Guia para os (futuros) residentes de Lares de Idosos em Leiria

Por Joana Marques , 22 de Março de 2021 Lares e Residências


​Leiria é uma cidade e uma região. A cidade está no topo da lista das melhores para viver, com um custo de vida acessível e a tranquilidade típica de um burgo de média dimensão. A região fica no Centro de Portugal, na zona do Pinhal Litoral, e é caracterizada por um vasto património histórico, religioso, cultural e natural muito atrativo para os mais velhos.


Esta região tem um pouco de tudo: serra e mar, praias e rios, grutas e castelos, não esquecendo o Mosteiro de Alcobaça, Património Mundial da Humanidade.



​A região de Leiria é muito tranquila e segura, aliando a tradição ao dinamismo. Disso é exemplo Leiria cidade, capital de distrito, cujo imponente castelo medieval acolhe um centro histórico riquíssimo em património cultural, que convive em harmonia com o borbulhante e dinâmico pólo universitário, que contribuiu para o rejuvenescimento de transportes e equipamentos.


A região de Leiria é um paraíso natural, que convida a passeios em paisagens serranas, campestres e marítimas, frescas e ideais para os mais velhos que não prescindem do ar livre.



Descubra porque é que Leiria é amiga da pessoa idosa e pode ser a opção ideal para um envelhecimento ativo e de qualidade, com inúmeras escolhas de lares e residências que prestam todos os cuidados necessários.



As vantagens de envelhecer em Leiria


​O concelho de Leiria tem uma posição privilegiada: é relativamente perto dos grandes centros urbanos de Lisboa (146 km) e Coimbra (72 km), mas está inserido numa zona paisagística que lhe confere a tranquilidade típica das zonas menos urbanizadas.


O clima da região  temperado marítimo é muito ameno. Os invernos são pouco rigorosos e os verões pouco quentes.



​Este é um clima muito propício para os mais idosos, que sofrem bastante com amplitudes térmicas muito exageradas. No caso da região de Leiria, essas amplitudes são baixas ao longo do ano e o clima varia consoante as estações do ano, o que permite que o corpo não se ressinta com alterações térmicas muito abrutas.


As gentes de Leiria são muito acolhedoras e têm um espírito solidário e hospitaleiro muito vincado.



Em Leiria existe uma grande preocupação com os mais velhos, visível nas inúmeras iniciativas e projetos com o objetivo de minimizar os efeitos da solidão e isolamento, que frequentemente se fazem sentir entre os idosos.


Um município que dá valor aos idosos é ideal para um envelhecimento sustentável e de qualidade. Esse espírito de entreajuda estende-se aos lares existentes na região.




O projeto de apoio ao idoso «Sempre Consigo» e o serviço de Teleassistência «10 Mil Vidas» são exemplos da proatividade do Município de Leiria no que se refere à preservação da qualidade de vida e segurança dos seus idosos, revelando a apetência para a valorização dos idosos.



Em Leiria os idosos podem passar tempo de qualidade


Optar por um lar em Leiria é optar pela qualidade de vida. Esta é uma região repleta de atracções históricas, culturais e paisagísticas. Existem inúmeras atracções que podem proporcionar agradáveis passeios em família. Estas são as nossas sugestões:

1 - O património religioso é muito atrativo para os idosos e esta é a região onde foram erigidos imponentes monumentos como o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro de Alcobaça e o icónico Santuário de Fátima

2 - A uma curta distância de carro está a faixa litoral e o acesso às conhecidas e históricas praias da Nazaré, de Peniche e de Vieira de Leiria, ideais para um passeio com almoço num dos vários restaurantes de peixe, conhecidos pela excelência da sua gastronomia.

3 - Para os mais aventureiros são imperdíveis as visitas a famosas grutas, como as de Mira de Aire, Alvados, Santo António e da Moeda.

4 - Os idosos amantes da natureza podem passear por zonas naturais, como o mítico Pinhal de Leiria, a Mata do Urso ou o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

5 - Os mais velhos que são apaixonados pela história podem deleitar-se com as visões imponentes dos castelos da região, o mais conhecido dos quais se encontra em pleno centro histórico da cidade de Leiria. Uma visita ao castelo de Óbitos é outra opção de passeio.



Que Lares de Idosos se podem encontrar em Leiria?


O Lares Online tem inúmeras parcerias com lares e residências na região de Leiria. Para ajudar na sua busca, escolhemos quatro exemplos de excelência. Quem sabe se algum deles pode ser a próxima casa do seu familiar idoso?


