Guia para os (futuros) residentes de Lares de Idosos em Bragança

Por Ana Palma , 04 de Dezembro de 2018 Lares e Residências


Bragança, na região de Trás-os-Montes, é uma cidade ímpar para os amantes da história e da natureza. Habitada desde tempos remotos, foi uma zona de atracão para povos como os romanos, celtas, suevos ou visigodos. Ali acabou por se edificar uma localidade, burgo, à época, e ainda hoje se podem visitar belíssimos e bem preservados vestígios monumentais dos tempos idos e autênticas peças de arquitetura. Assim, e por este motivo, acreditamos que poderá ser uma cidade em muito apreciada por futuros residentes de lares de idosos.

Sendo uma região rodeada por uma beleza paisagística absolutamente deslumbrante, é, ainda, uma cidade que reúne condições bastante válidas no que toca a uma terceira idade ativa.

Este artigo pretende, por este modo, ser um pequeno guia ou roteiro de sugestões de atividades para os Idosos que resolvam optar por residir num lar de idosos em Bragança, por onde pode residir pelo valor mensal de cerca de 1000€.



Porquê escolher um Lar de Idosos em Bragança?

Uma das coisas mais importantes para uma terceira idade ativa e qualitativa é rodear a pessoa idosa de atividades que a possam estimular. Assim, pela sua posição privilegiada em termos naturais, é possível realizar imensas atividades ao ar livre em Bragança que irão trazer a harmonia e o equilíbrio físico e mental tão necessário a quem entra nesta fase da vida. Para além disto, é uma cidade que pela sua oferta cultural permite imensos passeios em família.

Os residentes dos lares de idosos em Bragança podem visitar pontos de interesse na cidade.


Um dos mais importantes é, indubitavelmente, o Castelo de Bragança. De traça medieval, este é um dos mais bem preservados do país. A par do Castelo, pode ver-se a Torre de Menagem, um exemplar arquitectónico igualmente bem preservado e destacado pela sua magnificência. Recebe, na contemporaneidade, o Museu Militar, que pode funcionar como tópico de interesse para a população mais sénior. O Castelo de Bragança é relativamente fácil de aceder dado que se situa no centro histórico da cidade.


Guia para os (futuros) residentes de Lares de Idosos em Bragança



A par do Castelo de Bragança, salientamos a Domus Municipalis, um edifício absolutamente único no seu estilo. Construído durante o século XVI, serviu a Administração Municipal ainda que o seu propósito inicial fosse o de servir enquanto cisterna. É, no entanto, um exemplar de distinção do estilo à época.

Ainda dentro dos edifícios de valor cultural, Bragança oferece uma rota de Igrejas e Mosteiros, em que os visitantes podem desfrutar destes monumentos e deslumbrar-se pelo seu valor enquanto repositório da memória artística ou religiosa.

Em concomitância com os vestígios culturais deixados pelo homem, encontramos a beleza ímpar do parque natural do Montesinho ou do Douro Internacional.



Bragança potencia um envelhecimento mais ativo

A pensar na importância de um envelhecimento mais qualitativo, pautado pela prática de exercício físico e pelo combate ao isolamento e solidão, a Câmara Municipal de Bragança desenvolve um projeto/evento muito especial denominado «Bragança Ativa». A par deste projeto, a C.M.B. desenvolveu um outro: «Desporto sénior no meio rural». O que estes dois projetos têm em comum é o facto de ambos tentarem alertar a população mais idosa para a importância da prática do exercício físico. Para o efeito, semanalmente, cada freguesia do município recebe aulas de exercício físico, e, mensalmente, os idosos deslocam-se às piscinas municipais.


Guia para os (futuros) residentes de Lares de Idosos em Bragança

Que Lares de Idosos se podem encontrar em Bragança?

Um dos Lares de Idosos que mais se destaca pela oferta de atividades é o Vita Residence. Situado em Mirandela, no distrito de Bragança, apresenta instalações excecionais e um leque de atividades que permite um envelhecimento mais qualitativo. Desde costura, passando pela expressão plástica, ginásio ou visitas culturais, nada foi deixado ao acaso na senda de proporcionar uma entrada na terceira idade mais feliz e satisfatória.

Também no distrito de Bragança, mas em Vinhais, a Estalagem Gerátrica de São Venâncio procura manter ativos os sentidos e as faculdades mentais dos seus utentes. Para tal, a par do acompanhamento médico e de cuidados de enfermagem permanentes, os idosos podem usufruir de animação sócio-cultural, ateliers dedicados a várias artes e interesses assim como acompanhamento nas saídas.

Inserida numa paisagem natural de destaque, surge a imponente obra arquitetónica da  Casa de Repouso Afonso em Macedo de Cavaleiros. Com vista para a serra de Bornes é um local ideal para uma terceira idade mais satisfatória.

No sopé da Serra da Nogueira, também conhecida como Serra da Pena Mourisca, a Casa de Repouso Senhora da Cabeça tem todas as condições necessárias para acolher idosos dependentes e independentes. Com um ambiente familiar propiciado pelas vagas limitadas a 8 idosos residentes em regime de internato, há mais 4 vagas em Centro de Dia, para as actividades diárias.


Procura lares de idosos em Bragança? 

Para uma escolha segura, submeta um pedido.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.