Guia para os (futuros) residentes de lares de idosos em Oeiras

Por Mariana Camargo , 10 de Novembro de 2021 Lares e Residências


Situado a menos de 30 minutos de Lisboa, o Concelho de Oeiras está localizado entre Lisboa e Cascais,  e é reconhecido por possuir excelente qualidade de vida, infraestruturas e uma economia forte, para além da inigualável beleza da orla marítima. Se procura um lar de idosos que reúna os benefícios do urbanismo aliado à beleza das praias portuguesas, então Oeiras é a zona indicada. 

 Oeiras é a segunda cidade com maior poder de compra de Portugal e também a segunda maior em arrecadação de impostos, destacando-se também por ser a eleita por muitas empresas para investimentos em tecnologia, por essa razão é conhecida como ‘Silicon Valley’ da Europa.


Escolher um lar de idosos em Oeiras é vantajoso porque os residentes estão perto dos acontecimentos da capital lisboeta, mas também aproveitam a calmaria e as praias perto de casa.



Situada na margem do rio Tejo, Oeiras tem muito da sua história ligada à abundância de água, bons solos agrícolas a par de uma posição geográfica privilegiada, tendo sido designado como município em 1759. Os idosos que optam por um lar neste concelho gostam de aliar a modernidade dos serviços, com os ares de mar, que são muito benéficos à saúde dos mais frágeis.​


Fábrica da Pólvora, em Barcarena, Oeiras



Oferta de lares de idosos em Oeiras

Em Oeiras existem mais de trinta e cinco lares de idosos com alvará, entre instituições de cariz social e residências privadas.


Preços

Os residentes em lares de idosos em Oeiras desembolsam uma mensalidade mínima de 1300€. Para os idosos que preferem ter um quarto individual, a mensalidade situa-se já acima dos 1600€. 


Instalações

As características que mais se destacam nos lares deste município são o conforto e a elegância das instalações. Muitos lares estão acomodados em moradias adaptadas que não recebem mais do que vinte residentes. Mas começam já a aparecer vários lares construídos de raiz, mais modernos e de grandes dimensões. 



Praia em Oeiras


Clima de Oeiras


Oeiras é uma boa escolha para os idosos e famílias que procuram um clima ameno ao longo do ano. O verão é morno, seco e de céu quase sem nuvens. As temperaturas raramente são superiores a 33º. Já o inverno é ameno, com alguma precipitação e algum vento. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 10 °C a 27 °C e raramente é inferior a 6 °C ou superior a 33 °C. O mês mais frio do ano em Oeiras é janeiro, com a temperatura mínima a não ir além dos 10 °C, e a máxima situa-se nos 15 °C.



Zonas Típicas


De vielas estreitas e casas bem preservadas e coloridas, o centro histórico de Oeiras é servido por diversas esplanadas, cafés, restaurantes e demais comércio local, onde os idosos podem passear livremente e apreciar o burburinho das ruas movimentadas. Os idosos podem também apreciar a beleza do Palácio do Marquês do Pombal e os Paços do Concelho com o seu histórico Pelourinho, que estão integrados no Centro histórico.



Espaços Verdes


O parque dos Poetas oferece aos idosos e a todos os visitantes uma vista panorâmica sobre o rio Tejo e o mar. Este não é apenas um belo jardim, mas também um ponto de encontro para atividades culturais, desportivas e de lazer. Os idosos podem visitar o Templo da Poesia, o Labirinto, a Ilha dos Amores ou as Fontes Cibernéticas. Tal como o nome indica, o Parque dos Poetas está associado à poesia. Os idosos podem ver esculturas e recordar 60 poetas no total. 


Com cerca de quatro hectares de extensão, o Parque Urbano de Miraflores é perfeito para os idosos que gostam de desfrutar da natureza e fazer algum exercício físico, que é elementar para um envelhecimento saudável. Tem um percurso pedonal, um circuito de manutenção, uma ciclovia e um campo de minigolfe.



Natureza


O Passeio Marítimo De Oeiras é um passeio junto ao mar, que proporciona aos idosos um encontro perfeito com a paisagem marítima. Com cerca de 6 km de extensão, este caminho largo percorre a orla marítima de Oeiras e é um local privilegiado para os idosos fazerem caminhadas e desfrutar da vista magnífica.  Tem também uma faixa para a circulação de bicicletas, para os idosos fisicamente mais ativos.


Palácio dos Marqueses de Pombal, em Oeiras



Transportes

O município de  Oeiras, que dista apenas 22 km do aeroporto de Lisboa, beneficia da contiguidade à capital e Lisboa e conta com boas acessibilidades. Em termos de transportes públicos, os idosos podem usufruir do passe Navegante, que dá acesso aos 18 municípios que fazem parte da área Metropolitana de Lisboa. Os idosos também podem optar pelo serviço gratuito COMBUS.



Unidades de Saúde

Os residentes em lares de idosos em Oeiras podem beneficiar de 24 unidades de saúde, entre as quais se destacam quatro unidades de cuidados de saúde personalizados e duas unidades de cuidados na comunidade. Os idosos também podem ser atendidos no Hospital Público de Santa Cruz, que pertence ao Centro Hospitalar de Lisboa. Oeiras também dispõe de um amplo número de clínicas médicas e centros de diagnósticos e reabilitação.



Atividades

O Palácio Marquês de Pombal é classificado como Monumento Nacional desde 1953 e data do século XVIII. Fica situado no centro histórico e o solar e os jardins adjacentes são uma das maiores atrações turísticas deste município. Elementos arquitetónicos em estuques e azulejos, os bustos de mármore e escadarias revestidas de azulejos podem ser apreciados pelos residentes e lares de idosos de Oeiras. As escadarias não são recomendadas para idosos com pouca mobilidade, no entanto os jardins, equipados com zonas de merendas e espaços para espetáculos são vivamente recomendados.


A Fábrica da Pólvora de Barcarena é um dos mais importantes espaços de cultura do município de Oeiras. A antiga fábrica de armamento, que funcionou entre 1540 e 1940, passou para as mãos da autarquia em 1995. Desde então o espaço é ponto de encontro predileto de muitos. Os residentes em lares de idosos em Oeiras, podem visitar o Jardim da Caldeira dos Engenhos, o Jardim das Oliveiras, a Praça do Sol, o Edifício das Galgas e o Museu da Pólvora Negra, onde se realizam várias atividades como ateliers e workshops. No espaço exterior, os idosos podem passear, e aproveitar o parque de merendas existente e também participar de várias iniciativas culturais, como exposições, concertos musicais e outros eventos que enchem de vida a antiga Fábrica.



Projetos


Viva 60+

O município de Oeiras criou este  programa especialmente destinado aos idosos, no sentido de promover a qualidade de vida, um estilo de vida mais saudável e pleno de bem-estar. Este programa funciona através da prática de atividade física regular e enquadrada, aliada ao convívio social, o que mostra que estão preocupados com a satisfação dos mais idosos.


Com este artigo, a Lares Online cobre as principais características do Concelho de Oeiras, apontando as vantagens de envelhecer nesta zona. Também lhe apresenta algumas características dos lares de idosos que podem ser encontrados por lá. Se tiver interesse num lar de idosos próximo de Oeiras, entre em contacto connosco.


Procura lares de idosos em Oeiras? 

Para uma escolha segura, submeta um pedido.

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.