, e receberão uma parte dessa mesma despesa mais tarde.


Por vezes, existem limites às comparticipações, em termos de quantidade ou de valor por sessão.



Para que esta comparticipação tenha lugar, é necessário apresentar os documentos originais de despesa até 90 dias após a sua emissão (fatura, fatura-recibo, fatura com prova de quitação), onde constem a identificação do beneficiário e do prestador do serviço clínico, a data de prestação e a discriminação dos serviços prestados.

Atenção que em algumas tabelas de comparticipação existem regras específicas, como a limitação de quantidade ou de valor de sessões ou procedimentos sujeitos à aprovação prévia do SAMS.



Apoio a Idosos através do SAMS


​Há diversas comparticipações respeitantes ao envelhecimento:

- comparticipação na aquisição de medicamentos e produtos medicamentosos (sempre prescritos por um médico), 

- comparticipação em diárias de internamento e piso de sala em hospitais privados;

- comparticipação em intervenções cirúrgicas;

- comparticipação referente à saúde visual (próteses e ortóteses oculares, lentes normais ou de contacto);

- saúde dentária (próteses dentárias, desde que prescritas);

- consultas;

- tratamentos de estomatologia, enfermagem, diálise, fisioterapia, quimio e radioterapia);

- despesas relativas a lares de idosos privados, desde que estes detenham alvará, e apoios domiciliários.

Nota: As percentagens das comparticipações tabeladas anteriormente sofrem alterações consoante três fatores, sendo eles os anos de descontos que o beneficiário fez, o cargo que detinha no ativo e os descontos de sócio que fez.



Lar de Idosos do SAMS


O SAMS possui um lar de idosos próprio desde 1993. Este situa-se em Brejos de Azeitão, e desde 2007 que está aberto a todos os interessados, sejam ou não bancários. No entanto, todos os idosos que necessitem de acompanhamento para as Atividades de Vida Diária não se podem inscrever sequer.


Este lar não aceita idosos com um grau de dependência elevado.



​Para esta inscrição, é necessário, para além do formulário próprio, um consentimento escrito informado do futuro utente do lar. É sempre designado um responsável pelo idoso, que poderá ser ou não familiar deste. Caso a admissão do idoso não seja imediata, este formulário tem a validade de 2 anos, pelo que deve ser renovado no final deste período, estando a renovação ao encargo do próprio beneficiário.

No lar de idosos do SAMS, existem preços diferentes para clientes diferentes, embora todos os pagamentos tenham de ser sempre efetuados por transferência bancária. Conforme se pode ver nas tabelas do SAMS, há três níveis de preço:

  • beneficiários do FSA – com preços reduzidos (comparticipação de 520€ por beneficiário),
  • beneficiários do Regime Geral do SAMS
  • privados.

Não existe qualquer joia de entrada ou inscrição neste lar de idosos.



O lar de idosos de Brejos de Azeitão dá oportunidade de os idosos ingressarem num quarto ou num apartamento, consoante a preferência e as vagas existentes.



​É também possível ingressar no Lar de Idosos de Brejos de Azeitão em regime de Admissão Temporária, num máximo de 20 dias, mediante um modelo de inscrição diferente.



Encontre uma residência comparticipada pelo SAMS 

Para uma escolha segura, submeta um pedido.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.