Guia para os (futuros) residentes de lares de idosos em Mafra

Por Sónia Domingues , 08 de Novembro de 2022 Lares e Residências

A vila de Mafra, com o seu Palácio Nacional e Convento, o maior monumento nacional português, está situada num local privilegiado, pouco acima de Lisboa, junto ao mar. O município é povoado por mais de 86 mil pessoas e pertence à área metropolitana de Lisboa. De grandes dimensões, o concelho de Mafra ainda é maioritariamente rural, sendo que os residentes em lares de idosos podem desfrutar da tranquilidade e conforto de uma vila rural, mas beneficiando da proximidade do mar e de estar nos arredores da capital do país.


Para os idosos, Mafra poderá ser um paraíso na Terra, congregando terra e mar como poucas terras o fazem.



Do lado do mar, destaca-se a vila pitoresca da Ericeira, um local procurado por ter praias extensas de areia branca e muito comércio e esplanadas por entre as ruas de casas brancas debruadas a azul. Do lado rural de Mafra, impõe-se falar das aldeias típicas rodeadas por pequenos montes ondulados, onde se multiplicam produções agrícolas e onde se respira um ar puro, perfeito para os residentes em lares de idosos. 



Oferta de lares de idosos em Mafra


No concelho de Mafra, existem cerca de 22 lares e residências sénior, entre opções de cariz social e entidades privadas.

Preços

Os valores das mensalidades nos lares de idosos em Mafra começam na ordem dos 1400€, sendo que o quarto individual se situa habitualmente acima dos 1600€ mensais. 

Este é o valor fixo de mensalidade que exclui outros produtos, como descartáveis. De salientar que cuidados personalizados, como fisioterapia ou terapia da fala, poderão também ser cobrados à parte


Instalações

Os lares de idosos em Mafra geralmente ocupam maioritariamente vivendas soalheiras, mas também os há em pequenos prédios, quando se localizam no centro de Mafra. Os idosos podem vislumbrar as magníficas vistas do campo que rodeia a vila. Os lares de idosos em Mafra geralmente têm uma dimensão média, que ronda uma lotação de cerca de trinta utentes. Habitualmente existem espaços exteriores verdes, onde os idosos com maior mobilidade podem dar os seus passeios, ou onde os mais dependentes podem aceder quando acompanhados.


Jardim no Concelho de Mafra

Clima de Mafra


Apesar do vento, Mafra goza de um clima invejável, com verões longos e secos e invernos amenos mas com alguma pluviosidade. Os idosos podem desfrutar de uma temperatura média diária de uns amenos 24 graus, no verão, sendo que a temperatura máxima pode chegar aos 26 graus. Já no inverno, a temperatura mínima não vai além dos oito graus, sendo que a máxima é de 16 graus. 



Zonas Típicas


Com ruas pejadas de comércio tradicional, cafés e restaurantes com as típicas esplanadas, o centro de Mafra é ideal para os residentes em lares de idosos fazerem um passeio.

Já no centro da vila da Ericeira, que pertence ao concelho de Mafra, a Praça da República é popularmente apelidada de Jogo da Bola. Nela encontram-se restaurantes, bares e esplanadas, que se escondem por baixo de um frondoso arvoredo, onde estão colocados bancos de jardim, muitas vezes ocupados pelos idosos que aproveitam o ar ameno proporcionado pela sombra.



Espaços Verdes


Ao lado do Convento de Mafra, situa-se o Jardim do Cerco, inspirado em Versailles. Neste jardim barroco, os idosos podem encontrar espelhos de água, árvores e uma nora centenária, que ainda se encontra em funcionamento. Também vale a pena visitar a Horta dos Frades, com as plantas utilizadas em produtos medicinais, aquando da sua construção. É, desde 2019, Património Mundial da UNESCO. Os residentes em lares de idosos em Mafra poderão passear-se neste jardim e saborear bons momentos à sombra das árvores que o cobrem de magníficas sombras.


Jardim do Cerco, em Mafra

Natureza


Centro de Recuperação do Lobo Ibérico

Com 17 hectares de floresta e mata, a Quinta da Murta, no Gradil, acolhe o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico e pode ser visitada aos fins-de-semana e feriados. 


