Sobre Lares | Lares Online

Preencha os seus dados de acesso e clique em Entrar para aceder á sua zona privada.
E-Mail
Password
login
PRECISA DE AJUDA?   Ligue 938 066 968

lares online
Divulgue o seu Lar ou Apoio Domiciliário para Idosos
Lares OnLine

Sobre Lares


Desde o século XV que existem lares, anteriormente designados de asilos. Desde os anos 50/60 que a palavra “lares” é associada ao conjunto das respostas residenciais para pessoas idosas ou outras que, por diversas razões independentemente da idade, possam necessitar de assistência. A presente legislação integra estas respostas, sob uma designação legal comum, “estruturas residenciais para pessoas idosas”.




A quem se destinam?

Pessoas idosas com 65 ou mais anos
 

Os lares destinam-se à habitação temporária ou permanente, de pessoas com 65 ou mais anos, que por razões familiares, dependência, isolamento, solidão ou insegurança, não possam permanecer na sua residência, podendo também destinar-se a pessoas adultas de idade inferior a 65 anos, desde que em situações de exceção devidamente justificadas.

 



Que serviços prestam?

Alimentação | Cuidados de Higiene e Apresentação | Tratamento de Roupa |  Animação e Ocupação | Cuidados de Saúde | Apoio nas Actividades Diárias



Os lares prestam um conjunto de atividades e serviços, designadamente alimentação adequada às necessidades dos residentes, cuidados de higiene pessoal, tratamento de roupa, higiene dos espaços, atividades de animação sociocultural, lúdico-recreativas e ocupacionais, apoio no desempenho das atividades da vida diária, cuidados de enfermagem, bem como o acesso a cuidados de saúde e administração de fármacos, quando prescritos.

 



Como se procuram?

Quando alguém procura um lar ou uma residência para um idoso, procura "lares"

 

Os lares desenvolvem a sua atividade, desde à muito, sob diversas designações: casa de repouso, lar de idosos ou lar de terceira idade.
A designação residência, embora maioritariamente utilizada por instituições com tipologias habitacionais (apartamentos e/ou moradias), as ditas residências assistidas, também é utilizada por algumas instituições com alojamento em quartos, para se demarcarem da conotação asilar associada à palavra “lar”. Designações como residência geriátrica, residência sénior, residência de idosos, clube de idosos, clube de repouso, clube sénior, hotel de idosos ou hotel sénior, constituem o léxico de instituições mais recentes.

 



Em que diferem?

Modelo de Alojamento | Comodidades | Serviços Disponíveis | Condições de Admissão | Custos

 

Embora partilhem do mesmo objetivo, os lares diferem entre si no modelo de alojamento, que poderá ser em tipologias habitacionais (residências) e/ou em quartos (lares), assim como nas atividades que desenvolvem, nas comodidades de que dispõem, nos serviços e nos cuidados de saúde que prestam ou nos valores que cobram. Salvo algumas exceções, os lares recebem idosos, com diversos graus de dependência. As residências assistidas, embora se enquadrem nos mesmos pressupostos e finalidades, devido às suas características, são indicadas para idosos autónomos ou pouco dependentes, apresentando-se como um hotel ou condomínio, concebido para idosos que desejam elevados padrões de conforto e serviços complementares de manutenção da saúde.
 

 



 
Perguntas Frequentes sobre Divulgação de Lares e Apoio Domiciliário para Idosos
Divulgue o seu Lar ou Apoio Domicliário para Idosos
/
/
/
2012 Lares Online, todos os direitos reservados.

design: IBear desenvolvimento: graycell