O sucesso num Lar Online: Melissa Pereira

Por Susana Pedro , 03 de Novembro de 2021 Profissionais


As diretoras técnicas dos parceiros Lares Online são pessoas empáticas, que recebem as famílias de braços abertos e sorriso no rosto. Profissionais com boa comunicação, que primam pela transparência. Que têm as competências necessárias para criar nos lares onde trabalham um ambiente saudável, leve e com rigor, para que os idosos se sintam realmente em casa.


Com a ajuda do Lares Online, estas Diretoras Técnicas dão tudo o que têm para alcançar ótimos resultados nos lares de idosos onde trabalham. 


​O sucesso das instituições parceiras da rede Lares Online passa muito pela competência, não só de quem as detém, mas também de quem as dirige: as diretoras técnicas. Hoje é a vez de a Melissa brilhar!



​Diretora Técnica no Monterey - Residencial de Idosos


Melissa Pereira é Diretora Técnica da Residencial de Idosos Monterey, em Lisboa. Licenciada em Serviço Social, Melissa coordena a equipa de profissionais que assegura o bem estar dos residentes idosos, e é também a responsável por todo o contacto direto com as famílias.

Trabalhando no lar desde 2016, Melissa conhece bem o mercado dos lares. Assumidamente uma pessoa dedicada às relações, esta diretora técnica partilhou connosco um pouco da sua vivência.



​Quais são as características e Soft Skills necessárias para uma diretora técnica trabalhar em lar?

Melissa: A melhor qualidade que pode definir uma diretora técnica é, sem dúvida, colocar-se no lugar do outro. Desta forma consegue dar resposta às necessidades dos residentes idosos, das famílias e da equipa.

Tem de conseguir abraçar cada desafio
​com um sorriso.



O que faz para encantar as famílias no 1º contacto?


Melissa: Uma diretora técnica deve assumir, na minha opinião, a simplicidade e a assertividade no contacto e na relação. Para além disso deve ser empática e simpática com todos os envolvidos no contexto institucional. Sou uma pessoa dedicada às relações com os outros e isso torna-me uma pessoa mais feliz. Acredito que isso influencia a minha forma de encarar a vida profissional, melhor e mais enriquecedora para mim e para os que lidam comigo.

Sou dedicada às relações, e a minha
​felicidade influencia tudo.



Qual a história mais bonita que ouviu, no lar?


Melissa: Ao longo dos meus 5 anos em Direção Técnica, neste Lar, são muitas as histórias bonitas. Todos os dias temos histórias bonitas para contar. Mas há uma constante: todos os dias tenho a oportunidade de ver as nossas residentes idosas preocupadas com a sua imagem. Alimentam a sua autoestima. A necessidade e a vontade de se sentirem bonitas e bem arranjadas. Terem o cuidado com toda a sua higiene. A unha pintada e o batom nos lábios. A preocupação com a roupa, coma as cores e o padrão das mesmas. É maravilhoso.

As melhores histórias acontecem todos os dias, nos pormenores.



A instituição onde trabalha

Trabalhando na Residencial de Idosos Monterey desde 2016, Melissa tem um conhecimento profundo da instituição. Os desafios são muitos, mas Melissa diz-nos que a proximidade é uma das palavras-chave para as diretoras técnicas em lar de idosos.

Como é chegar ao lar de manhã?


Melissa: A primeira preocupação é cumprimentar todas as pessoas que se encontram na Residência e saber como estão, sejam residentes sejam colaboradoras. Pessoas felizes tornam os dias mais felizes, naturalmente.

É importante saber como estão
todas as pessoas: colaboradores
​e residentes.



​Conte-nos o dia mais difícil que viveu no lar


Melissa: Os dias mais difíceis surgem quando temos a perda de um residente. Lidar com a perda e com todo o sentimento envolvente, comunicar à família e lidar com a sua dor, à equipa e ao grupo de residentes... é mesmo difícil. Emocionalmente não me posso alongar mais. Há dias difíceis, mas os bons são muito bons e por isso vale a pena esta caminhada. Gosto imenso do que faço! 

Quando temos a perda de um residente... são os dias mais difíceis de gerir.



O que a trouxe ao mundo dos lares e ao Monterey?


Melissa: A vontade de querer fazer mais e melhor pelas pessoas idosas levou-me a aceitar o desafio da Direção Técnica. Aceitei este desafio com muito carinho e dedicação. Somam-se 5 anos... Bons, a vários níveis! Sou uma pessoa melhor e, sem dúvida, uma profissional melhor também. Porque os nossos residentes nos tornam pessoas mais enriquecidas, mais pacientes. Gosto muito de trabalhar no Monterey, por diferentes motivos e todos se complementam. A relação com os residentes e com a equipa são a base para o bem-estar institucional. Assim como a boa relação com a entidade patronal, pois permite-me fazer o melhor trabalho. Consigo conjugar o cargo de diretora técnica e assistente social, e consigo que os residentes se envolvam nas atividades no exterior.

Vontade de querer fazer mais
e melhor!



Lares Online: sinónimo de exposição, sucesso e notoriedade

A Melissa e a Monterey - Residencial de Idosos trabalham em proximidade com o serviço Lares Online desde Julho de 2018.

Melissa, sobre o serviço Lares Online

Como vê a sua relação com os colegas do Lares Online? 


Melissa: Com a pandemia de Covid-19, infelizmente o contacto com a equipa do Lares Online reduziu. Mas a nossa experiência é muito positiva, sempre foi positiva, os profissionais desta plataforma dão-nos muito apoio. São pessoas simpáticas e interessadas no nosso sucesso.
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A nossa experiência é muito positiva, sempre foi positiva, os profissionais desta plataforma dão-nos muito apoio.



Que serviços do Lares Online são hoje imprescindíveis para o seu trabalho? 


Melissa: Neste momento, a angariação de clientes através do Lares Online é o fator chave para maximizar a nossa taxa de ocupação. A comunicação e respetiva articulação, efetuada pelo Lares Online, entre o nosso lar e as famílias permite-nos que mais famílias nos conheçam, nos contactem e nos visitem. É um contributo fundamental para o nosso lar e para o meu trabalho.​

A comunicação e articulação, efetuada pelo Lares Online, entre o nosso lar e as famílias permite-nos que mais famílias nos conheçam, contactem e visitem. É um contributo fundamental para o nosso lar e para o meu trabalho.​



​​O Lares Online aproxima todos os dias famílias de instituições, com informação atualizada e relevante sobre residências sénior e lares de idosos. Trabalhamos com uma rede alargada de instituições, na busca das melhores soluções para os idosos e famílias que todos os dias chegam até nós.​​



O seu lar tem uma excelente diretora técnica?

Gostávamos de a conhecer, ligue 924 059 935
ou registe a sua instituição!

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