Tapada de Mafra

Junto ao Convento, cresce a Tapada de Mafra, que foi usada como reserva de caça e está aberta ao público em geral. Além de uma grande variedade de flora, os idosos também podem avistar muitos animais, como veados, javalis, gamos, répteis e aves.


Orla Marítima de Ericeira

A Ericeira é muito procurada como estância balnear, tem um amplo areal, e, de manhã, costuma estar coberta com uma fina neblina que cobre a praia com encanto. As grandes quantidades de iodo provocadas pelo mar que bate nas rochas são benéficas para toda a população, mas principalmente para os idosos com problemas na tireóide.



Transportes


O aeroporto de Lisboa fica a escassos 25 km de distância (cerca de meia hora de carro) e as vias de acesso à vila são facilitadas pelas autoestradas que levam à capital. Beneficiando o facto de estar integrada na Área Metropolitana de Lisboa, o idoso consegue recorrer ao passe Navegante, podendo utilizar os transportes públicos nos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa. 



Unidades de Saúde


Em termos de saúde, Mafra, pela proximidade da capital, não dispõe de hospitais públicos nem privados. Parte das freguesias são servidas pelo Centro Hospitalar do Oeste, que integra vários hospitais bastante próximos. A outra parte das freguesias é servida pelos hospitais de Lisboa, a que também se chega rapidamente. Na saúde privada, existe uma clínica da CUF na localidade. Os residentes em lares de idosos têm também à sua disposição 18 unidades de cuidados de saúde primários públicos.


Jardim no concelho de Mafra

Atividades


Os residentes em lares de idosos em Mafra podem participar em inúmeras atividades.  Existem alguns pontos que podemos destacar em Mafra, tendo em conta que alguns deles não estão preparados para idosos com mobilidade reduzida, no entanto são locais incontornáveis na paisagem mafrense.


Visita ao Palácio Nacional e Convento de Mafra

Mandado construir pelo Rei D. João V no século XVIII, é o maior monumento portguês. No entanto, atente-se que este monumento não está muito acessível a pessoas com mobilidade reduzida, quer pelas muitas escadarias, quer também pelo piso irregular do exterior. De destacar que o Palácio de Mafra conta com uma biblioteca considerada das mais bonitas do mundo e que pode ser visitada pelos residentes em lares de idosos.


Aldeia Típica José Franco

Na aldeia do Sobreiro, a Oficina de Cerâmica do oleiro José Franco tem a aldeia reconstruída mas em ponto mais pequeno, feita pelo artista nos anos 60 do século passado. Um espaço pitoresco, onde os residentes em lares de idosos podem recordar as atividades e heranças mais tradicionais das aldeias daquela região. 



Eventos Culturais


Mafra goza de uma generosa oferta cultural, sobretudo nos meses de verão, em que o concelho se enche de veraneantes. Desde espetáculos musicais a palestras e tertúlias que são realizadas no Complexo Cultural Quinta da Raposa. Também se realizam exposições fotográficas regularmente, organizadas pela autarquia local em diversos espaços do concelho.



Projetos


Geração SEI

A autarquia de Mafra tem em vigor o projeto Geração SEI (saber, experiência e idade), que reúne todas as respostas sociais, especificamente vocacionadas para os idosos. Destas, destacam-se o MEV- Movimento é Vida - em que é promovida atividade física para maiores de 55 anos, em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul.


Espaço Além Fronteiras

Trata-se de um um programa destinado às pessoas de meia idade e idosos que queiram dar os primeiros passos na informática e Internet.   


Voluntariado Intergeracional

A autarquia de Mafra promove ainda um programa de Voluntariado Intergeracional, que visa a ocupação de tempos livres, através do apoio à população idosa.


Programa Capital Idoso

Este programa promove iniciativas que pretendem valorizar os saberes e experiência dos mais velhos.



Com este artigo, a Lares Online ajuda-o a perceber as principais características do Concelho de Mafra que serão benéficas para um envelhecimento ativo nesta zona. Se tiver interesse num lar de idosos em Mafra, entre em contacto connosco.



Procura lares de idosos em Mafra? 

Para uma escolha segura, submeta um pedido.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.