As nossas sugestões variam na dimensão, mas têm em comum conjugarem o luxo de um ambiente de hotel com o acesso a cuidados de saúde especializados.



Os idosos podem optar por quartos individuais, duplos ou triplos, que podem personalizar com objetos pessoais, conforme as suas preferências. Todas as casas de banho estão equipadas com sistemas de segurança anti-queda e existem corrimãos e outras ajudas técnicas que auxiliam a locomoção dos que são mais dependentes. 


A alimentação é de confeção própria, e o estado de saúde dos idosos é assegurado pelo médico (duas vezes por semana) e profissionais de enfermagem e fisioterapia.



Todos os beneficiários que visem integrar uma destas residências podem tem comparticipação da ADSE e de outros subsistemas de saúde, como o SAMS, tanto para a mensalidade como para os materiais médicos e de incontinência.


​Quinta de Santo António - Residência para Pessoas da Terceira Idade


As Residências de luxo da Quinta de Santo António estão localizadas na zona de Alcogulhe - Azóia e estão a 8 minutos de carro do Hospital Santo André e a 5 minutos de carro do Centro de Saúde de Azóia. Têm capacidade para acolher 80 idosos em regime de hotel, inclusivamente para permanência em regime de descanso, que é como quem diz de férias.​ Trata-se de uma residência com ambiente totalmente privado, equiparado a um hotel de cinco estrelas.​


​Especificidades:

  • Apartamentos com acabamentos topo de gama, mas também quartos individuais, duplos ou triplos;
  • Parque infantil interior, para que os idosos possam interagir com os netos e jardim com esplanada;
  • Sistema integrado de videoconferência para comunicação privada com familiares e amigos;
  • Espaço de wellness com piscina aquecida e 32º, jacuzzi, sauna e banho turco;
  • Cabeleireiro, estética, ginásio e gabinetes privativos para massagens;
  • Médico especialista em neurologia, que está presente duas vezes por semana e equipa de enfermagem disponível 24 horas;
  • Sessões de fisioterapia durante toda a semana e serviço de osteopatia;
  • Restaurante com ementa, sem horários fixos, adequado a todo o tipo de dietas (especialmente para diabéticos e hipertensos).


Lar Recanto do Arrabal - Residência Sénior


Localizado na zona de Arrabal, em Leiria, o Lar Recanto do Arrabal - Residência Sénior, de arquitetura moderna, situa-se numa área serrana, tranquila e rodeada de espaços verdes. Está a 10 km de Leiria e é servido pelo Hospital de Santo André, que fica a 15 minutos de carro, e pelo Centro de Saúde, que está à distância de uma viagem de 20 minutos. Pode acolher até 60 utentes.

Especificidades:

  • Capela com celebração de missa e sempre aberta;
  • Elevador e cadeira elevatória nas escadas, já que a residência tem vários pisos;
  • Ginásio para exercício físico;
  • Sala de fisioterapia com sessões individuais e apoio de um podólogo;
  • Serviços extra-mensalidade que incluem neurologia, psicologia, terapia da fala, cabeleireiro, barbeiro, manicure e massagens;
  • Atividades socioculturais diárias, terapia ocupacional vocacionada para idosos com demência ou Alzheimer e programa de exercício físico semanal.


Solar de Cister - Residência para Idosos


Localizado na zona de Vestiaria, em Alcobaça, o Solar de Cister - Residência para Idosos está a 5 minutos de carro do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira e do Centro de Saúde da localidade. Dista cerca de 40 km da cidade de Leiria e pode acolher até 51 utentes.

Especificidades:

  • Quartos individuais, duplos e triplos, personalizáveis e com vista para o jardim;
  • Capela com celebração de missa uma vez por mês;
  • Aulas de informática e atelier de costura;
  • Vários ateliers (culinária, leitura e expressão plástica) e animação sociocultural diária, com especial intervenção em doentes com demência e Alzheimer;
  • Gabinete de fisioterapia e ginásio;
  • Estacionamento privativo para possibilidade de visitas diárias.


Ainda tem dúvidas sobre o envelhecimento ativo em Leiria, num dos inúmeros lares preparados a 100% para idosos? Pode sempre entrar em contacto com a Linha de Apoio gratuita do Lares Online.

Procura lares de idosos em Leiria? 

basta submeter um pedido ou ligar 939 667 800.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.

Ajuda?

(+ 351) 939 667 800